Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.
A conservação da biodiversidade está intimamente ligada às ações humanas, já que diversas e intensas perturbações, nas populações de seres vivos, são desencadeadas não têm origem natural. Nesse sentido, as áreas verdes são espaços em que, além de proporcionar melhor qualidade de vida e possibilidades de lazer e conhecimento às pessoas; também podem auxiliar na sensibilização desses indivíduos e na conservação de espécies nativas.
Vamos refletir sobre esse tema?
QUESTÃO 1
Leia a seguir o conteúdo de uma das várias placas situadas no Parque Carmo Bernardes, em Goiânia, cuja autoria é de Walter Poeta:
“Somos indefesos, mas não estamos sozinhos.
Somos protegidos pela polícia, pela AMMA, a população e os vizinhos.
Quero um minuto da sua atenção.
Não trabalhamos, não conhecemos dinheiro e vivemos de doação. E precisamos de alimentação.
Vamos dar um voto de confiança.
Quando trouxer milho para nós, jogue na grama e fique a cinco metros de distância.
Você é a nossa esperança.”
[Walter Poeta]
A) O que é AMMA e qual é a sua relação com os parques urbanos?
B) As ações de proteção ao meio ambiente realizadas em um parque urbano estão relacionadas à preservação ou à conservação? Explique a sua resposta.
C) Para você, quais são os benefícios dos parques urbanos e áreas verdes em geral?
QUESTÃO 2
Pense em uma área verde na qual você frequenta e/ou que está situada próxima à sua residência ou escola.
A) Cite duas atividades que podem ser desenvolvidas ali, pela população em geral.
B) Cite duas providências que poderiam ser tomadas pelo poder público para que essa área verde fosse ainda melhor.
C) Pense em uma providências que poderia ser tomada pela população em geral, em especial as pessoas que visitam essa área verde. Seguindo o exemplo do Walter Poeta, elabore em folha avulsa, ou digitalmente, um poema sensibilizando a população acerca dessa importante conduta identificada por você.
QUESTÃO 3
Áreas verdes e Unidades de Conservação (UC) são espaços que têm em comum, em seus devidos contextos e proporções, a garantia de melhor qualidade de vida às populações.
A) O que são áreas verdes? Dê um exemplo de área verde encontrada na sua cidade.
B) O que são Unidades de Conservação (UC)? Dê um exemplo de UC encontrada no Estado em que vive.
C) Quais são as principais diferenças existentes entre áreas verdes e Unidades de Conservação?
QUESTÃO 4
Leia o texto a seguir:
Com base no que você estudou sobre áreas verdes, Unidades de Conservação e zoológicos, e áreas verdes, parques urbanos e Unidades de Conservação, escreva de que maneira os Zoológicos podem contribuir na conservação ambiental.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-9o-ano/
SAIBA MAIS
Você já visitou o Parque Zoológico de Goiânia? No vídeo a seguir, você encontrará informações sobre essa área verde capaz de resguardar a sobrevivência de indivíduos que não podem ser (re)introduzidos na natureza. Bons estudos!
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF09CI12-A) Definir unidades de conservação, sua origem e localização, destacando as que estão no território goiano. (EF09CI12-B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação etc.), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades a elas relacionadas. |
Referências | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em fev. 2022. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |