You are currently viewing Ciências da Natureza – Mudanças reversíveis e irreversíveis no nosso dia a dia

Ciências da Natureza – Mudanças reversíveis e irreversíveis no nosso dia a dia

Olá, educando (a)!
Esta videoaula de Ciências da Natureza foi veiculada na TV no dia 15/04/2021 (Quinta-feira).
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Pixabay

Olá crianças! Na videoaula de hoje vamos aprender sobre as mudanças reversíveis e irreversíveis no nosso dia a dia. Você sabia que algumas substâncias que vemos no nosso dia a dia podem mudar de estado físico e que também podem voltar ao estado físico normal? 
Mas há outras substâncias que após mudarem de estado físico não voltam mais ao seu estado inicial. Essas mudanças que podem voltar a seu estado físico inicial chamamos de reversíveis (que podem voltar) e aquelas substâncias que mudam de estado e não voltam ao seu estado físico chamamos irreversíveis (que não podem voltar). 

Assista a videoaula a seguir:

Ciencias | 4º ano – Turma D

Atividade 1

Assista aos vídeos abaixo:

Transformações reversíveis e irreversíveis – 4º ano

Transformações reversíveis e irreversíveis

Vamos realizar algumas atividades para observar melhor? 

Atividade 2

Algumas transformações são reversíveis (que podem voltar ao seu estado inicial) e outras são irreversíveis (que não podem voltar ao estado inicial). Faça a experiência abaixo para observar uma transformação reversível. 

1. Pegue uma forminha de gelo e encha com água no estado líquido e coloque no congelador.
2. Após duas horas, retire a forminha de gelo e perceba o que ocorreu. A água mudou seu estado físico de líquida para sólida em um processo chamado solidificação.
3. Coloque essa forminha de gelo ao sol por uma hora. Observe o que ocorreu. A água reverteu o estado físico, ou seja, voltou ao estado físico inicial, na forma líquida. Isso que chamamos transformação reversível.

Faça a ilustração desses passos em seu caderno. 

Atividade 3

Vimos na videoaula e nos vídeos que as transformações reversíveis e irreversíveis estão no nosso dia a dia e que lidamos com elas durante parte do nosso tempo. Observe no seu dia a dia novas transformações que são reversíveis e irreversíveis e que não aparecem nos vídeos. Anote ao menos uma de cada e faça a ilustração bem colorida dela.


Habilidade estruturante(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras são irreversíveis (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).