Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental

ROTAÇÃO, TRANSLAÇÃO E INCLINAÇÃO DO EIXO DA TERRA
A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol e, assim como os outros planetas do Sistema Solar, está em movimento constante. Os dois mais perceptíveis para nós são a rotação e a translação. Juntos à inclinação do eixo terrestre, eles explicam fenômenos do cotidiano, como os dias e noites e as estações do ano.
A rotação é o movimento que a Terra faz em torno de si mesma, ao longo de um eixo imaginário que liga o polo Norte ao polo Sul. Ela dura aproximadamente 24 horas, ou, de forma mais precisa, 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos. Esse movimento está diretamente relacionado à alternância entre dia e noite. Quando um lado do planeta está voltado para o Sol, recebe iluminação e calor; o outro lado permanece no escuro. A rotação também ajuda a compreender por que o Sol, a Lua e as estrelas parecem se mover no céu de Leste para Oeste: é apenas um movimento aparente, resultado da rotação da Terra no sentido contrário, de Oeste para Leste.
Já a translação é o movimento da Terra ao redor do Sol, percorrendo uma órbita em forma de elipse. Essa volta dura cerca de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Como esse tempo é quase seis horas maior que o calendário comum de 365 dias, a cada quatro anos esse acúmulo gera aproximadamente 24 horas. Para corrigir a diferença, acrescentamos um dia ao mês de fevereiro: é o chamado ano bissexto. Esse ajuste mantém o calendário alinhado ao ciclo da Terra em torno do Sol.
Sozinha, a translação não explica as estações do ano. O que realmente faz diferença é a inclinação do eixo de rotação da Terra, de cerca de 23,5 graus em relação ao plano da órbita. Essa inclinação faz com que, ao longo do ano, cada hemisfério receba a energia solar de modo desigual, tanto em intensidade quanto em tempo de exposição.
Nesse sentido, é importante conhecer dois conceitos importantes: o solstício e o equinócio. O primeiro acontece quando os raios solares incidem de forma mais direta sobre um dos trópicos, produzindo a maior diferença entre a duração do dia e da noite. É nesse momento que começa o verão em um hemisfério e o inverno no outro. Já o equinócio ocorre quando a radiação solar incide diretamente sobre a linha do Equador, deixando dias e noites praticamente iguais nos dois hemisférios. Ele marca o início da primavera e do outono.
Esses fenômenos podem ser mais fáceis de compreender com um experimento simples. Imagine uma lanterna representando o Sol, uma bola de isopor como a Terra e um palito atravessando a bola para indicar o eixo. Primeiro, gire a bola em torno de si mesma, mantendo a lanterna parada: uma parte ficará iluminada, enquanto a outra ficará no escuro, representando dia e noite. Depois, mova a bola em volta da lanterna, sem mudar a inclinação do eixo: em alguns momentos, um hemisfério ficará mais iluminado que o outro, mostrando de forma clara como acontecem as estações do ano.

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Experimento movimentos e inclinação da Terra. Sora. Criado em 18/09/2025.
Há outro ponto, curioso: quando observamos a Lua no céu, percebemos mudanças em seu formato iluminado: são as suas fases. É possível também verificar que seus contornos parecem sempre familiares, mesmo ela também estando em movimento. Se tanto a Terra quanto a Lua estão girando, por que temos essa impressão? Essa é uma questão instigante que a ciência já explica, que vale a pena refletir e discutir.
A observação dos movimentos da Terra e da Lua não é apenas um exercício de astronomia: ajuda a compreender a passagem do tempo, a organização do calendário, o clima e até a forma como enxergamos o céu, influenciando diretamente a nossa vida.
Assista ao vídeo “Rotação, translação e inclinação do eixo da Terra”:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
A imagem a seguir apresenta um equívoco no que diz respeito à Terra em relação ao Sol.

A) O que está incorreto na imagem? Por meio de desenho esquemático faça a devida correção dessa representação
B) Quais seriam as consequências observáveis caso a Terra e o Sol passassem a se relacionar da maneira com que a imagem dessa questão se apresenta?
C) A forma correta dessa relação, representada por você, resulta em quais fenômenos? Explique a sua resposta.
QUESTÃO 2
A Terra, assim como os demais planetas, realiza movimentos. Os dois principais são a rotação e a translação. Veja abaixo, com atenção, um mapa mental sobre o movimento de rotação. A seguir, complete o mapa mental referente ao movimento de translação, seguindo o modelo.
Imagem 1: Rotação


QUESTÃO 3
Ao longo do dia, temos a impressão de que o Sol se move no céu de Leste para Oeste. Esse movimento é apenas aparente, uma vez que o/a
(A) Sol gira ao redor da Terra diariamente, descrevendo uma trajetória que começa no Leste e termina no Oeste.
(B) Terra realiza a rotação de Leste para Oeste, e por isso o Sol parece se mover no sentido contrário.
(C) Terra realiza a rotação de Oeste para Leste, e por isso o Sol parece se mover de Leste para Oeste.
(D) inclinação do eixo da Terra em relação à sua órbita faz o Sol mudar de posição no céu ao longo do dia.
QUESTÃO 4
Em uma viagem internacional, uma pessoa sai do Brasil e chega à Ásia. Lá, descobre que já é “amanhã”. Essa diferença de fuso horário ocorre devido à
a) translação terrestre, que prolonga a duração do dia em alguns pontos do planeta.
b) inclinação do eixo da Terra, que é responsável pelas quatro estações do ano.
c) rotação da Terra, pois cada região recebe a luz do Sol em momentos diferentes.
d) variação da distância do planeta Terra em relação ao Sol, ao longo do ano.
QUESTÃO 5
Se a Terra levasse exatamente 24 horas para completar a rotação, o que mudaria em nosso calendário e na contagem do tempo?
QUESTÃO 6
O ano civil tem 365 dias. Porém, a translação da Terra dura aproximadamente 365 dias, 5h48min46s. Para corrigir essa diferença,
a) criou-se o horário de verão, este que reduz as horas anuais.
b) acrescentou-se um dia a cada quatro anos, formando o ano bissexto.
c) alteraram-se os meses de acordo com a posição da Lua no céu.
d) ajustaram-se os fusos horários em todos os países no mesmo período.
QUESTÃO 7
Imagine olhar para o céu à meia-noite e encontrar o Sol brilhando como se fosse meio-dia. Esse fenômeno, chamado Sol da meia-noite, ocorre em regiões próximas aos polos. Relacione esse acontecimento com a inclinação do eixo da Terra e o movimento de translação.
QUESTÃO 8
Se a rotação fosse uma dança, qual seria? E a translação? Escreva a sua comparação.
QUESTÃO 9
Desenhe duas situações do dia a dia (exemplo: fila no recreio, pessoas brincando de roda) que possam ser comparadas à rotação e à translação. Identifique cada uma.
QUESTÃO 10
Leia a seguir um trecho adaptado do texto “O lado Oculto da Lua”, do Espaço do Conhecimento, da UFMG:
O lado oculto da Lua
Quantas músicas e lendas já não ouvimos sobre o misterioso lado escuro da Lua? Quantas teorias? Quantas notícias? Mas, afinal, o que é o lado escuro da Lua? O lado escuro da Lua nada mais é do que o lado da Lua que nós não conseguimos avistar aqui da Terra. Sim, é exatamente isso: nós só enxergamos um lado da Lua, o outro está oculto – e, na verdade, nem sempre está escuro.
Fonte (adaptado): RIBEIRO, Aline. O Lado Oculto da Lua. Espaço do Conhecimento UFMG. Disponível em <https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/o-lado-oculto-da-lua>. Acesso em 19/09/2025.
Como é possível que só possamos observar, da Terra, uma face da Lua? Pense, reflita, discuta com seus colegas, pesquise e elabore sua(s) hipótese(s).
SAIBA MAIS
Você sabia que, nas regiões mais extremas da Terra, é possível ver o Sol durante a noite? Conheça o Sol da meia-noite, assistindo ao vídeo abaixo, da professora Mariana Araguaia.
Autoria | Prof.ª M.ª Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Objeto(s) de conhecimento | Sistema Sol, Terra e Lua – Movimentos dos corpos celestes: períodos do dia, fases da Lua, eclipses, estações do ano |
Habilidades | (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. |
Referências | ATLAS Geográfico Internacional. Fuso Horário. IBGE. Disponível em <https://atlasescolar.ibge.gov.br/mundo/2984-divisoes-politicas-e-regionais/fuso-horario.html>. Acesso em 22/09/2025. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. BRASIL. Introdução à Astronomia. Universidade federal do Ceará. Disponível em <https://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/SOLAR_/Curso_de_Graduacao_a_Distancia/LFIS/I_a_P/Introducao_a_Astronomia/aula_03/pdf/06.pdf>. Acesso em 23/09/2025. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III. Ensino Fundamental – Anos Finais. Disponível em https://tinyurl.com/3zzhn9x7. Acesso em 14/03/2025. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em https://tinyurl.com/3zzhn9x7. Acesso em 14/03/2025. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 89º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. KHAN Academy. Consequências da inclinação do eixo de rotação da Terra. Disponível em <https://pt.khanacademy.org/science/6-ano/terra-e-universo-6-ano/inclinacao-do-eixo-de-rotacao/a/consequencias-da-inclinacao-do-eixo-de-rotacao-da-terra>. Acesso em 23/09/2025. REBOITA, Michelle Simões; PIMENTA, Angelita de Paula; NATIVIDADE, Ulisses Antônio. Influência da inclinação do eixo de rotação da Terra na distribuição espacial e sazonal da temperatura do ar global. IGE/Unicamp. Disponível em <https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v11_2/PDF11-2/TD11_2-145-1%20.pdf>. Acesso em 23/09/2025. REDAÇÃO BBC News Mundo. O que é o ‘segundo bissexto’ e por que ele será eliminado a partir de 2035. BBC News. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-64043000>. Acesso em 22/09/2025. REDAÇÃO National Geographic Brasil. O que é o sol da meia-noite e em que lugares do planeta ele acontece? National Geographic. Disponível em <https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2025/01/o-que-e-o-sol-da-meia-noite-e-em-que-lugares-do-planeta-ele-acontece>. Acesso em 22/09/2025. RIBEIRO, Aline. O Lado Oculto da Lua. Espaço do Conhecimento UFMG. Disponível em <https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/o-lado-oculto-da-lua>. Acesso em 19/09/2025. |