You are currently viewing Ciências da Natureza: O QUE É PUBERDADE? COMO E POR QUE ELA ACONTECE?

Ciências da Natureza: O QUE É PUBERDADE? COMO E POR QUE ELA ACONTECE?

Esta videoaula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Foi veiculada na TV no dia 11/10/2021 (Segunda-feira) e aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, você estudará sobre a puberdade e a adolescência. Compreenderá a ação dos hormônios nos processos de mudanças típicos dessa fase da vida, na qual todo adulto já vivenciou. Você entenderá como os órgãos do sistema genital masculino e do sistema genital feminino atuam na produção de hormônios, maturação de células reprodutivas, assim como nos processos que envolvem a fecundação e o desenvolvimento do embrião. Vamos lá!?

Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/adolesc%C3%AAncia/recursos/133304>

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA O QUE É PUBERDADE? COMO E POR QUE ELA ACONTECE?

6º ano – Ensino Fundamental – Ciências da Natureza – Professora Mariana Araguaia

Na videoaula acima, compreendemos que o ser humano já nasce com características biológicas relacionadas ao sexo masculino e feminino e que, na puberdade, surgem outras diferenciações, as chamadas características sexuais secundárias. Entendemos sobre a atuação de hormônios específicos nessas mudanças, e como eles influenciam, por exemplo, em algumas queixas típicas da adolescência, como as espinhas e as cólicas menstruais. Sobre o ciclo menstrual, aprendemos que ele inicia no primeiro dia da menstruação, e que no meio dele, em cerca de 14 dias depois, ocorre a ovulação. Identificamos os órgãos que compõem o sistema genital masculino e feminino, com suas características e funções.

ATIVIDADE 1

Agora que você assistiu à videoaula e conheceu um pouco mais sobre o corpo humano e os processos relacionados às mudanças da adolescência, vivencie o jogo que está disponibilizado no link abaixo. Para que seu professor possa verificar e corrigir, copie cada uma das perguntas, com suas respectivas respostas; ou envie um print ou uma fotografia da tela, com cada uma das alternativas e sua resposta correspondente.

Puberdade, desenvolvimento e reprodução humana – Open the box (wordwall.net)

ATIVIDADE 2

Compreender sobre o ciclo menstrual é importante para que as mulheres possam entender melhor o funcionamento do seu próprio organismo, tendo a autonomia e os cuidados que possam se fazer necessários. Aos indivíduos do sexo masculino, também é importante essa compreensão, para que possa ser desenvolvida a empatia, para entender melhor como é o corpo humano e os processos que envolvem a tomada de decisões entre um casal. Sobre o ciclo menstrual, responda no seu caderno:

  • Qual é o nome que se dá à primeira menstruação que ocorre na vida de uma garota?
  • Após aproximadamente quantos dias, após o início do ciclo, ocorre a ovulação?
  • Como calcular o período fértil de uma mulher?
  • Qual é o nome dos últimos períodos menstruais na vida de uma mulher?
  • Quais reações que o corpo pode ter no período pré menstrual e menstrual? Esses sintomas ocorrem devido a que fatores?

ATIVIDADE 3

Algumas preocupações bem frequentes na puberdade e adolescência dizem respeito ao surgimento de espinhas e, às já citadas, cólicas menstruais. Você sabia que há medidas comportamentais que podem ajudar com tais situações? Veja algumas delas:

ATIVIDADE 4

Com base no que você leu na atividade 03, escolha um dos dois temas e transforme-o em um folheto informativo. Enfatize que é comum que essas reações ocorram na puberdade e adolescência, indique o por que ocorrem e cite algumas medidas comportamentais que podem ajudar com tais situações. Esse material pode ser feito no seu caderno, em uma folha branca ou até mesmo de forma digital, como mostra o exemplo abaixo. Use sua criatividade e, se possível , divulgue seu folheto nas suas redes sociais, marcando o perfil da @smegoiania!

ATIVIDADE 5

Como você pôde perceber na atividade 03, a prática de exercícios aeróbicos auxilia na produção de hormônios que auxiliam no bem-estar e, consequentemente, nas principais queixas relacionadas à adolescência: as espinhas e cólicas menstruais. Nesse sentido, a dança é um exemplo de exercício aeróbico, e que nos ajuda em relação à flexibilidade, coordenação motora, noção espacial, além de melhorias na capacidade pulmonar e cardíaca. Abaixo, temos um vídeo da professora Sara, apresentando e exemplificando as características do movimento, espaço e tempo na dança. Que tal conhecer esses elementos da dança e criar sua própria coreografia? Use roupas confortáveis, tênis ou fique descalço. Boa prática e divirta-se!

Disponível em: ELEMENTOS DA DANÇA – MOVIMENTO, ESPAÇO E TEMPO – YouTube

Lembre-se que manter-se ativo é muito importante para sua saúde e qualidade de vida. Para isso, tenha sempre orientação do seu Professor de Educação Física.


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoARAGUAIA, Mariana. A Adolescência. YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=4zqgfcj8WPc>. Acesso em ago 21.
BRASIL. Cólicas menstruais (adaptado).Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/colicas-menstruais/>. Acesso em ago 2021.
Mariana19270. Puberdade, desenvolvimento e reprodução humana. WordWall. Disponível em <https://wordwall.net/resource/20075974>. Acesso em ago 2021.
MORAES, Sara. Elementos da Dança – movimento, espaço e tempo. YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=91U3nGCSmDk&t=2s>. Acesso em set 21. 
Sociedade Brasileira de Pediatria. Acne na Adolescência (adaptado). Departamento Científico da SBP. Disponível em <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/adolescencia/acne-na-adolescencia/>. Acesso em ago 2021.
SME Goiânia. O uso de Cerol e Linha Chilena é Crime. Instagram. Disponível em <https://www.instagram.com/p/CRjQw4gNk-R/?utm_medium=copy_link>. Acesso em ago 21.

Componente CurricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante
(EF05CI14-A) Identificar e discutir as principais mudanças que ocorrem no organismo durante a puberdade, associando à ação dos hormônios sexuais.
Complementar
(EF05CI14-B) Identificar as partes integrantes do sistema genital, explicando os processos que possibilitam a reprodução humana.