You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – MATERIAIS SUSTENTÁVEIS: CONSTRUINDO UM MUNDO MAIS VERDE E CONSCIENTE

CIÊNCIAS DA NATUREZA – MATERIAIS SUSTENTÁVEIS: CONSTRUINDO UM MUNDO MAIS VERDE E CONSCIENTE

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


MATERIAIS SUSTENTÁVEIS: CONSTRUINDO UM MUNDO MAIS VERDE E CONSCIENTE

OLÁ, CRIANÇADA BONITA!

HOJE, VAMOS APRENDER SOBRE OS MATERIAIS QUE PODEMOS USAR PARA CONSTRUIR OBJETOS PARA O NOSSO DIA A DIA.

VOCÊS SABIAM QUE PODEMOS USAR DIFERENTES MATERIAIS PARA FAZER AS MESMAS COISAS? SIM, É VERDADE! POR EXEMPLO, PARA CONSTRUIR UMA CASINHA DE BONECA, PODEMOS USAR MADEIRA, PAPELÃO OU ATÉ MESMO PLÁSTICO. CADA MATERIAL TEM SUAS PRÓPRIAS VANTAGENS E DESVANTAGENS.

A MADEIRA É FORTE E RESISTENTE, PERFEITA PARA FAZER BRINQUEDOS QUE PRECISAM SER DURÁVEIS. MAS O PAPELÃO É LEVE E FÁCIL DE CORTAR, ÓTIMO PARA FAZER MÓVEIS EM MINIATURA. E O PLÁSTICO? ELE É FLEXÍVEL E PODE SER MOLDADO DE MUITAS FORMAS!

VAMOS COMPARAR MAIS UM EXEMPLO: UMA XÍCARA PARA BEBER ÁGUA. ELA PODE SER FEITA DE CERÂMICA, VIDRO OU PLÁSTICO. A CERÂMICA É BONITA E MANTÉM A ÁGUA FRESQUINHA, MAS É DELICADA. O VIDRO TAMBÉM É BONITO E FÁCIL DE LIMPAR, MAS PODE QUEBRAR SE CAIR E AINDA PODE NOS CAUSAR FERIMENTOS. JÁ O PLÁSTICO É RESISTENTE E SEGURO PARA CRIANÇAS.

AGORA É HORA DE USAR A IMAGINAÇÃO! QUE TAL PROPORMOS O USO DE DIFERENTES MATERIAIS PARA CONSTRUIR UM BRINQUEDO? PODEMOS FAZER UM CARRINHO USANDO PALITOS DE SORVETE, PAPELÃO E TAMPINHAS DE GARRAFA. OU UMA CASINHA USANDO CAIXAS DE SAPATO, TECIDOS E BOTÕES COLORIDOS. AS POSSIBILIDADES SÃO INFINITAS!  ENTÃO, VAMOS COLOCAR AS MÃOS NA MASSA E COMEÇAR A CONSTRUIR COM DIVERSOS MATERIAIS! LEMBREM-SE DE PENSAR SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE CADA MATERIAL ANTES DE COMEÇAR, E DIVIRTAM-SE CRIANDO COISAS NOVAS PARA BRINCAR TODOS OS DIAS.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

SEGUNDO O TEXTO, É VANTAJOSO UTILIZAR O PAPELÃO NA CONSTRUÇÃO DE OBJETOS POR SER

(A) RESISTENTE E DURÁVEL.

(B) FLEXÍVEL E FÁCIL DE MOLDAR.

(C) LEVE E FÁCIL DE CORTAR.

(D) IDEAL PARA MANTER A ÁGUA FRESCA POR MAIS TEMPO.

QUESTÃO 2

MUITAS CIDADES ESTÃO ENFRENTANDO O CALOR EXCESSIVO E PARA SE REFRESCAR, NADA COMO UM BOM PICOLÉ E UMA BOA PISCINA! PORÉM, AS CRIANÇAS QUANDO QUISEREM NADAR DEVERÃO

A) ENTRAR NA ÁGUA COM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO.

B) ENTRAR SOZINHAS NA PISCINA.

C) DEIXAR DE USAR O PROTETOR SOLAR.

D) ENTRAR NA PISCINA SEM VERIFICAR A TEMPERATURA DA ÁGUA.

QUESTÃO 3

QUAL MATERIAL VOCÊ ESCOLHERIA PARA CONSTRUIR UM BRINQUEDO E POR QUE? RESPONDA ATRAVÉS DE UMA ILUSTRAÇÃO.

QUESTÃO 4

ATIVIDADE: EXPLORANDO MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS

EXPLORE DIFERENTES MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS E REFLITA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE CADA MATERIAL.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • DIVERSOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO (PALITOS DE SORVETE, PAPELÃO, TAMPINHAS DE GARRAFA, CAIXAS DE SAPATO, TECIDOS, BOTÕES COLORIDOS, ETC.)
  • COLA, TESOURA E OUTROS MATERIAIS DE FIXAÇÃO
  • LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA OU TINTAS PARA DECORAR

PASSOS DA ATIVIDADE:

  1. RELEIA O TEXTO INICIAL DESTA ATIVIDADE.
  2. DISCUTA COM OS COLEGAS SOBRE OS MATERIAIS MENCIONADOS NO TEXTO E SUAS CARACTERÍSTICAS.
  3. EXPLORE AS CARACTERÍSTICAS DE CADA MATERIAL.
  4. REFLITA: “COMO VOCÊ DESCREVERIA A TEXTURA DESSE MATERIAL?” OU “VOCÊ ACHA QUE ESSE MATERIAL É MAIS RESISTENTE OU MAIS FRÁGIL?”
  5. COMPARTILHE SUAS IDEIAS SOBRE QUE TIPO DE BRINQUEDO GOSTARIA DE CONSTRUIR.
  6. INICIE A CONSTRUÇÃO DE SEUS BRINQUEDOS.

COMPARTILHE SEU BRINQUEDO COM O GRUPO E EXPLIQUE QUAIS MATERIAIS ESCOLHEU O POR QUÊ.


Autoria:Profª Danielle Assis Borges Fantini
FormaçãoGraduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo  

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação
– EducaçãoDocência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF02CI02-B) Comparar e propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano.    
Referência (s):Mendes, Denise [et.al]. Porta Aberta. Ciências da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: FTD, 2014.    

Yossef, Lina. Projeto Buriti – Ciências Humanas e da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2014.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)