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CIÊNCIAS DA NATUREZA – Explorando as propriedades dos materiais

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Explorando as propriedades dos materiais

Os materiais que nos cercam exibem uma variedade de propriedades físicas que podem ser observadas em nossa vida cotidiana. Essas propriedades incluem densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade, etc.). Neste texto, exploraremos exemplos de fenômenos da vida cotidiana que evidenciam essas propriedades e aprenderemos como elas são relevantes em nossas atividades diárias.

A densidade de um material é a relação entre a sua massa e o seu volume. Vamos analisar um exemplo relacionado à densidade:

Quando você coloca um ovo na água, ele afunda, mas quando adiciona sal à água, o ovo flutua. Isso ocorre porque o ovo é mais denso que a água pura, mas a adição de sal aumenta a densidade da água, fazendo com que o ovo flutue.

A condutibilidade térmica de um material determina a rapidez com que ele conduz calor.

Ao cozinhar, você pode notar que uma panela de metal esquenta mais rapidamente do que uma panela de plástico. Isso ocorre porque os metais têm alta condutibilidade térmica, enquanto o plástico tem baixa condutibilidade térmica.

As propriedades físicas dos materiais desempenham um papel crucial em nossas vidas cotidianas. Ao compreendermos como essas propriedades afetam os materiais ao nosso redor, podemos tomar decisões informadas e tirar o máximo proveito deles em diferentes situações. Este conhecimento nos ajuda a cozinhar, construir, criar e interagir com o mundo de maneira mais eficaz e segura.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: http://canva.com

QUESTÃO 1

Releia o texto, observe a imagem acima e responda: por que o ovo flutua quando você adiciona sal à água? Assinale a alternativa correta.

a) O ovo torna-se menos denso.

b) A água torna-se mais densa.

c) O ovo torna-se mais leve.

d) A água torna-se menos densa.

e) Devido a condutividade elétrica na água, o ovo flutua.

QUESTÃO 2

Explique como a densidade dos materiais está relacionada ao fenômeno observado com o ovo e a água salgada.

QUESTÃO 3

De acordo com a autora, por que uma panela de metal esquenta mais rapidamente do que uma panela de plástico? Assinale a alternativa correta.

a) O metal possui uma temperatura mais alta.

b) O metal tem maior capacidade de retenção de calor.

c) O metal tem maior condutibilidade térmica.

d) O metal é mais leve que o plástico.

e) O metal é um ímã, por isso atrai a eletricidade.

QUESTÃO 4

Explique como a condutibilidade térmica dos materiais pode influenciar nossas escolhas na cozinha e em outras atividades diárias.

QUESTÃO 5

Atividade Experimental: Investigando a Densidade de Líquidos

Objetivo: O objetivo deste experimento é explorar a densidade de diferentes líquidos com base na observação do comportamento de objetos sólidos quando submersos nesses líquidos.

Materiais Necessários:

– Uma seleção de líquidos (água, óleo vegetal, mel, refrigerante, etc.)

– Diversos objetos sólidos pequenos (pequenos cubos de madeira, parafusos, bolinhas de gude, etc.)

– Um recipiente transparente alto o suficiente para submergir completamente os objetos sólidos.

– Régua

– Balança (opcional)

Procedimento:

  1. Escolha três ou mais líquidos diferentes da lista de materiais necessários.
  2. Encha o recipiente transparente com um dos líquidos até que esteja quase cheio.
  3. Coloque um dos objetos sólidos escolhidos no líquido e observe o que acontece. Registre suas observações detalhadamente.
  4. Repita os passos 2 e 3 com os outros líquidos e objetos sólidos escolhidos.
  5. Anote os resultados e organize-os em uma tabela, incluindo o nome do líquido, o tipo de objeto sólido e a observação do comportamento do objeto no líquido.
  6. Opcionalmente, você pode usar uma balança para medir a massa dos objetos sólidos antes e depois de serem submersos em diferentes líquidos para investigar as mudanças na massa.

Questão Experimental:

Com base nos resultados deste experimento, responda à seguinte pergunta:

Como as diferentes densidades dos líquidos afetaram o comportamento dos objetos sólidos quando submersos nesses líquidos? Liste exemplos específicos de líquidos e objetos e explique como as densidades se relacionam às observações feitas.

Dicas:

– Lembre-se de que a densidade é a relação entre a massa e o volume de um material. Como essa relação se manifestou em seus resultados?

– Considere também a flutuabilidade e a tendência de um objeto submerso a afundar ou flutuar em diferentes líquidos.

– Você pode pesquisar as densidades conhecidas dos líquidos utilizados para confirmar suas observações e resultados.

Ótimo experimento!


Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.  
Referências:BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.  

FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.  

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.  

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MATERIAIS, NOVA ESCOLA, 2023. Disponível em: <https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/5ano/ciencias/sequencia/propriedades-fisicas-dos-materiais/313>. Acesso em 02, out. 2023.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)