You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – MUDANÇAS HORMONAIS E REPRODUÇÃO HUMANA

CIÊNCIAS DA NATUREZA – MUDANÇAS HORMONAIS E REPRODUÇÃO HUMANA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Descobrindo as Mudanças no Nosso Corpo

Olá, crianças! Hoje vamos falar sobre uma fase muito especial que acontece na vida de todos nós: a puberdade! Durante essa época, o nosso corpo passa por várias mudanças incríveis, e muitas delas estão relacionadas aos hormônios sexuais. Vamos entender melhor como tudo isso acontece!

Quando chegamos à puberdade, o nosso corpo começa a produzir hormônios sexuais. Nas meninas, o principal hormônio é o estrogênio, e nos meninos, é a testosterona. Esses hormônios são como mensageiros que mandam recados para diferentes partes do nosso corpo.

Uma das mudanças mais visíveis que ocorrem na puberdade é o crescimento dos seios nas meninas. Isso acontece porque o estrogênio faz com que as glândulas mamárias se desenvolvam. Além disso, o estrogênio também é responsável pelo crescimento dos pelos púbicos e axilares, assim como pelo aumento da gordura corporal.

Já nos meninos, a testosterona faz com que o corpo comece a produzir esperma. Os testículos, que são partes integrantes do sistema genital masculino, começam a produzir espermatozoides, que são as células responsáveis pela reprodução. Além disso, a testosterona também é responsável pelo crescimento dos pelos faciais, da voz e do desenvolvimento dos músculos.

Tanto para meninos quanto para meninas, outra mudança importante é o crescimento dos órgãos genitais. Nas meninas, os ovários, que são as glândulas onde os óvulos são produzidos, se desenvolvem, e o útero, que é onde o bebê se desenvolve durante a gravidez, também aumenta de tamanho. Nos meninos, os testículos e o pênis aumentam de tamanho à medida que eles crescem.

Agora, vamos falar sobre a reprodução humana. Para que um bebê possa ser concebido, é necessário que um espermatozoide encontre um óvulo. Isso acontece durante o ato sexual. Os espermatozoides, que são liberados pelos testículos, nadam pelo canal chamado de uretra até encontrarem o óvulo nos ovários.

Quando um espermatozoide encontra um óvulo, ocorre a fertilização. Isso significa que o espermatozoide penetra no óvulo e forma uma célula chamada zigoto, que é o início de um novo ser humano. O zigoto se desenvolve no útero da mãe, onde recebe os nutrientes necessários para crescer e se tornar um bebê.

É importante lembrar que a puberdade é uma fase natural da vida, e cada pessoa passa por ela em seu próprio ritmo. Essas mudanças podem parecer assustadoras no começo, mas são completamente normais e fazem parte do crescimento e desenvolvimento de cada um de nós.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida no Canva

QUESTÃO 1

De acordo com a autora, qual hormônio é responsável pelo crescimento dos seios nas meninas durante a puberdade? Assinale a alternativa correta.

(A) Testosterona

(B) Estrogênio