You are currently viewing Ciências da Natureza – Fases da Lua

Ciências da Natureza – Fases da Lua

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

FASES DA LUA

Ao contemplarmos o firmamento, deparamo-nos com a presença da Lua em suas distintas fases, sendo elas: Lua Nova, Lua Quarto Crescente, Lua Cheia e Lua Quarto Minguante.

Durante a Lua Nova, a visão da lua é obstruída, pois encontra-se alinhada entre o Sol e a Terra. Nesse período, a porção iluminada pelo Sol está voltada para longe do nosso planeta, justificando a impossibilidade de sua apreciação.

No estágio de Lua Quarto Crescente, testemunhamos a gradual manifestação da “Lua crescendo” no céu. Essa evolução na percepção lunar é viabilizada pelos movimentos de rotação, translação e revolução que caracterizam a órbita lunar.

Durante a fase de Lua Cheia, os habitantes terrestres são arrebatados pela esplêndida visão da lua em sua plenitude luminosa, uma experiência marcante e cativante.

Por fim, alcançamos a etapa de Lua Quarto Minguante, marcando o início do declínio lunar, encerrando assim um ciclo de aproximadamente 28 dias.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: canva.com

QUESTÃO 1

Segundo o texto, durante qual fase lunar a Lua não é visível para os habitantes da Terra devido à sua posição entre o Sol e o planeta? Assinale a alternativa correta.

a) Lua Quarto Crescente

b) Lua Cheia

c) Lua Nova

d) Lua Quarto Minguante

QUESTÃO 2

O que marca o início do declínio lunar e encerra um ciclo de aproximadamente 28 dias, conforme mencionado no texto? Assinale a alternativa correta.

a) Lua Quarto Crescente

b) Lua Cheia

c) Lua Nova

d) Lua Quarto Minguante

QUESTÃO 3

No dia 20 de julho de 1969 alguns astronautas desceram na Lua e puderam observar que lá não há: ar, água, plantas e nem vida.

Ao observar a afirmação acima e refletir sobre esse corpo celeste responda:

Afinal, qual a função da Lua?

QUESTÃO 4

A Lua gira ao redor da Terra, e a Terra gira em torno do Sol. Dessa forma, a Lua também gira em torno do Sol.

Ligue o conceito que corresponde a cada movimento da Lua. Se necessário, pesquise a resposta.

QUESTÃO 5

Mas como a Lua brilha se ela não tem luz própria? Aprendemos que isso é possível graças à luz solar que reflete sobre ela. Após essa reflexão, responda:

a) Quantas fases principais têm a Lua?

(   ) 28      (   ) 4     (   ) 15

b) A fase em que podemos enxergar a Lua em sua totalidade é:

(   ) Lua Quarto Minguante    (   ) Lua Cheia     (   ) Lua Nova

c) As quatro fases da Lua duram aproximadamente:

(   ) 7,5 dias    (   ) 28 dias    (   ) 30 dias     (   ) 40 dias

QUESTÃO 6

A cada semana, observe o céu e veja como está a Lua. Após, ilustre a fase observada nos espaços abaixo:

SAIBA MAIS

Você sabe quem é o dono da Lua? Não?! Para saber sobre essa e outras curiosidades desse satélite aperte o play.

Canal Prof.ª Danielle Assis. “Lua e suas curiosidades”. Disponível em: <https://youtu.be/jVz8tv-KvkU>. Acesso em 20, nov. 2023.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF04CI11-A) Identificar as fases da Lua, destacando sua influência no cotidiano.
Referências:FASES DA LUA, Instituto Nacional de Meteorologia, 2022. Disponível em: <https://portal.inmet.gov.br/paginas/luas>. Acesso em: 20, nov. 2023.

LUA, Brasil Escola, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/lua.htm>. Acesso em: 20, nov. 2023.

LUA, Mundo Educação Uol, 2022. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/lua.htm.>. Acesso em: 20, nov. 2023.
Documento curricular:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)