You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – O SOL: NOSSA FONTE DE LUZ E CALOR

CIÊNCIAS DA NATUREZA – O SOL: NOSSA FONTE DE LUZ E CALOR

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


UM DIÁLOGO ENSOLARADO ENTRE O SOL E A TERRA

PERSONAGENS: SOL E TERRA
CENÁRIO: UM DIA ENSOLARADO, COM O SOL E A TERRA CONVERSANDO NO CÉU.

SOL: OLÁ, TERRA QUERIDA, COMO VAI VOCÊ?
TERRA: OLÁ, SOL RADIANTE, ESTOU BEM, PODE VER.
SOL: HOJE VENHO REVELAR MEUS SEGREDOS PARA VOCÊ,
MOSTRAR COMO SOU IMPORTANTE, DO AMANHECER AO ANOITECER.

TERRA: FICO CURIOSA, SOL, CONTE-ME O QUE SABE,
QUERO APRENDER SOBRE SUA LUZ QUE TUDO INVADE.
SOL: POIS BEM, MINHA AMIGA TERRA, PRESTE ATENÇÃO,
EU SOU A FONTE DE LUZ E CALOR, EM SUA DIREÇÃO.

TERRA: AH, AGORA ENTENDO, É VOCÊ QUE ME ILUMINA,
COM SEUS RAIOS DE LUZ, QUE TANTO ME FASCINA.
SOL: SIM, SOU EU, ILUMINANDO O SEU DIA,
DANDO VIDA ÀS PLANTAS, ANIMAIS E ALEGRIA.

TERRA: E COMO VOCÊ FAZ ISSO, SOL BRILHANTE?
SOL: ATRAVÉS DOS RAIOS SOLARES, DE FORMA VIBRANTE.
ELES TRAZEM A ENERGIA QUE AQUECE O SEU SOLO,
FAVORECENDO O CRESCIMENTO, DE UM JEITO MUITO SOLO.

TERRA: E COMO A RADIAÇÃO SOLAR AFETA OS SERES VIVOS?
SOL: HÁ BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS, VAMOS APRENDER JUNTOS, AMIGOS.
OS RAIOS SOLARES AJUDAM A PRODUZIR VITAMINA D,
FORTALECENDO OS OSSOS, UMA MARAVILHA DE SE VER.

TERRA: MAS, SOL, DEVEMOS TER CAUTELA, EU SUPONHO,
POIS A RADIAÇÃO SOLAR TAMBÉM PODE SER UM MEDONHO.
SOL: CORRETO, TERRA QUERIDA, DEVEMOS NOS PROTEGER,
USANDO PROTETOR SOLAR E CUIDANDO DA PELE, VOCÊ VAI VER.

TERRA: E COMO OS DIFERENTES MATERIAIS REAGEM AO SOL?
SOL: AH, É INTERESSANTE, PRESTE ATENÇÃO, TERRA, OLHE O LENÇOL!
A ÁGUA ABSORVE A RADIAÇÃO E SE AQUECE,
A AREIA TAMBÉM SENTE O CALOR, UMA ALEGRIA QUE AQUECE.

TERRA: E AS SUPERFÍCIES ESCURAS E CLARAS, O QUE ACONTECE?
SOL: AS ESCURAS ABSORVEM MAIS CALOR, UMA PRESTEZA.
AS CLARAS REFLETEM A LUZ, MANTENDO-SE FRESQUINHAS,
ASSIM CADA UMA REAGE, DE MANEIRA DISTINTA.

TERRA: E AS SUPERFÍCIES METÁLICAS, O QUE ME DIRÁ?
SOL: AH, ELAS REFLETEM A LUZ, BRILHANDO EM SEU CAMINHAR.
UMA PANELA DE AÇO, POR EXEMPLO, REFLETE COM FULGOR,
É UM EFEITO MÁGICO QUE TRAZ BELEZA E RESPLENDOR.

TERRA: FASCINANTE, SOL, VOCÊ ME MOSTROU UM MUNDO NOVO,
SEUS SEGREDOS E EFEITOS, TÃO BELOS E DE RENOVO.
SOL: E ASSIM, TERRA QUERIDA, CONTINUAREMOS A DANÇAR,
JUNTOS, ILUMINANDO E AQUECENDO, COM NOSSO BRILHO SINGULAR.

TERRA: AGRADEÇO, SOL RADIANTE, POR TUDO QUE COMPARTILHOU,
AGORA, VAMOS JUNTOS, SEGUIR NOSSA JORNADA E EXPLORAR, AO REDOR.
SOL: SIM, MINHA QUERIDA TERRA, VAMOS SEGUIR EM HARMONIA,
LEVANDO LUZ, CALOR E VIDA, A CADA NOVO DIA.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida no Canva

QUESTÃO 1

RELEIA O TEXTO COM O AUXÍLIO DE UM COLEGA.
DURANTE A LEITURA VOCÊ SERÁ A PERSONAGEM TERRA E ELE SERÁ A PERSONAGEM SOL.
PRESTE ATENÇÃO AOS DETALHES PARA COMPREENDER O TEXTO E PARA RESPONDER AS PRÓXIMAS QUESTÕES.

QUESTÃO 2

DE ACORDO COM A AUTORA, QUAL É A PRINCIPAL FUNÇÃO DO SOL MENCIONADA NO POEMA? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

(A) FORNECER LUZ E CALOR

(B) PRODUZIR VITAMINAS

(C) AQUECER A ÁGUA

(D) REFLETIR A RADIAÇÃO SOLAR

QUESTÃO 3

POR QUE É IMPORTANTE UTILIZAR PROTETOR SOLAR? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

A) PARA ABSORVER MAIS RADIAÇÃO SOLAR

B) PARA EVITAR QUEIMADURAS NA PELE

C) PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE VITAMINA D

D) PARA REFLETIR A LUZ SOLAR

QUESTÃO 4

O MELHOR HORÁRIO PARA TOMAR SOL E OBTER BENEFÍCIOS SAUDÁVEIS É ANTES DAS 10H DA MANHÃ OU APÓS AS 16H DA TARDE.

PINTE A CARINHA DE AMARELO PARA OS HORÁRIOS EM QUE SE PODE TOMAR SOL.

QUESTÃO 5

CRIE UM DESENHO COLORIDO QUE REPRESENTE O SOL BRILHANTE ILUMINANDO A TERRA, MOSTRANDO SUA IMPORTÂNCIA COMO FONTE DE LUZ E CALOR.











Autora:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Vozes: Danielle Assis Borges Fantini (Sol) e Alice Vittória Assis Borges Gonçalves (Terra)
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF02CI08-A) Identificar o Sol como fonte de luz e calor, destacando a sua importância para a vida na Terra. (EF02CI08-B) Reconhecer os efeitos da radiação solar nos seres vivos, destacando benefícios e malefícios para o ser humano. (EF02CI08-C) Observar e comparar o efeito da radiação solar, como aquecimento e reflexão, em diferentes tipos de superfície: água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.
Referências:A IMPORTÂNCIA DO SOL PARA OS SERES VIVOS, Escola Kids, 2023. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/a-importancia-do-sol-para-os-seres-vivos.htm>. Acesso em: 14, jun. 2023.  

DESCUBRA DE ONDE VEM A ENERGIA DO SOL, UFMG, 2023. Disponível em: <https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/por-que-o-sol-e-tao-quente/#:~:text=O%20Sol%20%C3%A9%20grande%20e,fus%C3%A3o%20nuclear%2C%20e%20gerem%20h%C3%A9lio.>. Acesso em: 14 jun. 2023.  

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 2º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.  

Júnior, César da Silva [et.al]. Eu gosto: Ciências: 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Práxis, 2021.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)