You are currently viewing Ciências da Natureza – Identificando Propriedades Físicas dos Materiais

Ciências da Natureza – Identificando Propriedades Físicas dos Materiais

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Identificando as propriedades físicas dos materiais

Você já parou para pensar por que alguns objetos flutuam na água enquanto outros afundam? Ou por que alguns materiais esquentam mais rápido do que outros? Bem, é exatamente isso que vamos explorar hoje!

Densidade: Imagine uma caixa cheia de penas e outra cheia de pedras do mesmo tamanho. A caixa de pedras seria muito mais pesada, certo? Isso acontece porque as pedras têm uma densidade maior do que as penas. A densidade é a quantidade de matéria que um objeto possui em relação ao seu volume.

Solubilidade: Já tentou dissolver açúcar em água para fazer um suco? A capacidade de uma substância se dissolver em outra é chamada de solubilidade. Nem todas as substâncias se dissolvem da mesma forma. Experimente dissolver sal e óleo na água para ver as diferenças!

Condutibilidade Térmica e Elétrica: Quando você encosta em uma panela quente, ela esquenta rapidamente, certo? Isso acontece porque o metal, que é um bom condutor térmico, transfere calor rapidamente. Da mesma forma, alguns materiais, como o metal, também conduzem eletricidade facilmente.

Respostas a Forças Magnéticas e Mecânicas: O ferro é atraído por ímãs, enquanto outros materiais, como o plástico, não são. Isso se deve às diferentes respostas dos materiais às forças magnéticas. Já a borracha estica quando aplicamos uma força, mostrando sua resposta a forças mecânicas.

OBSERVE A IMAGEM PARA RESPONDER AS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Entender características como densidade, solubilidade, condutibilidade térmica e elétrica nos guia em diversas situações, desde a seleção de utensílios domésticos até o desenvolvimento de novas tecnologias, garantindo uma convivência mais consciente e produtiva com os materiais que nos cercam.

A capacidade de uma substância se dissolver em outra faz parte da seguinte  propriedade física,

(A) densidade.

(B) solubilidade.

(C) condutibilidade térmica.

(D) elasticidade.

QUESTÃO 2

Um bom exemplo de condutor de eletricidade é o/a

(A) plástico.

(B) madeira.

(C) metal.

(D) papel.

QUESTÃO 3

Cite um exemplo de como a condutibilidade térmica é importante em sua vida cotidiana.

EXPERIMENTO

Experimento: Explorando as Propriedades dos Materiais

Objetivo: Identificar e comparar as propriedades físicas de diferentes materiais.

Materiais necessários:

• Diversos objetos de diferentes materiais (metal, plástico, madeira, vidro, papel, entre outros).
  • Água.
  • Um ímã.
  • Uma fonte de calor (por exemplo, uma vela ou um fósforo).
  • Uma bateria.
  • Fios condutores.

Procedimento:

Densidade: Encha um recipiente com água e selecione alguns objetos de diferentes materiais. Observe se os objetos vão flutuar ou afundar na água e, em seguida, coloque cada objeto no recipiente. Registre as observações e discuta por que alguns objetos flutuam enquanto outros afundam.

Solubilidade: Prepare um copo com água e escolha alguns materiais solúveis (sal, açúcar) e insolúveis (areia, óleo). Misture cada material na água e observe se eles se dissolvem ou não. Registre as observações e discuta as diferenças entre os materiais solúveis e insolúveis.

Condutibilidade térmica: Professor, exemplifique esta etapa.

Condutibilidade elétrica: Conecte um fio condutor a uma bateria e toque em diferentes materiais com a extremidade do fio. Observe se há alguma reação nos materiais. Registre as observações e discuta por que alguns materiais conduzem eletricidade enquanto outros não.

Respostas a forças magnéticas e mecânicas: Pegue um ímã e teste-o em vários objetos para ver quais são atraídos pelo ímã. Registre as observações e discuta por que alguns materiais são magnéticos enquanto outros não. Em seguida, aplique diferentes forças mecânicas (como dobrar, torcer, esticar) em objetos de diferentes materiais e observe suas respostas. Registre as observações e discuta as propriedades mecânicas dos materiais.

Conclusão: Após realizar todos os experimentos, discuta com o professor e colegas as descobertas e conclua sobre as diferentes propriedades físicas dos materiais testados. Reflita sobre a importância dessas propriedades em nosso dia a dia e na sociedade.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.
Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF05CI01-B) Identificar as propriedades físicas dos materiais: densidade, solubilidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas e mecânicas, entre outras.
Referência (s):BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.

FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.

Propriedades da Matéria. Toda Matéria, 2024. Disponível em: < Propriedades https://www.todamateria.com.br/propriedades-da-materia/da Matéria – Toda Matéria (todamateria.com.br)>. Acesso em: 12, mar. 2024.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).