You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – DIFERENTES RELAÇÕES ALIMENTARES

CIÊNCIAS DA NATUREZA – DIFERENTES RELAÇÕES ALIMENTARES

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

DIFERENTES RELAÇÕES ALIMENTARES

O Cerrado é um dos biomas mais importantes do Brasil, conhecido por sua rica biodiversidade e por ser uma das regiões mais importantes para a conservação da fauna e flora brasileira. O conhecimento sobre as diferentes relações alimentares que ocorrem neste ecossistema é fundamental para entender como a energia e a matéria são transferidas entre os organismos vivos.

As relações alimentares são divididas em três grupos: produtores, consumidores e decompositores. Os produtores são seres autotróficos, que produzem sua própria energia a partir da fotossíntese. No Cerrado, exemplos de produtores incluem as plantas típicas do bioma, como o pequi, o buriti e o jatobá.

Os consumidores são seres heterotróficos, que obtêm sua energia a partir da ingestão de outros seres vivos. Eles são divididos em três categorias: herbívoros, carnívoros e onívoros. Os herbívoros se alimentam de plantas, os carnívoros se alimentam de outros animais e os onívoros se alimentam tanto de plantas quanto de animais. No Cerrado, exemplos de consumidores incluem o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e o tucano.

Os decompositores são seres que quebram a matéria orgânica em componentes menores, liberando nutrientes de volta para o solo. Esses nutrientes são então reutilizados pelas plantas, fechando o ciclo da matéria. No Cerrado, exemplos de decompositores incluem as bactérias, fungos e vermes.

No Cerrado, uma teia alimentar típica pode incluir várias cadeias alimentares interconectadas. Um exemplo é a teia alimentar que envolve o tamanduá-bandeira, que pode se alimentar tanto de formigas (herbívoro) quanto de cupins (carnívoro). Além disso, outras espécies também se alimentam de formigas e cupins, como o tatu-canastra e a anta, criando múltiplas cadeias alimentares que se entrelaçam.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/cobra-corrente-linha-terr%c3%a1rio-491577>. Acesso em: 09 maio 2023.

QUESTÃO 1

De acordo com o texto, quais são os três grupos de relações alimentares presentes no ecossistema do Cerrado? Sublinhe a alternativa correta.

(A) Carnívoros, herbívoros e onívoros.

(B) Produtores, consumidores e decompositores.

(C) Animais, plantas e microrganismos.

(D) Predadores, presas e decompositores.

QUESTÃO 2

Qual é a importância do conhecimento sobre as diferentes relações alimentares no ecossistema do Cerrado? Marque um X na alternativa correta.

(A) Para entender como as espécies se reproduzem.

(B) Para determinar a quantidade de água necessária para a sobrevivência das espécies.

(C) Para entender como a energia e a matéria são transferidas entre os organismos vivos.

(D) Para determinar a quantidade de luz solar necessária para a sobrevivência das espécies.

QUESTÃO 3

Releia o texto e responda: Por que o conhecimento sobre as relações alimentares no ecossistema do Cerrado é fundamental para sua conservação?

QUESTÃO 4

Qual é a importância do Cerrado para a biodiversidade brasileira?

QUESTÃO 5

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.
Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF04CI04-C) Identificar diferentes relações alimentares, associando ao ciclo da matéria e fluxo de energia na natureza, por meio de exemplos de cadeias e teias alimentares que ocorrem no Cerrado.

(EF04CI04-D) Representar cadeias e teias alimentares com espécies do Cerrado, identificando-os como seres produtores, consumidores e decompositores.
Referências: Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

CADEIA ALIMENTAR, Biologia Net, 2023. Disponível em: <https://www.biologianet.com/ecologia/cadeia-alimentar.htm#:~:text=A%20cadeia%20alimentar%20representa%20uma,forma%20como%20ele%20se%20alimenta.>. Acesso em: 08, mai. 2023.

Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.

TEIA ALIMENTAR, Toda Matéria, 2023. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/teia-alimentar/>. Acesso em: 08, mai. 2023.