You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – O papel vital do Sol na fotossíntese

CIÊNCIAS DA NATUREZA – O papel vital do Sol na fotossíntese

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

O papel vital do Sol na fotossíntese

A fotossíntese é um processo vital para as plantas e algas, no qual convertem a energia solar em energia química, essencial para a produção de alimentos. O Sol desempenha um papel fundamental como fonte primária de energia nesse processo.

Durante a fotossíntese, as plantas e algas utilizam a energia solar, dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) para produzir glicose (C6H12O6) e liberar oxigênio (O2) como subproduto. Esse processo ocorre nos cloroplastos das células vegetais, onde a luz solar é capturada pelos pigmentos fotossintéticos, principalmente a clorofila.

A energia absorvida da luz solar é usada para quebrar as moléculas de água em oxigênio, prótons e elétrons. Os elétrons excitados são transferidos para uma cadeia de transporte de elétrons, gerando um gradiente de prótons através da membrana dos tilacoides, uma estrutura dentro dos cloroplastos. Esse gradiente é então utilizado pela ATP sintase para sintetizar adenosina trifosfato (ATP), uma molécula energética fundamental para diversas atividades celulares.

Simultaneamente, o dióxido de carbono é absorvido pelas células vegetais através dos estômatos, pequenos poros presentes nas folhas. O CO2 é incorporado a uma série de reações bioquímicas conhecidas como ciclo de Calvin, onde é utilizado na síntese de glicose e outras moléculas orgânicas.

Portanto, a fotossíntese é essencial para a produção de alimentos pelas plantas e algas, pois é através desse processo que esses organismos conseguem converter matéria inorgânica em matéria orgânica, fornecendo energia para seu crescimento e desenvolvimento. Sem a energia solar, esse processo não ocorreria, e a vida na Terra seria drasticamente afetada.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

A luz solar influencia o ciclo de vida das plantas, determinando padrões de crescimento, floração e frutificação. Além disso, o papel do Sol na fotossíntese é a/o

(A) produção de glicose.

(B) liberação de oxigênio.

(C) fornecimento de energia primária.

(D) absorção de CO2.

QUESTÃO 2

Um subproduto é um produto secundário ou resultante de um processo principal. Pensando nisso, o subproduto liberado durante o processo de fotossíntese é o/a

(A) dióxido de carbono (CO2).

(B) glicose (C6H12O6).

(C) oxigênio (O2).

(D) água (H2O).

QUESTÃO 3

Explique o papel da clorofila na fotossíntese e por que as plantas são geralmente verdes.

QUESTÃO 4

Experimento: “O Papel do Sol na Fotossíntese”

Objetivo:

Demonstrar como o Sol é essencial para a fotossíntese, o processo pelo qual as plantas e algas produzem alimentos.

Materiais necessários:

– Plantas verdes saudáveis (pode ser alface, espinafre, ou outras folhas verdes)

– Dois frascos transparentes

– Água

– Papel alumínio

– Tesoura

– Elástico

– Marcador

– Cronômetro

– Local ensolarado

Procedimento:

1. Pegue os dois frascos transparentes e encha-os com água até a metade.

2. Em um dos frascos, coloque uma planta verde.

3. Cubra um dos frascos com papel alumínio, deixando o outro descoberto.

4. Use o elástico para prender o papel alumínio ao redor do frasco.

5. Marque os frascos para identificar qual está coberto e qual está descoberto.

6. Coloque os frascos em um local ensolarado, onde recebam luz solar direta.

7. Deixe os frascos por algumas horas, observando e registrando quaisquer mudanças.

8. Após algumas horas, retire os frascos do sol e observe as plantas.

9. Compare as plantas do frasco coberto com as do frasco descoberto.

10. Discuta com os colegas as diferenças observadas e explique como o Sol é importante para a fotossíntese.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF04CI04-A) Reconhecer o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos pelas plantas e algas, por meio da fotossíntese.
Referência (s):A importância do Sol para os seres vivos. Escola Kids, 2024. Disponível em: <A importância do Sol para os seres vivos | Ensino Fundamental 1 (uol.com.br)>. Acesso em: 09, abr. 2024.

Fotossíntese. FIO CRUZ, 2024. Disponível em: <Fotossíntese (fiocruz.br)>. Acesso em: 09, abr. 2024.

Qual é a importância do Sol para a vida na Terra? National Geographic, 2024. Disponível em: <Qual é a importância do Sol para a vida na Terra? | National Geographic (nationalgeographicbrasil.com)>. Acesso em: 09, abr. 2024.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)