You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – MOVIMENTOS APARENTES DO SOL

CIÊNCIAS DA NATUREZA – MOVIMENTOS APARENTES DO SOL

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


POR QUE A SOMBRA SE ESTICA?

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/>. Acesso em: 24 abr. 2023.

QUESTÃO 1

RELEIA O POEMA. QUAL É O ASSUNTO PRINCIPAL APRESENTADO NO POEMA?

QUESTÃO 2

DE ACORDO COM A AUTORA, COMO A SOMBRA MUDA DE POSIÇÃO AO LONGO DO DIA? MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.

(A) A SOMBRA FICA SEMPRE NA MESMA POSIÇÃO.

(B) A SOMBRA MUDA DE POSIÇÃO CONFORME O SOL SE MOVE PELO CÉU.

(C) A SOMBRA MUDA DE POSIÇÃO CONFORME A LUA SE MOVE PELO CÉU.

(D) A SOMBRA NUNCA MUDA DE POSIÇÃO.

QUESTÃO 3

SEGUNDO O POEMA, O QUE AS CRIANÇAS PODEM FAZER PARA APRENDER COMO IDENTIFICAR O MOVIMENTO DO SOL? MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA E APÓS ILUSTRE SUA RESPOSTA.

(A) ASSISTIR TELEVISÃO.

(B) BRINCAR E EXPERIMENTAR MARCANDO NO CHÃO A SOMBRA QUE OBSERVAM.

(C) LER LIVROS.

(D) BRINCAR DE PIQUE-ESCONDE.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF02CI07-A) Observar e identificar as mudanças ocorridas na sombra projetada na Terra, em diferentes horários do dia, reconhecendo o movimento aparente do Sol.  
Referência (s):Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.  

Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)