You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Para que servem os pontos cardeais e o gnômon

CIÊNCIAS DA NATUREZA – Para que servem os pontos cardeais e o gnômon

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Identificar os Pontos Cardeais com o Uso de um Gnômon

A habilidade de identificar os pontos cardeais – norte, sul, leste e oeste – é uma habilidade fundamental para a navegação e a orientação, sendo essencial em diversas situações, desde acampamentos até viagens. Uma técnica ancestral e confiável para essa identificação é o uso de um gnômon, uma haste vertical fixada no solo. Através do registro das diferentes posições relativas do Sol e da sombra projetada pela haste, é possível determinar os pontos cardeais com precisão.

Utilização de um gnômon:

Encontre um local plano e aberto, onde o gnômon não seja obstruído por árvores, edifícios ou qualquer outra estrutura. O gnômon deve ser posicionado verticalmente, fixado no solo de maneira estável.

Marque o solo de hora em hora, começando de manhã cedo até o fim da tarde. Utilize pedras, estacas ou qualquer outro método para criar as marcas horárias.

Observe o comprimento e a direção da sombra projetada pelo gnômon à medida que o Sol se desloca ao longo do dia. A sombra será mais curta ao meio-dia solar.

Determinação dos Pontos Cardeais:

Manhã: Quando o Sol nasce, a sombra aponta na direção oeste.

Meio-dia: Ao meio-dia solar, a sombra será a mais curta e não apontará em nenhuma direção, indicando o norte.

Tarde: Quando o Sol se põe, a sombra aponta na direção leste.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem retirada em: canva.com

QUESTÃO 1

Segundo as informações do texto, qual marca horária indica o ponto cardeal norte? Assinale a alternativa correta.

a) Marca da manhã

b) Marca do meio-dia

c) Marca da tarde

d) Nenhuma marca horária

QUESTÃO 2

Quando o Sol se põe, qual direção a sombra do gnômon aponta? Assinale a alternativa correta.

a) Norte

b) Sul

c) Leste

d) Oeste

QUESTÃO 3

Com embasamento no texto, por que é importante saber como identificar os pontos cardeais com base no gnômon?

QUESTÃO 4

Ao escolher o local para posicionar o gnômon, é crucial encontrar um local plano e aberto, livre de obstruções que possam interferir na projeção da sombra. Certifique-se de que o gnômon esteja fixado no solo de maneira estável para evitar movimentos acidentais. Além disso, é importante escolher um local onde você possa realizar as marcações horárias com facilidade, garantindo uma medição precisa ao longo do dia.

Para treinar, ilustre a sombra do gnômon marcando três horários diferentes.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
Referências:Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

PONTOS CARDEAIS, Brasil Escola, 2023. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm>. Acesso em: 23, out. 2023.

RELÓGIO DE SOL, Toda Matéria, 2023. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/relogio-de-sol/ >. Acesso em: 23, out. 2023.

Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.
Documento curricular:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)