You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – DESCOBRINDO AS ESTRELAS NO CÉU

CIÊNCIAS DA NATUREZA – DESCOBRINDO AS ESTRELAS NO CÉU

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Descobrindo as Estrelas no Céu

Imagine-se em uma noite estrelada, olhando para o céu e se perguntando o que as estrelas estão tentando nos dizer. Bem-vindos a uma empolgante aventura de aprendizado sobre as constelações, verdadeiros contos cósmicos que se desenrolam bem acima de nós!

As constelações são como peças de um quebra-cabeça gigante desenhado no céu noturno. São grupos de estrelas que, quando conectadas, formam figuras reconhecíveis. Cada cultura tem suas próprias histórias e nomes para esses padrões celestiais.

Olhando para o céu, você pode descobrir a constelação Pégaso, o Cavalo Alado. Imagine um cavalo celestial voando pelo cosmos. Pégaso é uma constelação do outono, frequentemente visível nas noites frescas. Suas estrelas formam a figura de um “quadrado celestial” que simboliza a cabeça e o corpo do cavalo.

O Cão Maior é outra constelação intrigante. Procurar pela estrela Sirius, a estrela mais brilhante no céu noturno, é uma maneira divertida de encontrar essa constelação. Na mitologia grega, o Cão Maior era o leal cão de caça de Orion, o Caçador.

Se você estiver em uma região onde o Cruzeiro do Sul é visível, não deixe de conferir essa constelação distinta. Nas noites de verão, você pode identificar quatro estrelas brilhantes que formam um “cruzeiro” no céu. Essa constelação é muito associada ao hemisfério sul e é uma das mais famosas do nosso céu noturno.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: https://www.canva.com/

QUESTÃO 1

De acordo com a autora, o que é constelação?

QUESTÃO 2

As constelações são como livros celestiais, prontos para serem explorados por mentes curiosas.

A principal característica das constelações mencionada no texto são os

(A) objetos celestes que orbitam a Terra.

(B) grupos de estrelas que formam figuras reconhecíveis no céu.

(C) planetas visíveis a olho nu.

(D) cometas que passam pelo sistema solar.

QUESTÃO 3

Cada conjunto de estrelas conta uma história única, uma ligação com o passado e uma inspiração para o futuro. A constelação associada ao Cavalo Alado é a

(A) Cão Maior.

(B) Cruzeiro do Sul.

(C) Orion.

(D) Pégaso.

QUESTÃO 4

Imagine que você está em uma noite estrelada, olhando para o céu. Escolha uma das constelações mencionadas no texto (Pégaso, Cão Maior ou Cruzeiro do Sul) e crie uma história curta que explique como essa constelação foi formada e por que ela é importante para a mitologia. Lembre-se de usar sua imaginação e criatividade para dar vida à sua narrativa!

QUESTÃO 5

Interprete o texto que você criou na questão anterior por meio de uma bela ilustração.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
Referência (s):BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.

CONSTELAÇÕES, Brasil Escola, UOL 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/constelacoes.htm>. Acesso em: 05 fev. 2024.

CONSTELAÇÕES, Astro,  UFRGS 2024. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/const.htm>. Acesso em: 05 fev. 2024.

FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).