You are currently viewing Ciências da Natureza – Orientação no espaço geográfico

Ciências da Natureza – Orientação no espaço geográfico

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/b%c3%bassola-orienta%c3%a7%c3%a3o-dire%c3%a7%c3%a3o-cidade-3351501/>. Acesso em 25, out. 2023.

QUESTÃO 1

Através do poema de Ruth Salles, é possível saber onde está o Norte? Explique.

QUESTÃO 2

Releia o poema. Após, observe atentamente a ilustração abaixo para responder as alternativas.


Disponível em: < https://pixabay.com/pt/vectors/emerg%c3%aancia-desastre-vulc%c3%a3o-4314583/>. Acesso em 17, nov. 2022.

a) Pensando nos Pontos Cardeais, registre um símbolo que representa o Leste:

b) A cidade será atingida pelas lavas vulcânicas primeiramente em qual direção?

c) Qual será a última parte da cidade a ser atingida? Marque a direção correta.

(   ) Sul          (   ) Norte          (   ) Leste

QUESTÃO 3

Em 1500, Pedro Álvares Cabral e sua equipe almejavam alcançar Calicute, na Índia, para realizar trocas de mercadorias, seguindo a mesma rota percorrida por Vasco da Gama dois anos antes, em 1498. Contudo, a realidade foi bem diferente… Observe o mapa e após responda:

a) Pesquise, na internet ou em livros, a direção em que as 13 navegações de Cabral percorreram a partir de Lisboa, em 09 de março de 1500.

b) Desenhe os pontos cardeais ou rosa dos ventos na parte inferior, à Leste, no  mapa.

c) Indique com setas a direção percorrida pela esquadra de Cabral:


Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/mapa-mundo-geografia-continentes-117174/>. Acesso em 17, nov. 2022.

d) Pinte de verde a América do Sul.

e) Escreva, no mapa, o nome do continente mais próximo da América do Sul à Leste.

QUESTÃO 4

Comparar as indicações dos pontos cardeais obtidas pela observação das sombras de um gnômon com as de uma bússola é um exercício interessante que destaca as diferenças entre métodos naturais e tecnológicos. O gnômon baseia-se na posição do Sol e, em um dia claro, pode fornecer direções precisas. Por outro lado, a bússola usa a agulha magnética, que aponta para o polo norte magnético, e pode variar de acordo com a localização geográfica e a interferência magnética local. Ambos os métodos têm suas vantagens e limitações, e a escolha depende do contexto e da precisão necessária.

Segundo o texto acima, qual é uma das principais diferenças entre a obtenção de indicações dos pontos cardeais por meio da observação das sombras de um gnômon e o uso de uma bússola? Assinale a alternativa correta.

a) O gnômon baseia-se em campos magnéticos, enquanto a bússola utiliza a posição do Sol.

b) A bússola é mais precisa em dias nublados, enquanto o gnômon funciona melhor em dias claros.

c) O gnômon fornece indicações de pontos cardeais que são constantes em todo o mundo, enquanto a bússola varia de acordo com a localização geográfica.

d) Ambos os métodos têm as mesmas vantagens e limitações, independentemente do contexto.

QUESTÃO 5

Qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre a utilização de um gnômon para determinar os pontos cardeais? Assinale a alternativa correta.

a) Um gnômon sempre aponta diretamente para o polo norte geográfico.

b) A precisão de um gnômon é afetada pela interferência magnética local.

c) Um gnômon funciona melhor em dias nublados.

d) A direção apontada por um gnômon é constante em todo o mundo.

QUESTÃO 6

Pesquise o surgimento do gnômon. Após recorte de panfletos, revistas, jornais, etc., imagens de objetos que substituem a utilização desse instrumento, e cole-os no espaço abaixo:


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
Referências:BÚSSOLA, Brasil Escola Uol, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bussola.htm>. Acesso em: 17, nov. 2022.  

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO, Mundo Educação, Uol, 2022. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/orientacao-localizacao.htm>. Acesso em: 17, nov. 2022.  

RELÓGIO DE SOL, Toda Matéria, 2022. Disponível em:< https://www.todamateria.com.br/relogio-de-sol/> Acesso em: 17, nov. 2022.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)

SAIBA MAIS

Mapa? Já ouvimos essa palavra por diversas vezes, não é mesmo?! Mas você sabe o que realmente significa e quando surgiu? Dê o play e saiba mais!

Canal Prof.ª Danielle Assis. “O que é mapa?”. Disponível em: <https://youtu.be/0U42CfgYQI8>. Acesso em 25, out. 2023.
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
Referências:BÚSSOLA, Brasil Escola Uol, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bussola.htm>. Acesso em: 17, nov. 2022.  

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO, Mundo Educação, Uol, 2022. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/orientacao-localizacao.htm>. Acesso em: 17, nov. 2022.  

RELÓGIO DE SOL, Toda Matéria, 2022. Disponível em:< https://www.todamateria.com.br/relogio-de-sol/> Acesso em: 17, nov. 2022.