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Ciências da Natureza – Desenvolvimento científico e tecnológico

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.


Imagem 1: Medicamentos.  Freepik. Disponível em <https://br.freepik.com/fotos-gratis/mao-de-vista-superior-com-pilulas_7593485.htm#query=medicamentos&position=6&from_view=search&track=sph>. Acesso em 05/05/2023.

DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

A ciência e a tecnologia têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de medicamentos sintéticos. Esses medicamentos têm o potencial de tratar doenças complexas, como câncer e doenças crônicas, e promover a saúde em geral. Sem os avanços científicos, muitas doenças seriam difíceis de serem tratadas de forma efetiva, prejudicando a qualidade de vida das pessoas. Além disso, os materiais sintéticos em geral são amplamente utilizados, por exemplo, na fabricação de roupas, eletrônicos, embalagens e muitos outros produtos que usamos diariamente.

Os materiais sintéticos são produzidos a partir de matérias-primas naturais, como o petróleo, e são produzidos em laboratórios utilizando técnicas avançadas e conhecimentos científicos. Incluem uma ampla variedade de substâncias, como plásticos, borrachas sintéticas, fibras artificiais e diversos compostos químicos. Eles são projetados para ter características específicas, como resistência, flexibilidade, durabilidade, entre outras propriedades desejadas para atender às necessidades humanas em diferentes setores, como na indústria, construção civil, moda, eletrônica, saúde, entre outros.

É importante ter consciência dos impactos socioambientais associados à produção de materiais sintéticos. A exploração das matérias-primas necessárias para a fabricação desses produtos, como petróleo e minerais, podem causar danos ao meio ambiente, além de esgotar recursos naturais não renováveis. Além disso, o processo de fabricação pode gerar resíduos químicos e poluentes que precisam ser tratados cuidadosamente para evitar a contaminação do ar, da água e do solo.

Diante desses desafios, pesquisadores estão empenhados em encontrar soluções. Novos materiais estão sendo apresentados, utilizando fontes de energia renováveis ​​e tecnologias mais limpas. Além disso, a redução do desperdício, além da reutilização e a reciclagem de materiais têm sido incentivadas, minimizando as consequências negativas.

Como indivíduos, também podemos contribuir para mitigar os impactos socioambientais desses materiais, como a redução do desperdício e o descarte correto. Devemos também buscar informações sobre os produtos que consumimos, dando preferência aos que são produzidos de forma mais sustentável.

QUESTÃO 1

Sobre a produção de medicamentos e materiais sintéticos, podemos afirmar que

(A) ocorre, exclusivamente, a partir do uso de recursos naturais renováveis.
(B) são criados em laboratórios, geralmente utilizando tecnologias avançadas.
(C) têm como matéria-prima produtos reaproveitáveis ou mesmo recicláveis.
(D) não causam impacto ambiental nem social, pois são bastante tecnológicos.

QUESTÃO 2

Os materiais sintéticos revolucionaram a vida humana, uma vez que são altamente versáteis e adequados para uma variedade de aplicações. O petróleo e matéria-prima de diversos produtos que fazem parte do nosso dia a dia, como brinquedos e copos plásticos, cosméticos, pneus, asfalto, produtos de limpeza, roupas (como as de nylon), pesticidas e até remédios. Nesse sentido, por que, apesar de ser tão presente em nossas vidas, o uso de derivados de petróleo é geralmente questionado e até mesmo criticado?

QUESTÃO 3

Leia com atenção o trecho a seguir, da matéria de capa da 281ª edição da Revista Fapesp. A autoria é de Yuri Vasconcelos.

Reutilizar, substituir, reciclar

Pesquisadores em todo o mundo tentam criar alternativas aos plásticos sintéticos. Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP), a química Bianca Chieregato Maniglia criou durante o mestrado e o doutorado filmes plásticos biodegradáveis a partir de resíduos da produção de óleo de babaçu e da extração de pigmento de cúrcuma. “Esses filmes têm potencial para ser usados como embalagens bioativas, pois contêm compostos fenólicos que conferem propriedades antioxidantes e antimicrobianas, ajudando na conservação dos alimentos”, conta a engenheira agroindustrial Delia Rita Tapia Blácido, que supervisionou a pesquisa.

Uma vantagem do biofilme da USP é utilizar resíduos agroindustriais como matéria-prima. “Esses materiais, de baixo custo, são normalmente descartados como se fossem lixo. Mas têm potencial para aplicação tecnológica”, diz Maniglia. Fabricantes de cosméticos, alimentos e produtos têxteis já demonstraram interesse pelo biopolímero, em fase final de desenvolvimento. “Nosso plástico ainda não consegue competir com o convencional principalmente por causa de sua alta capacidade de absorver umidade. Mas estamos trabalhando nisso.”

Na Unicamp, o físico Munir Salomão Skaf, diretor do Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP, e o pesquisador Rodrigo Leandro Silveira integraram uma equipe internacional que desenvolveu uma enzima, a PETase, que degrada com eficiência o PET usado na fabricação de garrafas. Metade da produção anual brasileira desse plástico, estimada em 520 mil toneladas, não é reciclada e vai parar em aterros, lixões ou na natureza.

VASCONCELOS, Yuri. Reutilizar, substituir, reciclar. Pesquisa Fapesp. 281 ed. Jul. 2010. Disponível em <https://revistapesquisa.fapesp.br/reutilizar-substituir-degradar>. Acesso em 05/05/2023.

Sobre os impactos ambientais dos plásticos sintéticos e as alternativas ao seu uso, é correto afirmar que 

(A) filmes plásticos biodegradáveis dificultam a conservação de alimentos.
(B) o biofilme feito de resíduos agroindustriais não absorvem bem a umidade.
(C) só os profissionais vinculados a indústrias são capazes de realizar pesquisas.
(D) plásticos sintéticos são úteis à humanidade, mas são pouco reciclados.

QUESTÃO 4

A ciência e a tecnologia têm o potencial de trazer diversos benefícios para a humanidade, mas também podem gerar impactos negativos. Alguns desses efeitos incluem desigualdades sociais, desemprego e dependência tecnológica. Você concorda com essa afirmativa? Argumente, defendendo o seu ponto de vista e apresentando situações que o exemplificam.


Autoria:Mariana Araguaia
Formação:Ciências Biológicas
Componente curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
Referências:

CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em 08/04/2024.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: . Acesso em 08/04/2024.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.

VASCONCELOS, Yuri. Reutilizar, substituir, reciclar. Pesquisa Fapesp. 281 ed. Jul. 2010. Disponível em <https://revistapesquisa.fapesp.br/reutilizar-substituir-degradar>. Acesso em 05/05/2023.