You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Explorando as sombras: conexões entre a luz solar, movimento terrestre e orientação espacial

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Ao utilizar o Sol como nossa fonte de luz, podemos observar formas variadas de sombras projetadas pelos objetos. Em diferentes horários do dia, elas se estendem ou encurtam, ganhando diferentes formas. Essas mudanças estão diretamente relacionadas ao movimento da Terra em torno do Sol.

À medida que a Terra gira, a posição do Sol no céu muda, criando diferentes ângulos de luz e, consequentemente, diferentes formas de sombras. Ao observarmos uma vara vertical, também conhecida como gnômon, notamos que suas sombras apontam para direções específicas em diferentes momentos do dia.

Comparando essas indicações com os pontos cardeais de uma bússola, podemos entender como as sombras nos auxiliam na orientação.

A posição e comprimento da sombra projetada pelo relógio solar (gnômon), por exemplo, oferecem indicações precisas das horas do dia. Pela manhã, a sombra da vara se estende em direção ao leste; ao meio-dia, aponta para o norte; à tarde, direciona-se para o oeste; e durante a noite, aponta para o sul. Assim, ao utilizar o Sol como fonte de luz, não apenas iluminamos nosso ambiente, mas também revelamos um relógio cósmico.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: canva.com

QUESTÃO 1

É possível observar diversas formas de sombras. Por que as sombras dos objetos mudam ao longo do dia? Assinale a alternativa correta.

a) Porque a Lua influencia a forma das sombras.

b) Devido ao movimento da Terra em torno do Sol.

c) Porque os objetos mudam de forma constantemente.

d) Todas as alternativas estão corretas.

QUESTÃO 2

Localize no texto a resposta para a seguinte questão: Qual direção as sombras de uma vara apontam ao meio-dia? Assinale a alternativa correta.

a) Sul

b) Leste

c) Norte

d) Oeste

QUESTÃO 3

Explique como as sombras de uma vara podem ser utilizadas para determinar os pontos cardeais.

QUESTÃO 4

Escolha um objeto com uma forma definida (por exemplo, uma árvore, uma caixa, ou até mesmo um colega).

Posicione-se ao ar livre em diferentes horários do dia (manhã, tarde e fim de tarde).

Registre as formas variadas das sombras do objeto no espaço abaixo, anotando ao lado em qual horário foi feita a observação.

Responda ao final: O que você notou sobre as sombras em diferentes horários?

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF04CI09-A) Verificar as formas variadas das sombras de objetos, utilizando o Sol como fonte de luz, em diferentes horários do dia, relacionando as formas ao movimento da Terra em relação ao Sol.

(EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
Referências:Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

PONTOS CARDEAIS, Brasil Escola, 2023. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm>. Acesso em: 20, nov. 2023.

RELÓGIO DE SOL, Toda Matéria, 2023. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/relogio-de-sol/ >. Acesso em: 20, nov. 2023.

Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.
Documento curricular:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)