You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Descobrindo como as doenças se espalham por microrganismos

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

DESCOBRINDO COMO AS DOENÇAS SE ESPALHAM POR MICRORGANISMOS

Olá, crianças curiosas! Hoje, vamos embarcar em uma aventura emocionante para descobrir como os microrganismos podem nos fazer ficar doentes e como podemos evitar essas travessuras. Vamos começar nossa jornada!

Os Quatro Vilões

Microrganismos são como pequenos vilões invisíveis que podem nos fazer ficar doentes. Existem quatro tipos principais: fungos, bactérias, protozoários e vírus. Cada um deles tem suas próprias maneiras de nos atacar.

Fungos são como os mestres da disfarça. Eles adoram crescer em lugares úmidos e escuros, como os cantos dos armários e entre os dedos dos pés! Quando nos atacam, causam coceira e manchas na pele, como o pé de atleta. Como você acha que podemos evitar esses vilões?

Bactérias são como pequenos exércitos que invadem nosso corpo. Elas podem nos fazer tossir e espirrar, causando doenças como resfriados e infecções de garganta. Que hábitos você acha que podemos praticar para manter esses exércitos longe de nós?

Protozoários são como aventureiros que adoram nadar em água suja. Eles podem nos dar dor de barriga e febre se bebermos água contaminada. Como você acha que podemos garantir que a água que bebemos seja segura?

Vírus são causadores de doenças também. Eles entram nas nossas células e as fazem trabalhar para eles. Isso nos deixa com febre e dor no corpo. Como você acha que podemos nos proteger desses vilões invisíveis?

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em canva.com

QUESTÃO 1

Segundo o texto, qual é a diferença entre fungos, bactérias, protozoários e vírus em termos de como eles nos fazem ficar doentes? Assinale a alternativa correta.

(A) Todos eles nos fazem ficar doentes da mesma maneira, atacando nossas células diretamente.

(B) Fungos e bactérias causam doenças respiratórias, enquanto protozoários e vírus causam doenças do trato gastrointestinal.

(C) Fungos crescem em locais úmidos, enquanto bactérias nos fazem espirrar e tossir.

(D) Protozoários nos fazem ter febre, enquanto vírus causam manchas na pele.

(E) Cada tipo de microrganismo tem suas próprias maneiras de nos atacar e nos causar doenças, como coceira na pele, febre, dor de barriga ou tosse.

QUESTÃO 2

Onde os fungos gostam de crescer e por que isso pode ser ruim para nossa saúde? Assinale a alternativa correta.

(A) Fungos gostam de crescer em alimentos, e isso é ruim porque eles tornam a comida mais saborosa.

(B) Fungos gostam de crescer em lugares úmidos e escuros, como entre os dedos dos pés, e isso pode causar coceira e manchas na pele.

(C) Fungos preferem crescer em locais ensolarados, o que pode prejudicar nossa pele.

(D) Fungos não têm preferência por onde crescem, eles são inofensivos para nossa saúde.

(E) Fungos crescem principalmente em água potável, o que pode tornar difícil encontrá-los e evitá-los.

QUESTÃO 3

Como você acha que podemos ensinar outras pessoas, como seus amigos ou familiares, a se protegerem contra esses microrganismos? Produza um cartaz para responder a essa questão.

QUESTÃO 4

Se você fosse um cientista, que tipo de ferramentas você usaria para estudar esses microrganismos e como eles nos afetam? Pinte as respostas corretas.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF04CI08-A) Identificar as formas de transmissão de doenças causadas por microrganismos, diferenciando os agentes causadores: fungos, bactérias, protozoários e vírus.
Referências:Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II Ensino Fundamental Anos Iniciais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em: 29, ago. 2023.

Microrganismos: o que são e tipos, Toda Matéria, 2023. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/microrganismos/>. Acesso em: 29, ago. 2023.
Documento curricular:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)