ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
POR QUE A SOMBRA SE ESTICA?
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
RELEIA O POEMA. QUAL É O ASSUNTO PRINCIPAL APRESENTADO NO POEMA?
QUESTÃO 2
DE ACORDO COM A AUTORA, COMO A SOMBRA MUDA DE POSIÇÃO AO LONGO DO DIA? MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.
(A) A SOMBRA FICA SEMPRE NA MESMA POSIÇÃO.
(B) A SOMBRA MUDA DE POSIÇÃO CONFORME O SOL SE MOVE PELO CÉU.
(C) A SOMBRA MUDA DE POSIÇÃO CONFORME A LUA SE MOVE PELO CÉU.
(D) A SOMBRA NUNCA MUDA DE POSIÇÃO.
QUESTÃO 3
SEGUNDO O POEMA, O QUE AS CRIANÇAS PODEM FAZER PARA APRENDER COMO IDENTIFICAR O MOVIMENTO DO SOL? MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA E APÓS ILUSTRE SUA RESPOSTA.
(A) ASSISTIR TELEVISÃO.
(B) BRINCAR E EXPERIMENTAR MARCANDO NO CHÃO A SOMBRA QUE OBSERVAM.
(C) LER LIVROS.
(D) BRINCAR DE PIQUE-ESCONDE.
Autoria: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Pedagogia e graduanda em Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF02CI07-A) Observar e identificar as mudanças ocorridas na sombra projetada na Terra, em diferentes horários do dia, reconhecendo o movimento aparente do Sol. |
Referência (s): | Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |