You are currently viewing Ciências da Natureza – O que pode garantir a nossa saúde?

Ciências da Natureza – O que pode garantir a nossa saúde?

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.

Há diversas doenças provocadas por seres vivos. Há também aquelas relacionadas à nossa herança genética, modo de vida, exposição a substâncias, enfim. Apesar disso, podemos afirmar que todos gostaríamos de ter saúde e esta, por sua vez, não é somente a ausência de enfermidades. Envolve o nosso bem-estar que, por sua vez, relaciona-se à nossa situação emocional, econômica, ambiental, qualidade do sono, enfim.

Vamos refletir sobre esse tema?

QUESTÃO 1

O Sistema Único de Saúde (SUS) possui programas e ações abrangentes cujo acesso é destinado a toda a população brasileira. Faça uma pesquisa acerca da abrangência do SUS e liste em qual ou quais contextos você já foi contemplado por esse sistema. 

Sugestão de site para pesquisa:
https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas

QUESTÃO 2

Na década de 1950, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou 12 componentes que auxiliam na identificação de itens relacionados à qualidade de vida da população. Veja essas informações a seguir:

A) De acordo com suas reflexões e pontos de vista, organize em ordem crescente de importância os itens apresentados.

B) Agora, justifique o porquê da escolha dos seus três principais itens elencados.

C) Para você, o que pode ser feito pela sociedade civil e governantes em relação aos seus itens considerados mais essenciais?  

QUESTÃO 3

Veja a seguir o trecho uma notícia publicada no site do Instituto Butantan, sobre a exposição de crianças brasileiras a doenças:

  • Na sua opinião, o que poderia ser eficaz para o aumento da cobertura vacinal da população, especialmente considerando que esse ato protege não somente a pessoa vacinada, mas a população em geral?

QUESTÃO 4

Medidas de saneamento básico são essenciais na qualidade de vida da população. Você sabe como são esses dados na cidade de Goiânia? Analise as informações da nossa capital, na imagem abaixo:

Fonte: https://www.painelsaneamento.org.br/localidade?id=520870 (adaptado)

A) Faça uma análise dos dados apontados, relacionando à região em que vive e/ou estuda.

B) Por que podemos afirmar que o saneamento básico está diretamente relacionado à saúde da população?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-7o-ano/


SAIBA MAIS

Você conhece ou já ouviu falar sobre o Programa Saúde na Escola – PSE? Sabia que as escolas da Rede Municipal de Educação, da Prefeitura de Goiânia, são atendidas pelo PSE? No vídeo a seguir, a professora doutora Marislei Brasileiro aborda sobre as 13 ações do PSE. Vamos prestigiá-la?

Canal Dra Marislei Brasileiro. “Programa Saúde na Escola – Dra Marislei Brasileiro. Disponível em https://youtu.be/tyK4-Qp8trc. Acesso em set. 2022.

Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF07CI09-A) Identificar e interpretar as condições de saúde da comunidade local com base na análise e na comparação de indicadores de saúde, como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras, bem como nos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

ReferênciasBARONI, Larissa Leiros. 6 programas de saúde pública do Brasil considerados referência no mundo. Notícias Uol. Disponível em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/06/05/6-programas-de-saude-publica-do-brasil-considerados-referencia-no-mundo.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em mar. 2022.
BRASIL. Ações e Programas. Ministério da Saúde. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas. Acesso em mar. 2022.
______. Quais são as vacinas que o bebê deve receber ao nascer? Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Disponível em https://portal.fiocruz.br/pergunta/quais-sao-vacinas-que-o-bebe-deve-receber-ao-nascer. Acesso em mar. 2022.
CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em fev. 2022.
HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.
GOIÁS. Lei Nº 21.163, de 16 de novembro de 2021. Disponível em https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/104496/lei-21163. Acesso em mar. 2022.