ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Descobrindo as Estrelas no Céu
Imagine-se em uma noite estrelada, olhando para o céu e se perguntando o que as estrelas estão tentando nos dizer. Bem-vindos a uma empolgante aventura de aprendizado sobre as constelações, verdadeiros contos cósmicos que se desenrolam bem acima de nós!
As constelações são como peças de um quebra-cabeça gigante desenhado no céu noturno. São grupos de estrelas que, quando conectadas, formam figuras reconhecíveis. Cada cultura tem suas próprias histórias e nomes para esses padrões celestiais.
Olhando para o céu, você pode descobrir a constelação Pégaso, o Cavalo Alado. Imagine um cavalo celestial voando pelo cosmos. Pégaso é uma constelação do outono, frequentemente visível nas noites frescas. Suas estrelas formam a figura de um “quadrado celestial” que simboliza a cabeça e o corpo do cavalo.
O Cão Maior é outra constelação intrigante. Procurar pela estrela Sirius, a estrela mais brilhante no céu noturno, é uma maneira divertida de encontrar essa constelação. Na mitologia grega, o Cão Maior era o leal cão de caça de Orion, o Caçador.
Se você estiver em uma região onde o Cruzeiro do Sul é visível, não deixe de conferir essa constelação distinta. Nas noites de verão, você pode identificar quatro estrelas brilhantes que formam um “cruzeiro” no céu. Essa constelação é muito associada ao hemisfério sul e é uma das mais famosas do nosso céu noturno.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
De acordo com a autora, o que é constelação?
QUESTÃO 2
As constelações são como livros celestiais, prontos para serem explorados por mentes curiosas.
A principal característica das constelações mencionada no texto são os
(A) objetos celestes que orbitam a Terra.
(B) grupos de estrelas que formam figuras reconhecíveis no céu.
(C) planetas visíveis a olho nu.
(D) cometas que passam pelo sistema solar.
QUESTÃO 3
Cada conjunto de estrelas conta uma história única, uma ligação com o passado e uma inspiração para o futuro. A constelação associada ao Cavalo Alado é a
(A) Cão Maior.
(B) Cruzeiro do Sul.
(C) Orion.
(D) Pégaso.
QUESTÃO 4
Imagine que você está em uma noite estrelada, olhando para o céu. Escolha uma das constelações mencionadas no texto (Pégaso, Cão Maior ou Cruzeiro do Sul) e crie uma história curta que explique como essa constelação foi formada e por que ela é importante para a mitologia. Lembre-se de usar sua imaginação e criatividade para dar vida à sua narrativa!
QUESTÃO 5
Interprete o texto que você criou na questão anterior por meio de uma bela ilustração.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduada em: – Pedagogia e graduanda em Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite. |
Referência (s): | BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. CONSTELAÇÕES, Brasil Escola, UOL 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/constelacoes.htm>. Acesso em: 05 fev. 2024. CONSTELAÇÕES, Astro, UFRGS 2024. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/const.htm>. Acesso em: 05 fev. 2024. FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO). |