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Ciências da Natureza – MOVIMENTOS DAS PLACAS TECTÔNICAS E FENÔMENOS NATURAIS

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 7º Ano – foi veiculada na TV no dia 11/05/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, relembraremos os aspectos referentes às camadas que formam o planeta Terra, aprenderemos como essas camadas interferem na conformação que os continentes apresentam e relacionaremos tais informações à ocorrência de vulcões, terremotos, maremotos e tsunamis.

Fonte: escola.britannica.com.br

Assista a videoaula abaixo com a temática:   MOVIMENTO DAS PLACAS TECTÔNICAS E FENÔMENOS NATURAIS

7º ano – Ciências da Natureza

Na videoaula acima, compreendemos que terremotos, maremotos, tsunamis e vulcanismos são eventos naturais, relacionados ao afastamento, deslizamento ou aproximação entre as placas litosféricas. Entendemos que tais placas são formadas pela região superior do manto, juntamente com a crosta terrestre, e que é justamente sobre essas placas que estão os continentes terrestres.

Elucidamos sobre a Teoria da Deriva Continental, que apresenta explicações científicas que indicam que, no passado, havia um único continente, chamado Pangeia, que ao longo do tempo, foi se dividindo e dando origem aos continentes que conhecemos atualmente. Estudamos sobre a teoria científica que apresenta respostas para essas dinâmicas dos continentes, que afirma que as placas litosféricas se movimentam devido às correntes de convecção que ocorrem no manto terrestre e devido às altas temperaturas do magma. 

Aprendemos que eventos naturais ocorrem mais intensamente nos pontos de contato entre as bordas dessas placas, mas que alguns terremotos podem ocorrer como consequência de atividades humanas, como em explosões nucleares e enchimento de barragens.

ATIVIDADE 1

Você já observou que, em um mapa mundi, o continente africano e a América do Sul parecem peças que se encaixariam facilmente? Observe:

Vamos tentar fazer esse encaixe? Copie, em uma folha avulsa, o continente africano (cor amarela) e a América do Sul (cor verde). Caso seja possível, pinte cada um de uma cor. Posteriormente, recorte os continentes desenhados e cole-os no caderno, unindo-os como se fossem duas peças de quebra-cabeça. Depois de finalizado, analise se houve ou não encaixe?

ATIVIDADE 2

O aparente “encaixe” entre África e América foi um significativo indício para que fosse desenvolvida a Teoria da Deriva Continental e, mais posteriormente, a Teoria da Tectônica de Placas. Conheça essas teorias científicas no vídeo indicado abaixo, do site Escola Britannica.

Fundamental Pesquisar Vídeos | Britannica Escola

ATIVIDADE 3

As “Grandes Navegações”, ocorridas no século XV, consistiram na exploração do Oceano Atlântico em busca de “novas terras” e novas rotas de comércio. Foi nesse contexto que os europeus chegaram ao continente americano e, no ano de 1500, atracaram seus navios em terras brasileiras, iniciando a exploração colonial do nosso território. Com base nessas informações e no vídeo da atividade 2, responda no seu caderno de Ciências:

  • Se a espécie humana e essas navegações tivessem existido há, por exemplo, 100 milhões de anos, os continentes encontrados estariam com a mesma conformação que na época das “Grandes Navegações”? Explique a sua resposta.

ATIVIDADE 4

Na atualidade, sabe-se que há mais de 10 grandes placas tectônicas, além das de tamanho menor. O movimento realizado entre elas pode desencadear alguns fenômenos naturais, como: vulcões, terremotos, maremotos e tsunamis. Veja, no texto de Rafaela Souza, e aprenda mais sobre três desses eventos:

Maremoto – Escola Kids (uol.com.br)

ATIVIDADE 5

Baseado no texto da atividade 4, responda em seu caderno:

  • Quais as semelhanças e diferenças entre terremotos, maremotos e tsunamis.
  • Vulcões geralmente ocorrem nas bordas das placas, quando elas se afastam ou colidem, extravasando magma do manto. Apesar de toda destruição que pode provocar, as atividades vulcânicas também podem apresentar, em médio e longo prazo, algumas contribuições benéficas. Nesse sentido, pesquise e anote no seu caderno três exemplos desse tipo.

Referencial BibliográficoB1MBO. Continentes Wikiviajes. Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Continentes_Wikiviajes.svg>. Acesso em abr 2021. 
 BRANCO, Pércio de Moraes. Terremotos. Serviço Geológico do Brasil – CPRM. Disponível em <http://www.cprm.gov.br/publique/CPRM-Divulga/Terremotos-1052.html>. Acesso em mar. 2021.
 BRANCO, Pércio de Moraes. Vulcões. Serviço Geológico do Brasil – BUENO, Roberta; Macedo, Thiago. Por que há vulcões e terremotos? Inspire Ciências, v. 7. P. 134-159.
 CPRM. Disponível em <http://www.cprm.gov.br/publique/CPRM-Divulga/Vulcoes-1108.html>. Acesso em mar. 2021.
 ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA, Inc. Placas tectônicas. Britannica Escola. Disponível em <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/v%C3%ADdeos/tect%C3%B4nica%20de%20placas/recursos/205580>. Acesso em abr. 2021.
 ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA, Inc. Placas tectônicas e movimento continental. Britannica Escola. Disponível em <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/%22placas%20tectonicas%22/recursos/177448>. Acesso em abr. 2021.
 SOUSA, Rafaela. Maremoto. Escola Kids. Disponível em <https://escolakids.uol.com.br/geografia/maremoto.htm>. Acesso em abr. 2021.

Componentes CurricularesHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante: (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.  
Complementar:(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
(EF07CI16-A/B) Reconhecer indícios que justifiquem a teoria da deriva continental, tais como o formato das costas brasileira e africana, movimentos atuais das placas tectônicas e registros fósseis.
HistóriaEstruturante: (EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.