You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – FONTE DE ENERGIA – CADEIA ALIMENTAR

CIÊNCIAS DA NATUREZA – FONTE DE ENERGIA – CADEIA ALIMENTAR

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Fonte de Energia – Cadeia Alimentar

A fotossíntese é um processo pelo qual as plantas produzem alimento e energia para crescer. Para realizá-la, as plantas usam a luz do sol, água e dióxido de carbono. A partir desses ingredientes, a planta produz açúcar e oxigênio. O açúcar é usado como alimento e a energia é armazenada nas células das plantas. Além disso, as plantas também liberam oxigênio na atmosfera, que é essencial para a respiração dos seres vivos.

A cadeia alimentar é a maneira como os seres vivos se alimentam e transferem energia uns aos outros. Nela há: produtores, consumidores e decompositores. Os produtores, como as plantas, produzem seu próprio alimento através da fotossíntese. Os consumidores, como os animais, se alimentam dos produtores ou de outros animais. Os decompositores, como as bactérias e os fungos, decompõem os restos de plantas e animais mortos, retornando os nutrientes para o solo para que as plantas possam utilizá-los novamente.

Em suma, a fotossíntese é um processo vital para a vida na Terra, permitindo que as plantas convertam energia solar em alimento e oxigênio, essenciais para a sobrevivência de outros seres vivos, e é através da cadeia alimentar, que essa  energia, e os nutrientes, são transferidos entre os produtores, consumidores e decompositores, mantendo o equilíbrio dos ecossistemas e a diversidade da vida. Compreender esses processos biológicos é fundamental para a conservação da natureza e para garantir a sustentabilidade do planeta.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: < https://pixabay.com/pt/illustrations/presa-crocodilo-alce-cervo-p%c3%a2ntano-7778723/>. Acesso em: 12 abr. 2023.

QUESTÃO 1

De acordo com o texto, o que é a fotossíntese? Marque com X a alternativa correta.

(A) É o processo pelo qual as plantas produzem alimentos e energia.

(B) É o processo pelo qual os animais se alimentam uns dos outros.

(C) É o processo pelo qual as plantas absorvem oxigênio.

(D) Nenhuma das opções acima está correta.

QUESTÃO 2

Qual é a diferença entre produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar? Marque com X a alternativa correta.

(A) Produtores produzem seu próprio alimento, consumidores se alimentam de outros seres vivos e decompositores transformam matéria orgânica em nutrientes.

(B) Produtores se alimentam de outros seres vivos, consumidores produzem seu próprio alimento e decompositores transformam nutrientes em matéria orgânica.

(C) Produtores e consumidores produzem seu próprio alimento, enquanto decompositores transformam luz solar em nutrientes.

(D) Produtores produzem nutrientes para os consumidores e decompositores, enquanto consumidores se alimentam de outros seres vivos e decompositores transformam nutrientes em luz solar.

QUESTÃO 3

Releia o texto e depois desenhe uma cadeia alimentar completa.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.
Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF04CI04-A) Reconhecer o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos pelas plantas e algas, por meio da fotossíntese.   (EF04CI04-B) Descrever e distinguir a forma de alimentação dos seres produtores, consumidores e decompositores.
Referência (s):Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

CADEIA ALIMENTAR, Toda Matéria, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/cadeia-alimentar/>. Acesso em: 22, jan. 2024.

Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)