You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – MORFOLOGIA E HÁBITOS DOS ANIMAIS

CIÊNCIAS DA NATUREZA – MORFOLOGIA E HÁBITOS DOS ANIMAIS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

MORFOLOGIA E HÁBITOS DOS ANIMAIS

Ei, criançada! Vocês sabiam que os animais são superdivertidos não só por sua personalidade, mas também por sua forma e estrutura? Vamos aprender um pouquinho mais sobre isso?!

Cada animal tem sua própria morfologia, ou seja, a forma como ele é construído. Alguns têm patas curtas e largas, outros têm caudas compridas e peludas, e outros ainda têm bicos longos e afiados. Tudo isso ajuda os animais a se adaptarem ao seu ambiente e a se defenderem de possíveis predadores.

Por exemplo, os pássaros têm bicos curvos e pontiagudos, o que os ajuda a quebrar sementes e pegar insetos. Já os leões têm garras afiadas e dentes pontiagudos, o que os ajuda a caçar e se proteger.

Além disso, cada animal tem sua própria pelagem e coloração, que pode ajudá-los a se camuflar e se esconder ou a chamar a atenção de possíveis parceiros durante a época de acasalamento.

Mas não é só a aparência externa que importa! Os órgãos internos dos animais também são superimportantes para sua sobrevivência. Os pássaros, por exemplo, têm pulmões muito eficientes que os ajudam a voar por longas distâncias, enquanto os tubarões têm brânquias que lhes permitem respirar debaixo d’água.

Legal, né? A morfologia dos animais é tão diversa e interessante quanto suas personalidades! E é por isso que devemos valorizar e respeitar todos os seres vivos que compartilham o nosso planeta. Então, da próxima vez que você vir um animal, observe suas características e admire toda a beleza da natureza!

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/animais-cachorros-gatos-gatinhos-2222007/>. Acesso em: 03, mai. 2023.

QUESTÃO 1

De acordo com o texto, qual é a definição de morfologia dos animais? Marque um X na alternativa correta.

(A) A personalidade dos animais.

(B) A forma como os animais são construídos.

(C) A forma como os animais se comportam.

(D) A forma como os animais se alimentam.

QUESTÃO 2

De acordo com a autora, qual é a importância dos órgãos internos dos animais? Marque um X na alternativa correta.

(A) Ajudar os animais a se adaptarem ao ambiente.

(B) Ajudar os animais a se defenderem de possíveis predadores.

(C) Contribuir para a pelagem e coloração dos animais.

(D) Contribuir para a sobrevivência dos animais.

QUESTÃO 3

Por que é importante valorizar e respeitar todos os seres vivos que compartilham o nosso planeta?

QUESTÃO 4

Ligue os animais ao tipo de alimentação adequada.

Imagem produzida no Canva (www.canva.com)

Autoria:Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.
Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF03CI04-B) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida: o que comem, como se reproduzem, como se deslocam.
Referência (s):ANIMAIS, Escola Kids, 2024. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/os-animais.htm>. Acesso em: 22 jan. 2024.

APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021.

COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012.

LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021.

PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)