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Ciências da Natureza – Condições de saúde da comunidade local

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


Imagem 1. SCYTHER5. Health insurance – concept. Canva. Download em 10/02/2025.

CONDIÇÕES DE SAÚDE DA COMUNIDADE LOCAL

Para avaliar o estado de saúde da população e planejar políticas públicas eficazes, são utilizados indicadores de saúde populacional. Ele permitem acompanhar tendências, identificar desafios e direcionar recursos para ações de prevenção e tratamento. Alguns indicadores envolvem a taxa de mortalidade infantil, a cobertura de saneamento básico, a incidência de doenças (transmissíveis e crônicas), assim como a taxa de vacinação.

A taxa de mortalidade infantil, por exemplo, mede o número de óbitos de crianças menores de um ano a cada mil nascidas vivas. Ela reflete a qualidade dos serviços de saúde, a nutrição infantil, assim como as condições sanitárias. No Brasil, houve uma queda significativa desse indicador nas últimas décadas, impulsionada por políticas como a Estratégia Saúde da Família, que leva atendimento médico a comunidades vulneráveis.

A cobertura de saneamento básico, que inclui o fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto, é outro fator determinante para a saúde pública. Doenças como diarreia, hepatite A e esquistossomose estão diretamente ligadas à falta de saneamento adequado. Regiões com maior cobertura apresentam menores taxas de internação por doenças de veiculação hídrica.

Quanto à incidência de doenças transmissíveis e crônicas, o Brasil tem um dos calendários de vacinação mais abrangentes do mundo, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Ele garante proteção contra doenças como poliomielite, sarampo e hepatites virais. Além disso, programas como o de Controle da Tuberculose e o de Combate ao HIV/AIDS demonstram avanços na redução de novos casos e no aumento da qualidade de vida dos pacientes.

As políticas públicas de saúde são estruturadas para responder às necessidades da população com base nesses indicadores. O Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo e oferece acesso gratuito a atendimentos médicos, soros e vacinas, distribuição de medicamentos e programas de prevenção. Um exemplo de sucesso é o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, que contribuiu para a queda do número de fumantes no país e, consequentemente, para a redução de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Outro programa de destaque é o Estratégia Saúde da Família, que leva equipes multidisciplinares a comunidades, promovendo o acompanhamento contínuo da saúde dos cidadãos e a prevenção de doenças. Esse modelo tem sido reconhecido mundialmente por sua eficácia na redução de hospitalizações evitáveis e na melhoria da qualidade de vida da população atendida.

A análise e a comparação de indicadores de saúde populacional são essenciais para a formulação e o aperfeiçoamento dessas políticas. Além disso, a conscientização da população sobre esses indicadores contribui para a participação ativa da sociedade na cobrança por melhores serviços de saúde.

QUESTÃO 1

Imagine que você é um pesquisador que analisa a qualidade de vida de uma comunidade.

A) Quais pistas você investigaria para entender melhor a situação dessa população?

B) Como essas informações ajudariam a diagnosticar os principais desafios de saúde do local?

QUESTÃO 2

A taxa de mortalidade infantil pode refletir a qualidade dos serviços de saúde e as condições socioeconômicas de um país porque:

(A) Reflete fatores genéticos da população, sem relação com as condições socioeconômicas.

(B) Quanto menor a taxa, maior a qualidade dos serviços de saúde e de saneamento básico.

(C) Altas taxas de mortalidade infantil estão ligadas ao acesso e infraestrutura hospitalar.

(D) Um país com alta taxa de mortalidade pode ser considerado referência em serviços de saúde.

QUESTÃO 3

Medidas de saneamento básico são essenciais na qualidade de vida da população. Você sabe como são esses dados na cidade de Goiânia? Analise as informações da nossa capital, no ano de 2022, na imagem abaixo:

Imagem 2. Saneamento Goiânia.
Fonte: PAINEL Saneamento Brasil. Município Goiânia. Disponível em <https://www.painelsaneamento.org.br/localidade?id=520870>. Acesso em 10/02/2025.

Sobre os dados de saneamento e qualidade de vida em Goiânia, analise as afirmações abaixo, marcando “V” para verdadeiro e “F” para falso:

( ) A parcela da população sem acesso à água foi inferior a 2%.

( ) O investimento total em saneamento foi inferior a 100 milhões de reais.

( ) A taxa de escolaridade média das pessoas com saneamento foi maior do que a das pessoas sem.

( ) O aluguel médio das moradias sem saneamento é maior do que o das moradias com saneamento.

( ) O número de internações por doenças de veiculação hídrica foi superior a 1.500 no referido ano.

A ordem correta de preenchimento é

(A) F, V, F, V e F.
(B) V, F, V, F e V.
(C) F, F, F, F e F.
(D) V, V, V, V e V.

QUESTÃO 4

Por que regiões com menor acesso ao saneamento básico geralmente apresentam maiores taxas de doenças transmissíveis?

QUESTÃO 5

Imagine que você está em uma comunidade onde a incidência de doenças de veiculação hídrica é alta. As medidas preventivas, baseadas em políticas públicas de saúde, que poderiam ser adotadas para reduzir esse problema são:

(A) Incentivar o consumo de água diretamente de rios e lagos para fortalecer a imunidade da população.

(B) Ampliar o saneamento, garantir o tratamento da água e promover campanhas educativas sobre higiene.

(C) Proibir o consumo de água filtrada, incentivando também o uso exclusivo de água mineral engarrafada.

(D) Concentrar os investimentos na construção de hospitais para tratar doenças de veiculação hídrica.

QUESTÃO 6

O aumento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, tem preocupado especialistas. Qual serviço de atenção básica à saúde pode contribuir na prevenção e/ou no controle desses quadros e como ele funciona?

QUESTÃO 7

Você foi uma pessoa nomeada como estrategista de saúde pública, aceitando um desafio: criar um plano inovador para aumentar a adesão à vacinação no Brasil. Como convenceria a população da importância das vacinas? Quais medidas adotaria para garantir que mais pessoas fossem imunizadas?

QUESTÃO 8

Você foi convidado(a) a desenvolver um projeto para melhorar os indicadores de saúde em uma cidade com altos índices de doenças respiratórias causadas pela poluição. As ações que poderiam ser resolvidas para minimizar esse problema incluem

(A) incentivar o uso de combustíveis fósseis para aumentar a economia da cidade, sem considerar impactos ambientais.

(B) distribuir máscaras para a população, sem necessidade de reduzir as emissões de emissões ou de ações ambientais.

(C) bloquear a circulação de veículos e suspender atividades industriais, mesmo impactando níveis de economia local.

(D) criar áreas verdes, promover campanhas educativas sobre saúde respiratória e investir no transporte público.

QUESTÃO 9

Durante a pandemia da COVID-19, a taxa de ocupação de leitos hospitalares foi um indicador fundamental. Assim, uma análise de indicadores pode ajudar na prevenção e gestão de crises sanitárias futuras porque

(A) permite o planejamento antecipado de recursos hospitalares, campanhas de vacinação e medidas de prevenção.

(B) permite documentar retrospectivamente os danos causados ​​pela pandemia, sem aplicação prática para o futuro.

(C) mostra que os hospitais devem ser preparados para atendimento de emergências, sem monitoramento.

(D) eles não têm influência sobre a gestão de crises sanitárias, já que as pandemias ocorrem de forma imprevisível.

QUESTÃO 10

Na década de 1950, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou 12 componentes que auxiliam na identificação de itens relacionados à qualidade de vida da população. Veja essas informações a seguir:

Imagem 3. ARAGUAIA, Mariana. Indicadores. Canva. Criado em 10/02/2025.
Fonte: AMAZONAS. Indicadores de Saúde – Aspectos conceituais. Secretaria de Estado de Saúde. Disponível em http://ses.saude.am.gov.br/planeja/doc/curso_indicadores.pdf. Acesso em 10/02/2025.

A) De acordo com suas reflexões e pontos de vista, organize em ordem crescente de importância os itens apresentados.

B) Agora, justifique o porquê da escolha dos seus três principais itens elencados.

C) Para você, o que pode ser feito pela sociedade civil e governantes em relação aos seus itens considerados mais essenciais?  


SAIBA MAIS

Você conhece ou já ouviu falar sobre o Programa Saúde na Escola – PSE? Sabia que as escolas da Rede Municipal de Educação, da Prefeitura de Goiânia, são atendidas pelo PSE? No vídeo a seguir, a professora doutora Marislei Brasileiro aborda sobre as 13 ações do PSE. Vamos prestigiá-la?

Canal Dra Marislei Brasileiro. “Programa Saúde na Escola – Dra Marislei Brasileiro. Disponível em https://youtu.be/tyK4-Qp8trc. Acesso em set. 2022.

BARONI, Larissa Leiros. 6 programas de saúde pública do Brasil considerados referência no mundo. Notícias Uol. Disponível em <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/06/05/6-programas-de-saude-publica-do-brasil-considerados-referencia-no-mundo.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em 10/02/2025.

BRASIL. Ações e Programas. Ministério da Saúde. Disponível em <https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas>. Acesso em 10/02/2025.

______. Estratégia Saúde da Família. Ministério da Saúde. Disponível em <https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/estrategia-saude-da-familia>. Acesso em 10/02/2025.

______. Quais são as vacinas que o bebê deve receber ao nascer? Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Disponível em <https://portal.fiocruz.br/pergunta/quais-sao-vacinas-que-o-bebe-deve-receber-ao-nascer>. Acesso em 10/02/2025.

CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. Acesso em 10/02/2025.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 10/02/2025. Acesso em 10/02/2025.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <https://tinyurl.com/mszn79d >. Acesso em 10/02/2024.

______. Lei Nº 21.163, de 16 de novembro de 2021. Disponível em <https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/104496/lei-21163>. Acesso em 10/02/2025.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. Acesso em 10/02/2025.