You are currently viewing Ciências da Natureza: DIFERENÇA ENTRE CLIMA E TEMPO

Ciências da Natureza: DIFERENÇA ENTRE CLIMA E TEMPO

Esta videoaula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Foi veiculada na TV no dia 13/10/2021 e aqui no Portal Conexão Escola, está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, estudaremos as características do tempo e do clima, entendendo em quais pontos esses conceitos se aproximam e em quais tornam-se diferentes. Além disso, pontuaremos acerca dos eventos que determinam as condições atmosféricas de uma determinada região, finalizando com as características do tempo e clima em Goiânia-Goiás.

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DIFERENÇA ENTRE CLIMA E TEMPO

Ciências da Natureza – 8º Ano – Ensino Fundamental – Professora Mariana Araguaia

Na videoaula acima, aprendemos que o tempo, estudado pela meteorologia, é a condição atmosférica predominante em um determinado momento. Já o clima está relacionado às características atmosféricas predominantes em uma região, sendo estudado pela climatologia. Portanto, o clima pode ser considerado uma sucessão de tempos atmosféricos. Entendemos que eventos climáticos, fatores astronômicos e fatores geográficos influenciam nos eventos atmosféricos, resultando em diferenças na umidade, pressão, quantidade e característica das nuvens, precipitação e formação ou não de arco-íris. Pontuamos que em Goiânia, Goiás, o mês de outubro tende a ser chuvoso; e que o clima da região apresenta verão chuvoso e inverno seco.

ATIVIDADE 1

Na videoaula, você pôde conhecer o que é tempo e clima, bem como a semelhança e diferença entre esses dois conceitos, não foi mesmo?! Vamos então verificar o que apreendeu? Realize a atividade que está apresentada em forma de jogo e disponibilizada no link abaixo. Atenção! Para seu professor de Ciências acompanhar o seu aprendizado, ao final da atividade online, você deverá clicar em “show answers” e tirar um print ou uma fotografia das suas respostas. Outra opção é copiar no seu caderno de Ciências cada uma das perguntas, com suas respectivas respostas, apresentadas no “show answers”. Certo?! Bom jogo!

Qual é a diferença entre clima e tempo? – Find the match (wordwall.net)

ATIVIDADE 2

Compreender aspectos referentes ao clima e tempo nos auxilia na programação do nosso dia a dia e, também, nas reflexões referentes às nossas atitudes e escolhas que podem interferir nessas duas variáveis. Nesse sentido, você sabe no que consiste e quais são as semelhanças e diferenças entre efeito estufa e aquecimento global? Assista ao vídeo abaixo, do canal do Senado federal, e aprenda mais sobre o assunto:

Disponível em: O que causa o aquecimento global – YouTube

ATIVIDADE 3

De acordo com o vídeo estudado na atividade anterior, responda no seu caderno:

• Qual é a diferença entre efeito estufa e aquecimento global?
  • Quais são os principais gases poluentes da atmosfera que elevam a temperatura da Terra?
  • Quais são as consequências do aquecimento global?
  • Cite medidas para reduzir/frear a emissão de gases de efeito estufa e limitar as mudanças climáticas.

ATIVIDADE 4

De acordo com os conceitos desenvolvidos até aqui, faça um folheto informativo com o tema “aquecimento global e como fazer a nossa parte”. Explique o que é tempo e clima, associe esses fatores com o aquecimento global e efeito estufa e evidencie como nossas atitudes e escolhas podem interferir nessas variáveis. Esse material pode ser feito no seu caderno, em uma folha branca ou em formato digital. Veja um exemplo de folheto informativo digital, postado no Instagram da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia:

Use sua criatividade e, se possível, divulgue o seu folheto nas suas redes sociais, marcando o perfil da @smegoiania! Essa simples ação pode salvar o planeta, afinal, as informações contidas no seu material pode incentivar outras pessoas a mudarem de atitude para combater o aquecimento global. Faça a sua parte!

ATIVIDADE 5

Você sabia que em certas espécies de répteis, o sexo dos filhotes pode ser determinado pela temperatura? Leia o texto “Macho ou fêmea” do site “O Tempo”, disponibilizado no link abaixo e saiba mais sobre o assunto:

Macho ou fêmea? | SUPER NOTICIA (otempo.com.br)

Baseado neste texto, reflita sobre os possíveis impactos do aquecimento global, ao longo do tempo, na determinação do sexo das tartarugas. O que essa mudança pode influenciar nas populações desses animais? Escreva, em seu caderno, suas conclusões.

Até a próxima aula!

Referencial BibliográficoCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018.
 HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018.

Componente CurricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante:
(EF08CI14-A) Reconhecer a diferença entre clima e tempo, observando essa diferença no estado de Goiás.
Complementares:
(EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.