Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
VIDA FORA DA TERRA
O avanço tecnológico, com a consequente descoberta de substâncias orgânicas e água líquida em planetas do Sistema Solar sugere que, quem sabe, poderemos ter notícias sobre a existência de outras formas de vida além da Terra – inclusive fora do nosso sistema planetário. Porém, para tal, seria necessário um conjunto de condições básicas, além da ação do acaso, tal como ocorreu no nosso planeta. Essas condições mínimas para a existência de vida em outros corpos celestes são essenciais para qualquer discussão sobre habitabilidade planetária.
Para que um corpo celeste seja considerado potencialmente habitável, deve-se atender a diversos critérios que sustentam a vida como a conhecemos. Primeiramente, a presença de água líquida é fundamental. A água é um solvente universal, crucial para as reações bioquímicas. Em nosso Sistema Solar, já encontramos evidências de água líquida, como nas “luas” Europa e Encélado: satélites de Júpiter e Saturno, respectivamente , além de possíveis reservatórios em Marte. Essas descobertas são promissoras, pois indicam ambientes onde a vida poderia, teoricamente, prosperar.
Outro elemento vital é a presença de uma atmosfera adequada. A atmosfera não só proporciona os gases necessários para processos vitais, como oxigênio e gás carbônico, mas também protege a superfície do planeta contra radiações nocivas e impactos de meteoritos. Marte, por exemplo, tem uma atmosfera muito fina e composta principalmente de gás carbônico, o que seria insuficiente para suportar a vida, como a conhecemos, sem que recorrêssemos a intervenções tecnológicas significativas.
A temperatura também desempenha um papel crucial. A zona habitável de uma estrela, conhecida como “zona cachinhos dourados”, é a região onde as temperaturas são adequadas para a existência de água líquida. Planetas que orbitam dentro dessa área, como a Terra no nosso Sistema Solar, têm maior probabilidade de serem habitáveis. Assim, exoplanetas localizados na zona habitável de suas estrelas são alvos primordiais na busca por vida extraterrestre.
A estabilidade geológica e climática, além da composição química do solo e da atmosfera , também são importantes. Portanto, são necessários elementos químicos como o carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que são “blocos de construção da vida”.
Finalmente, uma fonte de energia é indispensável. Na Terra, a principal fonte de energia para a maioria das formas de vida é a luz solar, que possibilita a fotossíntese, juntamente com a água e o gás carbônico.
Enquanto buscamos por vida em outros planetas, a compreensão dessas condições mínimas nos guia na seleção de alvos para investigação. A exploração de Marte, a busca por exoplanetas na zona habitável e a análise das luas geladas de Júpiter e Saturno são esforços que se beneficiam do nosso entendimento das condições que tornam a Terra habitável.
QUESTÃO 1
Habitabilidade planetária é a condição mínima necessária para que seja possível a existência de vida em algum corpo celeste. Nesse sentido, analise as frases a seguir, verificando quais delas são habilidades planetárias. Marque com “V” ou “F”, para aquelas que são ou não são, respectivamente.
( ) Temperatura média para haver água no estado líquido.
( ) Fonte de energia, para a manutenção do metabolismo.
( ) Presença de gases nobres, para composição dos seres vivos.
( ) Estabilidade e tempo necessário, este em bilhões de anos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses é
(A) V, V, V e V.
(B) V, V, F e F.
(C) V, F, V e V.
(D) V, V, F e V.
QUESTÃO 2
Ainda sobre a habitabilidade planetária, observe a imagem abaixo:
A) De acordo com o que verificou, considerando também a localização do planeta Terra, responda: quais planetas têm maior probabilidade de apresentarem temperatura mais viável à vida? Por qual motivo?
B) Além da temperatura, que outro fator deve ser considerado como favorável ou não à vida, ao analisarmos a distância entre o planeta e o Sol? Explique.
Leias as informações a seguir para responder às questões 3 e 4:
O grande físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking, falecido em 2018, contribuiu substancialmente para a ciência e para a divulgação científica. Em declaração dada por ele sobre a espécie humana e o futuro do nosso planeta, para o El País, disse:
QUESTÃO 3
Você concorda com o cientista de que, no futuro, viver na Terra pode se tornar inviável? Justifique a sua resposta.
QUESTÃO 4
Na atualidade, não é possível que algum ser vivo terrestre possa viver na Lua ou, por exemplo, em Marte. Para que isso fosse possível, seria necessário condições tais como
(A) nutrientes, gás carbônico e temperatura adequada.
(B) proteção contra radiação e gás carbônico.
(C) gás oxigênio, gás carbônico e gás hélio.
(D) gás oxigênio e pressão atmosférica adequada.
SAIBA MAIS
O Universo é vasto, infinito! Apesar disso, as distâncias entre os planetas do Sistema Solar também são significativa, fazendo com que – pelo menos por enquanto – não possamos visitá-los. Porém, podemos conhecer mais sobre eles de outras formas, como ao assistir o vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, sobre os nomes dos planetas do nosso sistema.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares. |
Referências | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 16/06/2023. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 16/06/2023. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. |