ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O CONCEITO DE TEMPO ESTÁ RELACIONADO A DURAÇÃO DOS FATOS; É ELE QUE DETERMINA OS MOMENTOS, OS PERÍODOS, AS ÉPOCAS, AS HORAS, OS DIAS, AS SEMANAS, OS SÉCULOS E, ASSIM POR DIANTE; PARA ORGANIZARMOS E MEDIR O TEMPO USAMOS OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS: O RELÓGIO E O CALENDÁRIO, E, OS RITMOS DE VIDA, DEFINEM A NOSSA ROTINA DIÁRIA.
ONTEM – É O DIA QUE JÁ PASSOU, PASSADO; HOJE – É O DIA QUE ESTAMOS VIVENDO, PRESENTE; AMANHÃ – É O DIA DEPOIS DE HOJE, FUTURO, SÃO PALAVRAS QUE DEFINEM O TEMPO.
QUE EXISTEM ANIMAIS COM HÁBITOS TOTALMENTE NOTURNOS?
EXISTEM ANIMAIS QUE DORMEM DURANTE O DIA E DESENVOLVEM SUAS AÇÕES PREDOMINANTEMENTE A NOITE;
COMO TAMBÉM TEMOS ANIMAIS COMO NÓS, SERES HUMANOS QUE DORMEM DURANTE A NOITE E FICAM ACORDADOS DURANTE O DIA, QUE SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS DIURNOS;
ASSIM COMO OS SERES HUMANOS OU OUTROS SERES VIVOS TAMBÉM. DETERMINAM SEUS RITMOS DE ATIVIDADES DIÁRIAS DE ACORDO COM A SUCESSÃO DE DIAS E NOITES.
VAMOS VER OS VÍDEOS A SEGUIR PARA ENTENDER MELHOR OS HÁBITOS DIURNOS E NOTURNOS DOS ANIMAIS. VAMOS LÁ?
LEGAL! NÃO É MESMO?
AGORA, VAMOS FAZER AS ATIVIDADES.
QUESTÃO 1
COMPLETE COM OS NOMES DE ANIMAIS:
QUESTÃO 2
OBSERVE E ESCREVA COMO É A SUA ROTINA DIÁRIA:
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-1o-ano/Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade: | (EF01CI06) SELECIONAR EXEMPLOS DE COMO A SUCESSÃO DE DIAS E NOITES ORIENTA O RITMO DE ATIVIDADES DIÁRIAS DE SERES HUMANOS E DE OUTROS SERES VIVOS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: HTTPS://BR.FREEPIK.COM/ HTTPS://PIXABAY.COM/PT/ CANVA |