You are currently viewing Ciências da Natureza: ESTRUTURA ATÔMICA

Ciências da Natureza: ESTRUTURA ATÔMICA

Olá, educando (a)!Esta videoaula de  Ciências da Natureza  para 9º Ano/ Agrupamento I do Ciclo da Adolescência  – foi veiculada na TV no dia 19/08/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, você aprenderá o conceito de matéria e compreenderá a relação entre célula, molécula e átomo. Conhecerá alguns cientistas que ao longo do tempo propuseram modelos atômicos, saberá quais são as regiões que os átomos apresentam, quais são as suas partículas e suas respectivas cargas elétricas, assim como a relação entre essas informações e a tabela periódica.

Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em <https://tinyurl.com/kjbn8ry8>.

Assista a videoaula abaixo com a temática: ESTRUTURA ATÔMICA

9º ano – Ciências da Natureza – Professora Mariana Araguaia

Na videoaula acima, aprendemos que matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa espaço, sendo formada por átomos.

Conhecemos alguns modelos atômicos propostos ao longo do tempo, reconhecendo que na atualidade costumamos estudar sob a perspectiva dos cientistas Rutherford e Bohr.

Compreendemos que os átomos possuem partículas negativas, que são os elétrons, situados na eletrosfera; assim como aquelas que são neutras (nêutrons) e positivas (prótons), localizadas no núcleo do átomo.

Pontuamos que a carga elétrica de um átomo está relacionada à quantidade de elétrons que ele adquire ou perde, e que a organização dos elementos químicos na tabela periódica depende do número atômico que apresentam, ou seja, sua quantidade de prótons.

ATIVIDADE 1

Como foi pontuado na videoaula, tudo o que existe ao nosso redor é formado por moléculas, cuja “matéria-prima” é o átomo. Assim, no seu caderno de Ciências, esquematize uma molécula de água, indicando quais são os átomos que formam essa molécula.

ATIVIDADE 2

Visite o site indicado a seguir e pesquise na tabela periódica qual é o elemento químico que possui 8 prótons. Posteriormente, anote no seu caderno, o nome desse elemento químico, seu símbolo e massa.

https://ptable.com/?lang=pt#Propriedades

ATIVIDADE 3

Sobre o mesmo elemento químico da questão anterior, faça no seu caderno, um desenho esquemático de um átomo que o representa, indicando o núcleo e a eletrosfera. Não se esqueça de inserir os elétrons de acordo com a distribuição apresentada no site que você visitou na atividade 02. Caso ache necessário, faça uma pesquisa para verificar como é a estrutura desse átomo.

ATIVIDADE 4

Considerando que a quantidade de nêutrons de um átomo é obtida subtraindo o valor da sua massa pela quantidade de prótons, calcule quantos nêutrons há no elemento químico que você pesquisou na atividade 02. Lembre-se, o valor da massa desse átomo, arredondado, é igual a 16.


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018.

Componente CurricularHabilidade
Ciências da NaturezaEstruturante
(EF08CI02-A) Identificar a estrutura atômica, suas partículas e cargas, relacionando-as com a eletricidade.