You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – DISTÚRBIOS NUTRICIONAIS

CIÊNCIAS DA NATUREZA – DISTÚRBIOS NUTRICIONAIS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Conscientização Nutricional: Caminhos para uma Vida Saudável

A nutrição adequada é essencial para o crescimento saudável e o desenvolvimento adequado de bebês aos mais de idade. Porém, distúrbios nutricionais como obesidade e subnutrição estão se tornando cada vez mais comuns. Nesta atividade, vamos refletir sobre a importância dos hábitos alimentares e da prática de atividade física na prevenção e no tratamento desses distúrbios, incentivando uma mudança positiva em nossas vidas.

Primeiro, vamos analisar nossos próprios hábitos alimentares. Cada um de nós terá a tarefa de registrar, durante três dias consecutivos, todas as refeições e lanches que consumimos. Isso inclui o tipo de alimento, a quantidade e o horário das refeições. No final dos três dias, vamos refletir sobre nossos registros e identificar padrões alimentares positivos e negativos.

Agora que temos nossos registros, é hora de refletir sobre eles. Vamos observar se estamos consumindo uma variedade adequada de alimentos, incluindo frutas, legumes, proteínas e cereais integrais. Além disso, vamos verificar se estamos consumindo alimentos processados e ricos em gorduras e açúcares em excesso. Durante uma discussão em sala de aula, teremos a oportunidade de compartilhar nossas reflexões e experiências, bem como aprender com os hábitos alimentares uns dos outros.

Agora que estamos conscientes dos nossos hábitos alimentares, é hora de estabelecer metas realistas para melhorar nossa nutrição. Com base nas reflexões e discussões, cada aluno deverá definir duas metas pessoais. Por exemplo, podemos nos comprometer a incluir uma porção de frutas ou vegetais em cada refeição, limitar o consumo de alimentos processados ou estabelecer horários regulares para as refeições. Em seguida, vamos criar um plano de ação detalhado, identificando as etapas necessárias para alcançar nossas metas.

Ao final desta atividade, esperamos que todos tenham adquirido uma maior consciência sobre a importância da nutrição adequada. Juntos, podemos fazer escolhas mais saudáveis e criar um ambiente favorável à promoção de hábitos alimentares equilibrados e à prática de atividade física regular. Vamos iniciar essa jornada rumo a uma vida mais saudável e feliz!

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/ab%c3%b3bora-vegetais-outono-cesta-1768857>. Acesso em: 16 maio 2023.

QUESTÃO 1

De acordo com a autora, qual é o objetivo da atividade descrita no texto?

(A) Refletir sobre a importância dos hábitos alimentares e da prática de atividade física.

(B) Aprender sobre a história da nutrição.

(C) Descobrir novas receitas saudáveis.

(D) Identificar os alimentos mais saborosos.

QUESTÃO 2

Durante a atividade proposta no texto, o que os alunos devem registrar?

(A) As atividades físicas realizadas durante três dias consecutivos.

(B) O tipo de alimento consumido, a quantidade e o horário das refeições durante três dias consecutivos.

(C) Os programas de TV que assistiram durante três dias consecutivos.

(D) Os brinquedos que brincaram durante três dias consecutivos.

QUESTÃO 3

Por que é importante refletir sobre nossos hábitos alimentares?

QUESTÃO 4

Quais são as possíveis metas pessoais que você pode definir para melhorar sua nutrição?

QUESTÃO 5

Elabore uma dieta rica em nutrientes, para uma pessoa saudável, a partir das informações estudadas.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Referência (s):ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, Toda Matéria, 2023. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/alimentacao-saudavel/>. Acesso em: 17 abr. 2023.

BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.

FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.

TRANSTORNOS ALIMENTARES, Toda Matéria, 2023. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/principais-transtornos-alimentares/>. Acesso em: 15 maio 2023.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)