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Ciências da Natureza – Grandezas entre o Sistema Solar, a galáxia e o universo

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


ALIEN, Aaron. Astronaut on background of Earth; ISS, moon. Canva. Download em 31/10/2023.

GRANDEZAS ENTRE O SISTEMA SOLAR, A GALÁXIA E O UNIVERSO

O Sistema Solar é composto por diversos elementos – como o Sol, oito planetas e suas luas, asteroides, cometas e uma série de outros corpos celestes menores. O Sol é uma estrela de tamanho mediano, é o centro do Sistema Solar e sua influência gravitacional mantém todos os outros corpos em órbita ao seu redor. Além dele, os planetas, incluindo a Terra, são os maiores membros do Sistema Solar e variam em tamanho, composição e características.

A distância média entre o Sol e o nosso planeta, chamada de Unidade Astronômica (UA), é de cerca de 93 milhões de milhas. Esse valor corresponde a aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Consideravelmente grande para os padrões terrestres, essa medida é apenas uma pequena fração do espaço. A vastidão do Sistema Solar se torna ainda mais evidente ao considerar que o planetoide e ex-nono-planeta Plutão está a mais de 39 UA do Sol, enquanto a Voyager 1, a sonda espacial mais distante da Terra, já percorreu mais de 150 UA desde o seu lançamento em 1977. 

Apesar dessas distâncias astronômicas destacarem a vastidão do espaço dentro do Sistema Solar, ele é apenas uma pequena parte de algo muito maior: a nossa galáxia, Via Láctea. Ela é uma vasta coleção de estrelas, sistemas solares e uma infinidade de objetos celestes. Sua forma espiral, com braços que se estendem pelo espaço e abrigam a maioria das estrelas que podemos ver a olho nu à noite. 

A extensão da via Láctea é tão grande que a luz, que viaja a uma velocidade incrível de aproximadamente 299.792.458 metros por segundo, leva cerca de 100 mil anos para atravessá-la de um lado ao outro. Assim, a luz de muitas estrelas que vemos no céu, à noite, pode ter viajado por dezenas de milhares de anos-luz antes de chegar aos nossos olhos.

Ao reconhecermos que o nosso Sistema Solar é apenas um ponto minúsculo em uma vastidão cósmica, é ainda mais intrigante notarmos que a Via Láctea é apenas uma das bilhões de galáxias que compõem o universo observável. Ele contém bilhões de trilhões de estrelas, galáxias e incontáveis objetos cósmicos. Assim, as distâncias entre galáxias são medidas em milhões de anos-luz, e a luz emitida por essas galáxias leva milhões ou até bilhões de anos para viajar até nós. Quando olhamos para galáxias distantes no espaço, estamos, na verdade, olhando para uma época em que o universo era muito mais jovem.

Essa compreensão da vastidão do universo nos convida a refletir sobre nosso lugar no cosmos. Somos uma espécie que habita um planeta em uma galáxia entre bilhões de galáxias, nos encorajando a proteger nosso planeta, a nossa casa.

QUESTÃO 1

De forma simplificada, dizemos que o Sistema Solar é composto por uma estrela – o Sol, oito planetas, além de seus satélites naturais. A órbita que tais corpos celestes fazem em torno do Sol ocorre devido

(A) à dinâmica do Universo, em que corpos se movimentam de forma elíptica. 
(B) à força gravitacional que o Sol exerce sobre os outros corpos celestes.
(C) à lei da inércia, em que um corpo tende a permanecer em movimento.
(D) ao fato de que o Sol é uma estrela que está no centro do Universo.

QUESTÃO 2

Podemos afirmar que uma unidade astronômica (UA) corresponde 

(A) aos extremos da galáxia Via Láctea.
(B) à distância entre Mercúrio a Netuno.
(C) ao diâmetro do Sol: nossa estrela.
(D) à distância entre o Sol e a Terra.

QUESTÃO 3

A tabela a seguir representa as distâncias entre planetas e o Sol, em unidades astronômicas (UA).  

A partir dos dados que a tabela apresenta, é possível concordar que

(A) a Terra é o planeta central do Sistema Solar.
(B) Marte é o planeta mais próximo da Terra.
(C) o planeta Vênus é o mais próximo da Terra.
(D) os planetas mais distantes do Sol são rochosos.

QUESTÃO 4

Sobre a Unidade Astronômica e os anos-luz, analise as frases a seguir:

I. As Unidades Astronômicas (UA) são mais frequentemente usadas para distâncias no Sistema Solar.
II. Um ano-luz é a distância que a luz percorre durante um ano (cerca de 9,46 trilhões de quilômetros).
III. A Unidade Astronômica é uma medida relacionada a distâncias, e os anos-luz relacionam-se a velocidades.
IV. Uma Unidade Astronômica corresponde a 150 milhões de quilômetros, ou seja: um ano-luz.

Podemos afirmar que as frases corretas são:

(A) I e II.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) III e IV.

QUESTÃO 5

Vitor Ramil é músico, compositor e escritor brasileiro, nascido em Pelotas, Rio Grande do Sul. Sua carreira musical é marcada pela fusão de elementos da música popular brasileira com influências do folclore gaúcho e da música internacional, resultando em um algo único e inovador. Uma de suas canções, “Estrela, estrela” interpretada por Milton Nascimento, no álbum “E a Gente Sonhando”, de 2010. leia atentamente as suas duas primeiras estrofes:

“Estrela, estrela
Como ser assim
Tão só, tão só
E nunca sofrer
Brilhar, brilhar
Quase sem querer
Deixar, deixar
Ser o que se é“

Estrela, estrela, de Vitor Ramil

A) Podemos ter a certeza de que as estrelas que vemos no céu noturno ainda existem? Por que?

B) É possível afirmar que uma estrela está só? Explique a sua resposta.


AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente curricularCiências da Natureza
Habilidade(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar, Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores, assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia, a Via Láctea, e dela no Universo: apenas uma galáxia dentre bilhões.
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 16/06/2023.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 16/06/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.

INOVAÇÃO Tecnológica. Unidade Astronômica agora é um valor fixo. Inovação tecnológica. Disponível em <https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=unidade-astronomica-distancia-entre-terra-sol&id=020130120918>. Acesso em 01/11/2023.

PLANETÁRIO ITINERANTE. Oficina Unidades de Medidas Astronômicas. Universidade Federal de São João Del Rei. Disponível em <https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/dcnat/Unidades%20de%20Medidas%20Astronomicas>. Acesso em 01/11/2023.