ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Movimento da Terra e variações de sombra
A sombra é um fenômeno natural que ocorre quando a luz do Sol é bloqueada por um objeto, formando uma região de menor luminosidade. Sua presença no cotidiano é essencial, especialmente em um país tropical como o Brasil, onde as altas temperaturas são comuns. A sombra proporciona conforto térmico e proteção contra os raios ultravioleta (UV), ajudando a evitar problemas de saúde como insolação e queimaduras na pele. Ambientes sombreados também são fundamentais para a preservação de recursos naturais, como a água, uma vez que a sombra reduz a evaporação do solo e de reservatórios, contribuindo para a sustentabilidade.
Além de seus benefícios práticos, a sombra é um ótimo recurso para explorar fenômenos astronômicos e físicos. Durante o dia, a posição do Sol no céu se altera, o que modifica o tamanho e a orientação das sombras. Pela manhã, as sombras são mais longas e inclinadas para o oeste; ao meio-dia, ficam mais curtas e concentradas; e, à tarde, alongam-se novamente, desta vez para o leste.
Esse fenômeno é um reflexo da rotação da Terra e nos ajuda a compreender como o movimento do nosso planeta influencia aspectos cotidianos, como a percepção do tempo e a organização do espaço. Portanto, estudar as sombras não apenas revela informações sobre a Terra e o Sol, mas também nos permite desenvolver uma consciência maior sobre o ambiente e os processos naturais que nos cercam.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
A sombra é importante em nosso dia a dia porque
(A) ela interfere na rotação da Terra.
(B) proporciona conforto térmico e proteção contra os raios solares.
(C) ajuda a aumentar a evaporação do solo.
(D) é responsável pela alteração do clima.
QUESTÃO 2
O principal fenômeno que explica a mudança de tamanho e orientação das sombras ao longo do dia é a/o
(A) inclinação do eixo da Terra.
(B) variação da velocidade de rotação da Terra.
(C) movimento da Terra em relação ao Sol.
(D) movimento do Sol ao redor da Terra.
QUESTÃO 3
Explique como o estudo das sombras pode ajudar a entender o movimento de rotação da Terra.
QUESTÃO 4
Que tal fazer uma experiência para ver essa dança das sombras de pertinho?
Materiais:
- Um objeto com forma diferente (um cubo, uma bola, uma folha)
- Uma folha de papel
- Uma lanterna (ou o sol em um dia ensolarado)
Como fazer:
- Escolha um lugar bem iluminado.
- Coloque o objeto sobre a folha de papel.
- Aponte a lanterna para o objeto e observe a sombra formada.
- Mude a posição da lanterna e veja como a sombra muda de forma e tamanho.
- Repita a experiência em diferentes horários do dia.
Após, converse com os colegas sobre suas observações.
Autoria: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: – Nutrição. Graduada em: – Pedagogia e Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF05CI01-B) Identificar as propriedades físicas dos materiais: densidade, solubilidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas e mecânicas, entre outras. |
Referência (s): | Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. PONTOS CARDEAIS, Brasil Escola, 2023. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm>. Acesso em: 09, out. 2024. RELÓGIO DE SOL, Toda Matéria, 2023. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/relogio-de-sol/ >. Acesso em: 09, out. 2024. Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO). |