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Ciências da Natureza – É possível a existência de vida fora da Terra?

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.

O avanço tecnológico, com a consequente descoberta de substâncias orgânicas e água líquida em planetas do Sistema Solar sugere que, quem sabe, poderemos ter notícias sobre a existência de outras formas de vida fora da Terra – inclusive fora do nosso sistema planetário. Porém, para tal, seria necessário um conjunto de condições básicas, além da ação do acaso, tal como ocorreu no nosso planeta.

Vamos refletir sobre esse tema?

Disponível em <https://pxhere.com/pt/photo/1264940>. Acesso em nov. 2022.

QUESTÃO 1

Habitabilidade planetária é a condição mínima necessária para que seja possível a existência de vida em algum corpo celeste. São elas todas as descritas a seguir, exceto:

A) temperatura média que possibilita a existência de água no estado líquido.
B) fonte de energia para a manutenção do metabolismo.
C) presença de gases nobres.
D) estabilidade e tempo necessário (bilhões de anos).

QUESTÃO 2

Ainda sobre a habitabilidade planetária, observe a imagem abaixo:

A) De acordo com o que verificou, considerando também a localização do planeta Terra, responda: quais planetas têm maior probabilidade de apresentarem temperatura mais viável à vida? Por qual motivo?

B) Além da temperatura, que outro fator deve ser considerado como favorável ou não à vida, ao analisarmos a distância entre o planeta e o Sol?

QUESTÃO 3

O grande físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking, falecido em 2018, foi um grande cientista, com substanciais contribuições para a ciência e para a divulgação científica. Leia uma declaração dada por ele sobre a espécie humana e o futuro do nosso planeta, para o El País:

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/29/opinion/1443544467_754871.html

A) Você concorda com o cientista de que, no futuro, viver na Terra pode se tornar inviável? Justifique a sua resposta.

B) Na atualidade, é possível que algum ser vivo terrestre possa viver na Lua ou, por exemplo, em Marte? Quais elementos seriam essenciais para que isso fosse possível?

QUESTÃO 4

Você já ouviu falar na Agência Espacial Brasileira (AEB)? Realize uma pesquisa, abrangendo a sua localização, o porquê de seu Centro de Lançamento ser um dos melhores posicionados do mundo e quais atividades têm sido desenvolvidas na atualidade. Compartilhe os resultados com seus colegas, em uma roda de conversa organizada pelo seu professor de Ciências.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-9o-ano/


SAIBA MAIS

O Universo é vasto, infinito! Apesar disso, as distâncias entre os planetas do Sistema Solar também são significativa, fazendo com que – pelo menos por enquanto – não possamos visitá-los. Porém, podemos conhecer mais sobre eles de outras formas, como ao assistir o vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, sobre os nomes dos planetas do nosso sistema.

Canal Mariana Araguaia. Origem dos nomes dos planetas do Sistema Solar. Disponível em https://youtu.be/tyK4-Qp8trc. Acesso em nov. 2022.
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).

ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em fev. 2022.
HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.