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Ciências da Natureza: MOVIMENTOS TERRESTRES E LUNARES

Olá, estudante! Esta videoaula de Ciências da Natureza,  para 8º Ano, foi veiculada na TV no dia 08/12/2021 (quarta -feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula a seguir, você relembrará alguns fenômenos terrestres relacionados à estrela do nosso Sistema: o Sol. Você também recordará o nome dos planetas que o orbitam, assim como os movimentos da Terra em relação a ele e a si mesma – e como eles repercutem na superfície do planeta. Será possível, também, compreender alguns aspectos relacionados à Lua, assim como seus movimentos. E ainda, você compreenderá por que a interação entre esses três astros: Sol, Terra e Lua, são responsáveis pelas fases que esta última apresenta, assim como a existência dos eclipses. Ficou curioso?! Então assista com atenção à videoaula, feita especialmente para você!

Assista a videoaula abaixo com a temática MOVIMENTOS TERRESTRES E LUNARES

8º ano – Ensino Fundamental – Ciências da Natureza – Professora Mariana Araguaia

Na videoaula de hoje, você aprendeu que o Sol é uma estrela, com oito planetas que o orbitam. Naturalmente, a Terra também participa dessa dinâmica, com seu movimento de translação. Nosso planeta executa um outro movimento, em torno de si mesma, cujo nome é rotação. Com a Lua não é tão diferente: o satélite natural da Terra a acompanha ao redor do Sol, gira em torno do referido planeta e em torno de si mesmo. Assim, você pôde compreender que tais dinâmicas proporcionam, por exemplo, modificações ao observarmos a Lua a cada semana, que são as suas fases, relacionadas à incidência da luz solar sobre ela. Você também pôde compreender que, quando esses três citados astros se alinham, podem ocorrer o que chamamos de eclipses. O eclipse lunar ocorre quando a Terra bloqueia, de forma parcial ou total, a Lua do Sol e, no eclipse solar, a Lua bloqueia o Sol, em relação à Terra. Surpreendente, não?!

ATIVIDADE 1

Na videoaula da professora Mariana, você estudou sobre o Sol, a Terra e a Lua: seus movimentos, interações e consequências observáveis e sentidas aqui na superfície terrestre. De acordo com o que aprendeu, preencha cada lacuna abaixo com a palavra correta.

O Sol é uma ______________________, já que possui luz e calor próprios. Geralmente, trais astros têm planetas que o orbitam. Na superfície terrestre, ele influencia no efeito estufa, em que seu calor é retido; o ______________________ ______________________, que é quando este último se intensifica, em especial, pela alta emissão de gases que o provoca; e uma menor incidência de seus raios UV-B na Terra relaciona-se à camada de ______________________. A Terra é o terceiro planeta que orbita o Sol. Ela realiza dois movimentos principais: a ______________________, em que realiza uma trajetória elíptica em torno do Sol, ocorrendo em aproximadamente um ano; e a ______________________, que é quando ela gira em torno de si mesma, durando aproximadamente um dia. Quanto à ______________________, ela é o satélite natural da Terra. Ela realiza rotação, translação e o movimento de ______________________, que é quando gira em torno da Terra. Suas fases relacionam-se à posição de um observador em relação à ela e ao Sol. A ______________________ ocorre em aproximadamente um mês.

ATIVIDADE 2

Sobre as fases da Lua, faça o seguinte:

  • Escreva o dia de hoje no seu caderno e, depois, pesquise em qual fase a Lua está.
  • Registre como é a conformação entre a Terra, Lua e Sol nessa fase da Lua que você identificou, e como ela se apresenta.
  • Agora, faça um esquema na forma de desenho, representando o que foi registrado no tópico anterior. 

ATIVIDADE 3

Além das fases da Lua, na videoaula você também estudou sobre os eclipses. O vídeo abaixo, da Khan Academy, explica sobre a relação entre as fases da Lua e os eclipses solares. Já o texto do professor Rodolfo Pena apresentará a você as características, semelhanças e diferenças entre eclipses solares e lunares. Estude-os com atenção, ok?

Link vídeo: https://youtu.be/sLh6t_mCMY0
Link texto: https://escolakids.uol.com.br/geografia/eclipse.htm

ATIVIDADE 4

De acordo com o material estudado e com suas próprias palavras, responda em seu caderno:

  • Quais as semelhanças e diferenças entre o eclipse solar e lunar. 
  • Explique por que os eclipses ocorrem na lua cheia ou nova.
  • Por que não temos um eclipse solar a cada Lua Nova?

Bons estudos! Fique bem!


Referencial BibliográficoBRASIL. Ciência e Cultura UBFA. Disponível em <http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/de-olho-na-astronomia-indigena>. Acesso em out. 21.
CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018.
GRUPO PET-FÍSICA. Universidade Estadual do Centro-Oeste – Paraná. Efeito Maré: A Lua influencia os mares? Disponível em <https://www3.unicentro.br/petfisica/2020/10/29/efeito-mare>. Acesso em nov 2021.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018.
INVESTIGANDO A TERRA 2000. Instituto Astronômico e Geofísico. Universidade de São Paulo. Movimentos da Terra. Disponível em <https://www.iag.usp.br/siae98/fenomastro/movimento.htm>. Acesso em nov. 2021.
OLIVEIRA-FILHO; Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Física. Astronomia e Astrofísica. Fases da Lua. Disponível em <http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm>. Acesso em nov. 2021.
SUPER INTERESSANTE. Não confunda as fases da lua. Disponível em <https://super.abril.com.br/ciencia/nao-confunda-as-fases-da-lua>. Acesso em nov 2021.

Componente CurricularHabilidade
Ciências da NaturezaEstruturante:(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.