You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – OBSERVANDO O CÉU

CIÊNCIAS DA NATUREZA – OBSERVANDO O CÉU

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

OBSERVANDO O CÉU

Explorando o Céu: Observação Celestial

O céu é um espetáculo em constante mudança que nos presenteia com vistas fascinantes tanto durante o dia quanto à noite. Vamos embarcar em uma jornada de descoberta para aprender como observar, identificar e registrar os momentos em que o Sol, outras estrelas, a Lua e até mesmo planetas se revelam no nosso firmamento.

O Sol – Nosso Astro Rei:

Durante o dia, uma estrela brilhante chama nossa atenção. É o Sol, nossa principal fonte de luz e calor. Ele é visível no céu durante o dia, fornecendo luz para que possamos ver tudo ao nosso redor. No entanto, é importante lembrar que nunca devemos olhar diretamente para ele, pois isso pode prejudicar nossos olhos. Quando e onde você acha que o Sol é mais visível? Anote suas ideias.

As Estrelas Brilhantes da Noite:

À noite, quando o Sol se põe, o céu se transforma. Milhares de estrelas aparecem quando o céu está limpo, criando um espetáculo de luz. Você já olhou para o céu noturno e se perguntou o que são aquelas pequenas luzes brilhantes? Elas são estrelas, e cada uma delas é como o nosso Sol, mas muito, muito distante. Durante a noite, podemos ver constelações de estrelas, que formam padrões no céu. Às vezes, planetas como Júpiter e Vênus também podem ser vistos. Quando você acha que as estrelas são mais visíveis? Já viu alguma constelação? Anote suas experiências.

A Lua – Nosso Satélite Natural:

Além das estrelas, a Lua também faz sua aparição noturna. Ela é nosso satélite natural e brilha à noite, passando por diferentes fases durante o mês. Às vezes, é uma fina lua crescente, outras vezes, uma lua cheia e brilhante. Você já observou as diferentes fases da Lua? Como ela se parece quando está cheia? Quando ela é mais visível no céu, antes ou depois do anoitecer?

Planetas Visitantes:

Além das estrelas e da Lua, planetas como Júpiter, Vênus e Marte também podem ser vistos no céu noturno, embora eles pareçam pontos brilhantes. Eles se movem lentamente através das constelações ao longo do tempo. Já viu algum planeta no céu noturno? Como ele se parece?

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida no Canva (https://www.canva.com)

QUESTÃO 1

Releia o texto e responda: Qual é o nome da estrela brilhante que vemos durante o dia e que fornece luz para que possamos ver tudo ao nosso redor? Assinale a alternativa correta.

(A) Lua

(B) Marte