You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento

CIÊNCIAS DA NATUREZA – Mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento

Na compreensão de fenômenos físicos e químicos as transformações reversíveis e não reversíveis são conceitos fundamentais. Quando falamos em reversibilidade, referimo-nos à capacidade de um objeto retornar ao seu estado inicial após sofrer uma mudança. Já as transformações não reversíveis são aquelas em que o objeto não pode voltar ao seu estado inicial sem a intervenção de fatores externos.

Relacionar essas transformações aos fenômenos físicos e químicos é fundamental para entender sua natureza. Por exemplo, a fusão do gelo é um fenômeno físico reversível, pois o gelo pode ser derretido pelo aquecimento e congelado novamente pelo resfriamento, sem alterar sua composição química. Por outro lado, a queima de combustíveis é um exemplo de transformação não reversível, pois os produtos resultantes da combustão não podem ser convertidos facilmente de volta aos reagentes originais.

Ao aquecer ou resfriar um sistema, algumas mudanças são reversíveis enquanto outras não o são. Por exemplo, ao aquecer uma substância, ela pode mudar de fase temporariamente, mas retornar ao estado inicial quando resfriada adequadamente. No entanto, se essa mesma substância sofrer uma reação química ao ser aquecida, é possível que ocorra uma mudança permanente em sua composição, tornando-a irreversível.

Portanto, compreender as transformações reversíveis e não reversíveis é essencial não apenas para a compreensão dos processos naturais, mas também para aplicações práticas, como na engenharia, na indústria e na preservação ambiental. A capacidade de distinguir entre esses tipos de transformações nos permite prever e controlar melhor o comportamento dos sistemas, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e tecnológico.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

As mudanças podem ser categorizadas em físicas e químicas. As transformações físicas são aquelas em que não ocorrem alterações na estrutura molecular dos compostos, sendo reversíveis. Por outro lado, as transformações químicas são irreversíveis, pois envolvem alterações na estrutura dos componentes. Identifique a alternativa que corresponde a uma transformação física. Um exemplo de transformação reversível é a/o

(A) queima de um pedaço de papel.

(B) derretimento de gelo.

(C) decomposição de uma substância química.

(D) oxidação do ferro.

QUESTÃO 2

A situação que exemplifica uma transformação química é o/a

(A) derretimento de uma barra de chocolate.

(B) queima de um pedaço de papel.

(C) dissolução de sal em água.

(D) congelamento da água.

QUESTÃO 3

Como as transformações reversíveis e não reversíveis estão relacionadas às mudanças climáticas? Explique como fenômenos como o derretimento de geleiras e a liberação de gases de efeito estufa exemplificam esses tipos de transformações e seu impacto no meio ambiente.

QUESTÃO 4

Desenhe uma transformação reversível ou irreversível numa folha A4. Após, mostre sua ilustração para a classe e justifique sua escolha.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF04CI03) Identificar transformações reversíveis e não reversíveis.

(EF04CI03-B) Relacionar as transformações reversíveis e não reversíveis a fenômenos físicos e químicos.

(EF04CI03-C) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel, da madeira, do plástico, dentre outros)
Referência (s):Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

MultRio. Reversível x Irreversível II | Rioeduca na TV – Fique ligado! – 4º Ano. Youtube, 2024. Disponível em: <https://youtu.be/9xaw4fpds1Q?feature=shared>. Acesso em: 25, mar. 2024.

Transformação reversível e irreversível pelo aquecimento. Revista Nova Escola, 2024. Disponível em: <Transformação reversível e irreversível pelo aquecimento – Planos de aula – 4º ano – Ciências (novaescola.org.br)>. Acesso em: 25, mar. 2024.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)