You are currently viewing Ciências da Natureza: FASES DA LUA E ECLIPSES

Ciências da Natureza: FASES DA LUA E ECLIPSES

Esta videoaula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Foi veiculada na TV no dia 14/10/2021 e aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, estudaremos sobre o Sistema Solar, mais especificamente a relação entre três astros presentes ali: Sol, Terra e Lua. Você conhecerá os movimentos realizados pela Terra e Lua, resultando em fenômenos que observamos daqui, na crosta terrestre. Entenderemos como o formato esferoide, a rota elíptica e o eixo inclinado da Terra influenciam nesses fenômenos.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA FASES DA LUA E ECLIPSES

Ciências da Natureza – 9º Ano – Ensino Fundamental – Professora Mariana Araguaia

Na videoaula acima, aprendemos que o Sol é uma estrela, já que possui luz e calor próprios. Sua massa, muito grande, faz com que planetas e satélites naturais orbitem em torno dele. Em relação à Terra, ela realiza movimentos anti-horários em torno de si mesma, denominados rotação; e também a translação, executada em torno do Sol. A rotação ocorre no período de aproximadamente um dia e a translação, em um ano. A translação, assim como o eixo inclinado da Terra, permitem que em determinados meses do ano ocorram uma das quatro estações. Enquanto no hemisfério Norte há a primavera, no hemisfério Sul temos o outono. Da mesma forma, enquanto em um desses dois hemisférios há verão, no outro há o inverno (e vice-versa).

Entendemos que a Lua executa um movimento em torno de si mesma (rotação) e ao redor da Terra (revolução). Nesse sentido, de acordo com a incidência solar que iluminará ou não determinada área da Lua, podemos ver daqui da Terra cada uma das suas quatro fases.

Compreendemos que eclipses ocorrem quando astros se alinham e um deles se interpõe a outro frente à fonte de luz. Quando a Lua não recebe a luz do Sol por ser sombreada pela Terra, nomeamos esse fenômeno de eclipse lunar. Quando é a Lua que bloqueia a visão do Sol, temos o eclipse solar.

ATIVIDADE 1

Na videoaula, estudamos alguns aspectos sobre o Sistema Solar, assim como a interação entre a Terra, seu satélite natural (Lua) e a estrela do nosso sistema (Sol), certo?! Agora, você fará a relação entre alguns conceitos no jogo online, disponibilizado no link abaixo. Para seu professor de Ciências acompanhar o seu aprendizado, você deverá clicar em “show answers” e tirar um print ou uma fotografia das suas respostas, ou ainda, você pode copiar no seu caderno de Ciências cada uma das perguntas, com suas respectivas respostas.

Fases da Lua e Eclipses – Find the match (wordwall.net)

ATIVIDADE 2

Para aprender mais sobre as estações do ano e as fases da Lua, assista ao vídeo e leia o texto que estão disponibilizados abaixo:

VÍDEO SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO

TEXTO SOBRE AS FASES DA LUA

Escala Musical (ufrgs.br)

ATIVIDADE 3

Baseado em tudo que aprendeu na atividade anterior, responda em seu caderno:

• Identifique em que estação do ano estamos no dia de hoje e suas principais características;
  • Faça um desenho esquemático representando a relação entre o Sol e a Terra, no nosso hemisfério, nessa estação do ano na qual estamos;
  • Aponte a fase da Lua estamos no dia de hoje e faça um desenho esquemático, representando a disposição do Sol, da Terra e da Lua nessa fase.

ATIVIDADE 4

De acordo com os conceitos desenvolvidos até aqui, faça um folheto informativo com um dos temas:

• Tema 1 – As estações do ano: como ocorrem e suas características;
  • Tema 2 – As fases da Lua: quais são e como ocorrem;
  • Tema 3 – Eclipses: suas características e diferenças;

Esse material pode ser feito no seu caderno, em uma folha branca ou em formato digital. Veja um exemplo de folheto informativo digital, postado no Instagram da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia:

Use sua criatividade e, se possível, divulgue o seu folheto nas suas redes sociais, marcando o perfil da @smegoiania!

ATIVIDADE 5

Estudar aspectos referentes aos astros, além de muito instigante, também nos ajuda a compreender muito do que ocorre aqui, na crosta terrestre. Você sabia, por exemplo, que a Lua exerce atração sobre as águas oceânicas, em especial quando estamos na Lua Cheia? Não é incrível?! Conheça mais sobre o tema lendo o texto indicado escrito por Lorraine Fiuza, que está disponibilizado no link abaixo:

Efeito Maré: A Lua influencia os mares? | GPET Física (unicentro.br)

Mediante a leitura do texto, responda em seu caderno como a Lua influencia os mares. Bom trabalho!

Até a próxima aula!

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018.

Componente CurricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante
(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
Complementar
(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do
ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.