You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – O movimento do Sol e das estrelas no céu

CIÊNCIAS DA NATUREZA – O movimento do Sol e das estrelas no céu

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

O movimento do Sol e das estrelas no céu

Todos os dias, quando olhamos para o céu, notamos que o Sol parece subir no leste e se pôr no oeste. À noite, as estrelas também parecem mover-se de leste para oeste, como se estivessem girando em torno de um ponto central. Mas o que está acontecendo de verdade?

A Terra é como um enorme pião que gira em torno de si mesma. Esse movimento é chamado de rotação. Ela faz uma rotação completa a cada 24 horas. Imagine-se girando rapidamente no lugar onde está agora. A parte em que você está olhando será diferente em alguns segundos!

O movimento aparente do Sol no céu durante o dia ocorre devido à rotação da Terra, ou seja, quando a Terra gira, diferentes partes dela ficam voltadas para o Sol em momentos diferentes, e quando o Sol “nasce” no leste, é porque a sua parte local do planeta está se voltando para o Sol. À medida que a Terra continua a girar, o Sol parece se mover pelo céu e, finalmente, “se põe” no oeste quando a sua parte local está se afastando do Sol.

O movimento aparente das estrelas à noite também é resultado da rotação da Terra. Imagine-se deitado em um campo olhando para o céu noturno. As estrelas no leste vão surgir no horizonte e, à medida que a Terra gira, elas parecerão subir no céu. Eventualmente, as estrelas no oeste desaparecerão no horizonte. Parece que as estrelas estão dançando ao nosso redor, mas é a Terra que está girando!

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: http://canva.com

QUESTÃO 1

Releia o texto e responda: Por que o Sol parece se mover no céu durante o dia? Assinale a alternativa correta.

(A) Porque o Sol gira em torno da Terra.

(B) Porque a Terra gira em torno do Sol.

(C) Porque a Terra gira em torno de si mesma.

(D) Porque o Sol é uma estrela em movimento.

QUESTÃO 2

De acordo com a autora, o que causa o movimento aparente das estrelas no céu noturno? Assinale a alternativa correta.

(A) A órbita da Terra ao redor do Sol.

(B) O movimento das estrelas ao redor da Terra.

(C) A rotação da Terra em seu próprio eixo.

(D) A influência da Lua nas estrelas.

QUESTÃO 3

Imagine que você está observando o céu durante o dia e vê o Sol se movendo no céu. Descreva o que você vê e explique por que isso acontece com base no movimento da Terra.

QUESTÃO 4

Se você fosse um astronauta no espaço, como explicaria a um amigo na Terra por que as estrelas parecem se mover no céu noturno? O que você diria sobre o movimento da Terra?

QUESTÃO 5

Desenhe uma ilustração que represente como o Sol se move no céu durante o dia e como as estrelas parecem se mover durante a noite. Inclua uma seta indicando a direção do movimento do Sol e das estrelas, e lembre-se de mostrar como isso está relacionado ao movimento de rotação da Terra.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF05CI11-A) Associar o movimento aparente do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
Referências:BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.

CONSTELAÇÕES, Brasil Escola, UOL 2023. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/constelacoes.htm>. Acesso em: 07 ago. 2023.

CONSTELAÇÕES, Astro,  UFRGS 2023. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/const.htm>. Acesso em: 07 ago. 2023.

FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)