You are currently viewing Ciências da Natureza – O que os animais comem?

Ciências da Natureza – O que os animais comem?

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza foi veiculada na TV no dia 10/06/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Pixabay

Olá criança, tudo bem com você? 
Na natureza podemos encontrar diferentes tipos de seres vivos. Eles podem se alimentar de variadas formas ou até mesmo produzir seus alimentos, como é o caso das plantas. 
No mundo da ciência, o estudo do que cada ser vivo ingere e as relações entre os grupos dos predadores, produtores, consumidores e decompositores chama-se cadeia alimentar.

Nessa videoaula veremos o ciclo de desenvolvimento da cadeia alimentar e que seu equilíbrio é muito importante para se manter os ecossistemas. Estudaremos que o alimento fornece energia para os seres vivos e, que são importantes para que o organismo continue funcionando. 

Vamos lá? Já pegou seu material? Sua participação é fundamental!

Ciências | Turma D | 4 Ano | Ciclo da Infância

ATIVIDADE 1

Um safari é um local onde vários animais podem ser encontrados e vistos. Muitas pessoas fazem visitas aos safaris para poderem observar como é a vida livre dos animais, como se relacionam e o que comem.  

Veja as imagens a seguir:

Imagine que você visitou um safari e conseguiu visualizar os animais das imagens. Muito animado com o que viu, decidiu pesquisar um pouco mais sobre a alimentação desses seres vivos. 

No seu caderno, trace a tabela e indique qual dos animais é herbívoro, qual é carnívoro e qual e onívoro.

ANIMALCLASSIFICAÇÃO



ATIVIDADE 2

Observe a imagem dos seres vivos a seguir:

A partir da observação das imagens, em seu caderno estabeleça um esquema de cadeia alimentar, colocando em ordem os seres vivos e os grupos a que pertencem. 
Você se lembra da classificação?

Para concluir a atividade, revise o conteúdo assistindo ao video a seguir:

Habilidade estruturante 
(EF04C104-B) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida: o que comem, como se reproduzem, como se deslocam.