ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OBSERVANDO O CÉU
Explorando o Céu: Observação Celestial
O céu é um espetáculo em constante mudança que nos presenteia com vistas fascinantes tanto durante o dia quanto à noite. Vamos embarcar em uma jornada de descoberta para aprender como observar, identificar e registrar os momentos em que o Sol, outras estrelas, a Lua e até mesmo planetas se revelam no nosso firmamento.
O Sol – Nosso Astro Rei:
Durante o dia, uma estrela brilhante chama nossa atenção. É o Sol, nossa principal fonte de luz e calor. Ele é visível no céu durante o dia, fornecendo luz para que possamos ver tudo ao nosso redor. No entanto, é importante lembrar que nunca devemos olhar diretamente para ele, pois isso pode prejudicar nossos olhos. Quando e onde você acha que o Sol é mais visível? Anote suas ideias.
As Estrelas Brilhantes da Noite:
À noite, quando o Sol se põe, o céu se transforma. Milhares de estrelas aparecem quando o céu está limpo, criando um espetáculo de luz. Você já olhou para o céu noturno e se perguntou o que são aquelas pequenas luzes brilhantes? Elas são estrelas, e cada uma delas é como o nosso Sol, mas muito, muito distante. Durante a noite, podemos ver constelações de estrelas, que formam padrões no céu. Às vezes, planetas como Júpiter e Vênus também podem ser vistos. Quando você acha que as estrelas são mais visíveis? Já viu alguma constelação? Anote suas experiências.
A Lua – Nosso Satélite Natural:
Além das estrelas, a Lua também faz sua aparição noturna. Ela é nosso satélite natural e brilha à noite, passando por diferentes fases durante o mês. Às vezes, é uma fina lua crescente, outras vezes, uma lua cheia e brilhante. Você já observou as diferentes fases da Lua? Como ela se parece quando está cheia? Quando ela é mais visível no céu, antes ou depois do anoitecer?
Planetas Visitantes:
Além das estrelas e da Lua, planetas como Júpiter, Vênus e Marte também podem ser vistos no céu noturno, embora eles pareçam pontos brilhantes. Eles se movem lentamente através das constelações ao longo do tempo. Já viu algum planeta no céu noturno? Como ele se parece?
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Releia o texto e responda: Qual é o nome da estrela brilhante que vemos durante o dia e que fornece luz para que possamos ver tudo ao nosso redor? Assinale a alternativa correta.
(A) Lua
(B) Marte
(C) Sol
(D) Vênus
QUESTÃO 2
Descubra no texto, o que são as pequenas luzes brilhantes que vemos no céu noturno quando o Sol se põe.
(A) Aviões
(B) Estrelas
(C) Nuvens
(D) Foguetes
QUESTÃO 3
Descreva como a Lua muda de aparência durante o mês. O que você vê quando ela está cheia? E quando ela é apenas uma fina lua crescente?
QUESTÃO 4
Imagine que você está olhando para o céu noturno e vê um ponto brilhante que se move lentamente. Pode ser um planeta! Como você acha que os planetas se parecem quando os vemos no céu noturno? Como você pode distinguir um planeta de uma estrela?
QUESTÃO 5
Atividade de Observação:
Durante os próximos 7 dias, observe o céu à tarde e à noite. Tente identificar quando o Sol, as estrelas, a Lua ou algum planeta estão visíveis. Anote a data e o que você viu em um caderno ou papel. No final dos 7 dias, compartilhe suas observações com a classe.
Autoria: | Profª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu. |
Referências: | COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012. LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021. NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir, 1998. PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. POR QUE VEMOS A LUA DURANTE A NOITE? Brasil Escola, 2023. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/por-que-vemos-lua-durante-dia.htm>. Acesso em: 21, ago. 2023. |
Documento curricular: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |