ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
MATERIAIS SUSTENTÁVEIS: CONSTRUINDO UM MUNDO MAIS VERDE E CONSCIENTE
OLÁ, CRIANÇADA BONITA!
HOJE, VAMOS APRENDER SOBRE OS MATERIAIS QUE PODEMOS USAR PARA CONSTRUIR OBJETOS PARA O NOSSO DIA A DIA.
VOCÊS SABIAM QUE PODEMOS USAR DIFERENTES MATERIAIS PARA FAZER AS MESMAS COISAS? SIM, É VERDADE! POR EXEMPLO, PARA CONSTRUIR UMA CASINHA DE BONECA, PODEMOS USAR MADEIRA, PAPELÃO OU ATÉ MESMO PLÁSTICO. CADA MATERIAL TEM SUAS PRÓPRIAS VANTAGENS E DESVANTAGENS.
A MADEIRA É FORTE E RESISTENTE, PERFEITA PARA FAZER BRINQUEDOS QUE PRECISAM SER DURÁVEIS. MAS O PAPELÃO É LEVE E FÁCIL DE CORTAR, ÓTIMO PARA FAZER MÓVEIS EM MINIATURA. E O PLÁSTICO? ELE É FLEXÍVEL E PODE SER MOLDADO DE MUITAS FORMAS!
VAMOS COMPARAR MAIS UM EXEMPLO: UMA XÍCARA PARA BEBER ÁGUA. ELA PODE SER FEITA DE CERÂMICA, VIDRO OU PLÁSTICO. A CERÂMICA É BONITA E MANTÉM A ÁGUA FRESQUINHA, MAS É DELICADA. O VIDRO TAMBÉM É BONITO E FÁCIL DE LIMPAR, MAS PODE QUEBRAR SE CAIR E AINDA PODE NOS CAUSAR FERIMENTOS. JÁ O PLÁSTICO É RESISTENTE E SEGURO PARA CRIANÇAS.
AGORA É HORA DE USAR A IMAGINAÇÃO! QUE TAL PROPORMOS O USO DE DIFERENTES MATERIAIS PARA CONSTRUIR UM BRINQUEDO? PODEMOS FAZER UM CARRINHO USANDO PALITOS DE SORVETE, PAPELÃO E TAMPINHAS DE GARRAFA. OU UMA CASINHA USANDO CAIXAS DE SAPATO, TECIDOS E BOTÕES COLORIDOS. AS POSSIBILIDADES SÃO INFINITAS! ENTÃO, VAMOS COLOCAR AS MÃOS NA MASSA E COMEÇAR A CONSTRUIR COM DIVERSOS MATERIAIS! LEMBREM-SE DE PENSAR SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE CADA MATERIAL ANTES DE COMEÇAR, E DIVIRTAM-SE CRIANDO COISAS NOVAS PARA BRINCAR TODOS OS DIAS.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
SEGUNDO O TEXTO, É VANTAJOSO UTILIZAR O PAPELÃO NA CONSTRUÇÃO DE OBJETOS POR SER
(A) RESISTENTE E DURÁVEL.
(B) FLEXÍVEL E FÁCIL DE MOLDAR.
(C) LEVE E FÁCIL DE CORTAR.
(D) IDEAL PARA MANTER A ÁGUA FRESCA POR MAIS TEMPO.
QUESTÃO 2
MUITAS CIDADES ESTÃO ENFRENTANDO O CALOR EXCESSIVO E PARA SE REFRESCAR, NADA COMO UM BOM PICOLÉ E UMA BOA PISCINA! PORÉM, AS CRIANÇAS QUANDO QUISEREM NADAR DEVERÃO
A) ENTRAR NA ÁGUA COM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO.
B) ENTRAR SOZINHAS NA PISCINA.
C) DEIXAR DE USAR O PROTETOR SOLAR.
D) ENTRAR NA PISCINA SEM VERIFICAR A TEMPERATURA DA ÁGUA.
QUESTÃO 3
QUAL MATERIAL VOCÊ ESCOLHERIA PARA CONSTRUIR UM BRINQUEDO E POR QUE? RESPONDA ATRAVÉS DE UMA ILUSTRAÇÃO.
QUESTÃO 4
ATIVIDADE: EXPLORANDO MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS
EXPLORE DIFERENTES MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS E REFLITA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE CADA MATERIAL.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- DIVERSOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO (PALITOS DE SORVETE, PAPELÃO, TAMPINHAS DE GARRAFA, CAIXAS DE SAPATO, TECIDOS, BOTÕES COLORIDOS, ETC.)
- COLA, TESOURA E OUTROS MATERIAIS DE FIXAÇÃO
- LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA OU TINTAS PARA DECORAR
PASSOS DA ATIVIDADE:
- RELEIA O TEXTO INICIAL DESTA ATIVIDADE.
- DISCUTA COM OS COLEGAS SOBRE OS MATERIAIS MENCIONADOS NO TEXTO E SUAS CARACTERÍSTICAS.
- EXPLORE AS CARACTERÍSTICAS DE CADA MATERIAL.
- REFLITA: “COMO VOCÊ DESCREVERIA A TEXTURA DESSE MATERIAL?” OU “VOCÊ ACHA QUE ESSE MATERIAL É MAIS RESISTENTE OU MAIS FRÁGIL?”
- COMPARTILHE SUAS IDEIAS SOBRE QUE TIPO DE BRINQUEDO GOSTARIA DE CONSTRUIR.
- INICIE A CONSTRUÇÃO DE SEUS BRINQUEDOS.
COMPARTILHE SEU BRINQUEDO COM O GRUPO E EXPLIQUE QUAIS MATERIAIS ESCOLHEU O POR QUÊ.
Autoria: | Profª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – EducaçãoDocência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF02CI02-B) Comparar e propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano. |
Referência (s): | Mendes, Denise [et.al]. Porta Aberta. Ciências da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: FTD, 2014. Yossef, Lina. Projeto Buriti – Ciências Humanas e da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2014. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |