You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – O CICLO DA VIDA DOS ANIMAIS

CIÊNCIAS DA NATUREZA – O CICLO DA VIDA DOS ANIMAIS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


A FLORESTA ENCANTADA

Era uma vez uma floresta encantada, onde viviam animais de todos os tipos e tamanhos. Cada um deles tinha uma história fascinante para contar sobre suas vidas e características únicas.

Vamos começar com as transformações mágicas que alguns animais passam durante sua vida, conhecidas como metamorfose. Na floresta, havia uma borboleta chamada Bela. Ela começou sua vida como um ovinho minúsculo, que foi cuidadosamente colocado em uma folha. Com o tempo, esse ovinho se transformou em uma lagarta faminta, chamada Lili.

Lili passou dias e dias se alimentando de folhas, até que um dia ela construiu um casulo aconchegante ao redor de seu corpo. Dentro do casulo, ocorreu uma verdadeira mágica. A lagarta começou a se transformar lentamente em uma linda borboleta. Suas asas antes inexistentes cresceram, ganhando cores vibrantes e padrões encantadores.

Assim que estava pronta, Bela emergiu do casulo e começou a voar livremente pela floresta. Sua metamorfose completa a tornou um ser incrível, capaz de alegrar a todos com sua beleza e delicadeza.

Enquanto isso, nas águas cristalinas do rio da floresta, havia um sapo chamado Quá. Ele também passava por transformações em seu ciclo de vida, mas de uma forma diferente. Quá começou como um ovinho, mas logo se transformou em um girino, com uma cauda longa e nadadeiras.

Ao longo do tempo, o girino foi crescendo e passou por mudanças surpreendentes. Sua cauda diminuiu e suas pernas traseiras cresceram, permitindo que ele saltasse da água e se movesse na terra. Finalmente, Quá se tornou um sapo adulto, capaz de viver tanto na água quanto na terra firme.

Enquanto Bela e Quá passavam por metamorfoses fascinantes, outros animais da floresta se destacavam por suas características externas únicas. Havia uma coruja sábia chamada Olívia, com penas macias e silenciosas que a ajudavam a voar sorrateiramente durante a noite. Ela era especialista em caçar pequenos roedores, graças às suas garras e bico afiados.

Próximo a Olívia, havia uma serpente chamada Serafina, com um corpo longo e escamas brilhantes. Sua língua bifurcada e olhos atentos a tornavam uma caçadora habilidosa. Serafina não tinha patas como a maioria dos animais, mas isso não a impedia de se mover graciosamente pelos galhos das árvores.

Enquanto isso, o ser humano, que também habitava a floresta, se destacava por sua capacidade de se comunicar e adaptar-se a diferentes ambientes. Os humanos não possuíam penas ou escamas, mas tinham uma pele sensível que podiam sentir o toque suave e expressar suas emoções. Eles usavam suas mãos habilidosas para construir abrigos e ferramentas, e suas pernas fortes para explorar diferentes lugares.

Na floresta encantada, os animais viviam em harmonia, apreciando suas diferenças e celebrando as maravilhas da natureza. Cada um tinha sua própria jornada e características especiais, mas todos eram importantes para a diversidade e beleza do mundo ao seu redor.

E assim, o ciclo de vida dos animais, as metamorfoses, as características externas e a presença do ser humano se entrelaçavam nesse conto encantado, lembrando a todos que a natureza é cheia de surpresas e encantamentos a serem descobertos.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/sapo-de-%C3%A1rvore-de-dedo-de-coral-62889/>. Acesso em: 26 jun. 2023.

QUESTÃO 1

Releia o texto com atenção e responda: quais são as fases de metamorfose pelas quais a borboleta Bela e o sapo Quá passaram, respectivamente? Assinale a alternativa correta.

(A) Bela: ovinho – girino – borboleta Quá: ovinho – lagarta – girino

(B) Bela: ovinho – casulo – borboleta Quá: ovinho – girino – sapo adulto

(C) Bela: ovinho – casulo – borboleta Quá: ovinho – girino – lagarta

(D) Bela: ovinho – casulo – borboleta Quá: ovinho – lagarta – girino – sapo adulto

QUESTÃO 2

Segundo a autora, quais características externas fazem da coruja Olívia e da serpente Serafina caçadoras habilidosas? Assinale a alternativa correta.

(A) Olívia: penas macias e bico afiado Serafina: corpo longo e escamas brilhantes

(B) Olívia: penas macias e afiadas garras Serafina: corpo longo e olhos atentos

(C) Olívia: afiadas garras e bico afiado Serafina: corpo longo e escamas brilhantes

(D) Olívia: penas macias e língua bifurcada Serafina: corpo longo e olhos atentos

QUESTÃO 3

Pesquise animais com as seguintes características e, em seguida, registre-os nos espaços adequados:

QUESTÃO 4

Com bastante capricho, ilustre “A Floresta Encantada”. Use muitas cores para colorir seu desenho.

QUESTÃO 5

Localize cinco animais no caça-palavras. Boa diversão!


Autora: Profª Esp. Danielle Assis
Formação: Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.
Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF03CI05-B) Reconhecer as diferenças entre o ciclo de vida dos animais, identificando algumas espécies que passam por metamorfose. 
(EF03CI05-C) Descrever e comunicar às alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios, terrestres ou aquáticos, destacando o ser humano. 
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). 
Referências: ANIMAIS, Uol Escola Kids, 2023. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/os-animais.htm#:~:text=Os%20animais%20s%C3%A3o%20seres%20vivos,a%C3%A9reos%2C%20entre%20v%C3%A1rias%20outras%20formas/>. Acesso em: 26 jun. 2023.

FASES DA VIDA, Uol Escola Kids, 2023. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/as-fases-da-vida.htm/>. Acesso em: 26 jun. 2023.

APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021.COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012.

LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021.
PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.