You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Observar a água em diferentes estados físicos

CIÊNCIAS DA NATUREZA – Observar a água em diferentes estados físicos

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

OBSERVAR A ÁGUA EM DIFERENTES ESTADOS FÍSICOS

Observar a água em diferentes estados físicos é uma experiência fascinante que nos permite compreender melhor as propriedades desse elemento essencial para a vida. A água pode existir em três estados principais: líquido, sólido e gasoso. Reconhecer suas mudanças em situações cotidianas e por meio de experimentos simples é fundamental para ampliar nosso conhecimento sobre a natureza.

No estado líquido, a água é comumente vista em rios, lagos e oceanos. Podemos observar suas propriedades fluidas, como a capacidade de preencher recipientes de diferentes formas e tamanhos. Além disso, é fácil notar as mudanças de temperatura que afetam a água, como a ebulição e o congelamento.

Em seu estado sólido, a água se transforma em gelo. Isso ocorre quando a temperatura cai abaixo de zero graus Celsius. Podemos observar o gelo formando-se em superfícies frias, como dentro de um freezer. O gelo é menos denso que a água líquida, o que explica por que os cubos de gelo flutuam em um copo d’água.

No estado gasoso, a água se transforma em vapor. Isso acontece quando a água é aquecida, como quando ferve. O vapor de água é invisível, mas podemos observá-lo condensando-se em gotas de água quando entra em contato com superfícies frias, como o vidro de um espelho após um banho quente.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Releia o texto acima e responda: Qual é o estado físico da água quando a temperatura está abaixo de zero graus Celsius? Assinale a alternativa correta.

a) Líquido

b) Sólido

c) Gasoso

d) Plasma

e) Quente

QUESTÃO 2

Imagine você pegando um copo de vidro e encho-o com água à temperatura ambiente. Em seguida, coloque o copo no freezer por algumas horas. Depois de congelar, retire o copo e observe o gelo que se formou. Ao realizar este experimento, você pode responder à seguinte pergunta:

Ao congelar a água no experimento, em que estado físico a água se encontra após algumas horas no freezer? Assinale a alternativa correta.

a) Líquido

b) Gasoso

c) Sólido

d) Plasma

e) Sublimado

QUESTÃO 3

Explique como a água pode passar pelos três estados físicos (líquido, sólido e gasoso) em um ciclo natural.

QUESTÃO 4

Cite exemplos de situações cotidianas em que podemos observar a água mudando de estado e explique as condições que levam a essas mudanças.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF05CI02-A) Observar a água em diferentes estados físicos, líquido, solido e gasoso, reconhecendo suas mudanças em situações do cotidiano e por meio de experimentos simples.
Referências:ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA, Escola Kids, 2023. Disponível em: <https https://escolakids.uol.com.br/ciencias/estados-fisicos-da-agua-e-suas-mudancas.htm#:~:text=A%20%C3%A1gua%20%C3%A9%20encontrada%20em,naturalmente%20em%20seus%20tr%C3%AAs%20estados./>. Acesso em: 01, nov. 2023.

FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.

MUDANÇA DE FASES. Só Química , 2023. Disponível em < https://www.soquimica.com.br/conteudos/ef/substancias/p2.php />. Acesso em: 01, nov. 2023.

O QUE É UMA MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO E COMO ELA OCORRE? Ciência em Ação, 2023. Disponível em <https://cienciaemacao.com.br/o-que-e-uma-mudanca-de-estado-fisico-e-como-ela-ocorre/ >. Acesso em: 01, nov. 2023. .
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)