You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – NUTRIÇÃO DO ORGANISMO

CIÊNCIAS DA NATUREZA – NUTRIÇÃO DO ORGANISMO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

NUTRIÇÃO DO ORGANISMO

Olá crianças!

Vocês sabiam que o oxigênio e os alimentos são muito importantes para o nosso corpo obter energia? Deixe-me explicar como isso funciona!

O oxigênio é um gás que respiramos e ele é levado pelo sangue até as células do nosso corpo. As células usam o oxigênio para queimar os alimentos que comemos e assim, liberar energia. Essa energia é usada para manter nosso corpo funcionando, desde os movimentos dos músculos até o batimento do coração.

Os alimentos que comemos têm três funções importantes no nosso organismo: a plástica, energética e reguladora. A função plástica ajuda a formar e reparar as células do nosso corpo, a função energética fornece energia para as atividades diárias e a função reguladora ajuda a controlar processos no nosso corpo, como a digestão e a respiração.

Os alimentos que nos fornecem energia são aqueles ricos em carboidratos, proteínas e gorduras. As frutas, legumes, cereais, leite, ovos e carnes são exemplos de alimentos que nos fornecem nutrientes importantes para o nosso corpo. Já a água é fundamental para manter nosso corpo hidratado e funcionando corretamente.

Por isso, é importante ter uma alimentação saudável e equilibrada para garantir que o nosso corpo tenha os nutrientes necessários para funcionar bem. Além disso, praticar atividades físicas e respirar corretamente também são essenciais para que o nosso corpo possa usar o oxigênio e os alimentos de forma eficiente e assim, nos manter saudáveis e cheios de energia!

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

FONTE: NUTRIÇÃO DO ORGANISMO – ACERVO PESSOAL – PRODUZIDA NO CANVA

QUESTÃO 1

De acordo com o texto acima, qual é a função dos alimentos no nosso organismo? Assinale um X na alternativa com resposta completa e correta.

(A) Fornecer energia, reparar e formar células, e regular os processos do corpo.

(B) Ajudar a respiração e manter nosso corpo hidratado.

(C) Manter nossos músculos fortes e saudáveis.

(D) Prevenir doenças e fortalecer o sistema imunológico.

(E) Reconstruir as células da derme.

QUESTÃO 2

Segundo a autora, quais são os nutrientes importantes para o fornecimento de energia ao nosso corpo? Assinale um X na alternativa correta.

(A) Proteínas e vitaminas.

(B) Carboidratos, proteínas e gorduras.

(C) Fibras e minerais.

(D) Água e vitaminas.

(E) Água e lactose.

QUESTÃO 3

Releia o texto e após redija um parágrafo sobre a importância de ter uma alimentação saudável e equilibrada para o desenvolvimento do corpo humano.

QUESTÃO 4

Faça com a supervisão de um adulto o seguinte experimento:

Experimento: Modelo de célula comestível

Objetivo: entender como as células usam o oxigênio e os alimentos para produzir energia e compreender a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

Siga as instruções:

1. Lave bem as mãos.
  2. Escolha as frutas que você mais gosta, como morango, kiwi, banana, uva, etc.
  3. Corte as frutas em pedaços pequenos com a ajuda de um adulto.
  4. Corte o queijo branco em cubos pequenos.
  5. Pegue um palito de dente e espete um pedaço de fruta.
  6. Adicione um cubo de queijo branco no mesmo palito.
  7. Adicione outro pedaço de fruta no palito, ao lado do queijo.
  8. Continue adicionando mais pedaços de frutas e queijo no palito até que ele esteja cheio.
  9. Agora você tem uma “célula” comestível!
  10. Separe os alimentos na função plástica, energética e reguladora.
  11. Coma a “célula” comestível e sinta como os alimentos são importantes para o nosso corpo produzir energia.
  12. Lembre-se de ter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas e beber bastante água para manter o corpo funcionando bem.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF05CI06-A) Identificar a importância do oxigênio e dos alimentos na obtenção de energia para o corpo, relacionando as funções plástica, energética e reguladora dos alimentos no organismo.
Referência (s):BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.

FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)