You are currently viewing Ciências da Natureza – De que maneira a rotação e translação influenciam nos fenômenos terrestres?
earth space sun galaxy scene

Ciências da Natureza – De que maneira a rotação e translação influenciam nos fenômenos terrestres?

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.

A Terra é terceiro planeta mais próximo ao Sol e, tal como seus “vizinhos de Sistema”, realiza movimentos. Os dois movimentos cujas consequências são mais explícitas para nós são a rotação e a translação. Acredita-se que ambos os movimentos ocorrem em consequência do processo de formação da Terra e dos demais astros, possibilitando por exemplo os dias e noites, os anos terrestres e as estações do ano.

Vamos refletir sobre esse tema?

Fonte: Freepik. Disponível em https://br.freepik.com/vetores-gratis/sol-do-espaco-da-terra_29108715.htm. Acesso em out. 22.

QUESTÃO 1

A Terra, assim como os demais planetas, realiza movimentos. Os dois principais são a rotação e a translação. Veja abaixo, com atenção, um mapa mental sobre o movimento de rotação. A seguir, complete o mapa mental referente ao movimento de translação, seguindo o modelo.

Imagem 1: Rotação

Fonte: Canva. Editado por Mariana Araguaia.

Fonte: Canva. Editado por Mariana Araguaia.

QUESTÃO 2

Ao observarmos o céu ao longo do dia, temos a impressão de que o Sol se move do Leste para o Oeste. Porém, você já sabe que trata-se do movimento aparente do Sol, em consequência do movimento de rotação da Terra. Reflita e responda por meio de desenho esquemático: por qual motivo esse movimento aparente é do Leste para o Oeste, e não o contrário? 

QUESTÃO 3

Leia a seguir um trecho adaptado do texto “O lado Oculto da Lua”, do Espaço do Conhecimento, da UFMG:

Fonte: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/o-lado-oculto-da-lua/

Como é possível que só possamos observar, da Terra, uma face da Lua? Pense, reflita, discuta com seus colegas, pesquise e elabore sua(s) hipótese(s).

QUESTÃO 4

A imagem a seguir apresenta um equívoco no que diz respeito à Terra em relação ao Sol.4

Imagem 3: Sol e Terra

Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em: https://tinyurl.com/vjbs8wtb 

A) O que está incorreto na imagem? Por meio de desenho esquemático faça a devida correção dessa representação

B) Quais seriam as consequências observáveis caso a Terra e o Sol passassem a se relacionar da maneira com que a imagem dessa questão se apresenta?

C) A forma correta dessa relação, representada por você, resulta em quais fenômenos? Explique a sua resposta.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-8o-ano/


SAIBA MAIS

Você sabia que, nas regiões mais extremas da Terra, é possível ver o Sol durante a noite? Conheça o Sol da meia-noite, assistindo ao vídeo abaixo, da professora Mariana Araguaia.

Canal Mariana Araguaia. Sol da meia-noite. Disponível em https://youtu.be/Hb2K5PUmXH0 Acesso em dez. 2022.

Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em fev. 2022.
HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.