Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.
As substâncias psicoativas atuam no nosso sistema nervoso, alterando nosso estado emocional, sensações e até mesmo o nível de consciência. Como costumam proporcionar prazer intenso, em busca dessa sensação de forma cada vez mais intensa e frequente, podem causar dependência a quem faz o uso. Conhecer os efeitos dessas substâncias no corpo, assim como suas consequências para a vida pessoal e social é extremamente importante para que, pela busca por sensações efêmeras, não caiamos em armadilhas.
Vamos refletir sobre esse tema?
QUESTÃO 1
Refletindo sobre o conceito de drogas, explique o sentido do uso da palavra “drogaria” ao fazermos referência ao estabelecimento que comercializa medicamentos.
QUESTÃO 2
Há drogas que são lícitas e existem aquelas ilícitas. Porém, ambas podem causar dependência sendo, portanto, potencialmente perigosas à nossa saúde e integridade.
A) Qual é a diferença entre drogas lícitas e ilícitas? Dê um exemplo para cada uma delas.
B) No que caracteriza a dependência física?
C) O que é a dependência química?
QUESTÃO 3
Em duplas, leiam e discutam sobre as informações disponíveis no folder elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Clique na imagem para abri-la.
A) No texto, são citados alguns exemplos de drogas. Classifique-as enquanto depressoras, estimulantes ou perturbadoras.
B) Aponte os efeitos e riscos diretos e indiretos relacionados à drogadição.
QUESTÃO 4
Leia a seguir algumas informações relacionadas a uma pesquisa sobre o uso de drogas na adolescência:
A) O texto aponta alguns possíveis fatores que levam o adolescente a fazer uso de substâncias psicoativas. Você concorda com cada um desses apontamentos? Explique o seu ponto de vista.
B) Na sua opinião, o que pode ser feito enquanto prevenção ao uso/abuso de substâncias psicoativas? Discutam em sala de aula, buscando um consenso para que possam, se possível, elaborar uma estratégia de sensibilização e conscientização na sua escola.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-6o-ano/
SAIBA MAIS
Você sabia que o uso de entorpecentes é mais comum entre jovens? E que o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas é em 26 de junho? No vídeo da professora Mariana Araguaia, são feitas outras pontuações sobre as drogas no contexto mundial e local. Assista e reflita!
Componente Curricular | Habilidade |
Ciências da Natureza | (EF06CI10-A) Identificar critérios históricos, econômicos e sociais determinantes na classificação das drogas, compreendendo e distinguindo a classificação em lícitas e ilícitas, relacionando seus efeitos à alteração da saúde nas dimensões física, psicológica, emocional e social. |
Referências | BRASIL. 26/6 – Dia Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf>. Acesso em set. 22. ______. Substâncias Psicoativas. UFPR Jandaia do Sul. Disponível em <https://jandaiadosul.ufpr.br/substancias-psicoativas/#:~:text=O%20que%20s%C3%A3o%20subst%C3%A2ncias%20psicoativas,coca%C3%ADna%2C%20crack%2C%20maconha).>. Acesso em set. 22. CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em fev. 2022. ESPÍRITO SANTO. Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. tribunal de Justiça contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo. Disponível em <http://www.tjes.jus.br/dia-internacional-contra-o-abuso-e-trafico-ilicito-de-drogas/>. Acesso em set. 22. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. JANSEN, Roberta. Cresce consumo de bebida e drogas por adolescentes; cai uso de preservativo. VivaBem Uol. Disponível em <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/agencia-estado/2022/07/13/cresce-consumo-de-bebida-e-drogas-por-adolescentes-cai-uso-de-preservativo.htm>. Acesso em set. 22. UNODC. Relatório Mundial sobre Drogas 2021 avalia que pandemia potencializou riscos de dependência. Escritório e Ligação e Parceria no Brasil. Disponível em <https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2021/06/relatorio-mundial-sobre-drogas-2021-do-unodc_-os-efeitos-da-pandemia-aumentam-os-riscos-das-drogas–enquanto-os-jovens-subestimam-os-perigos-da-maconha-aponta-relatorio.html#:~:text=De%20acordo%20com%20as%20%C3%BAltimas,associados%20ao%20uso%20de%20drogas>. Acesso em set. 22. UNODC. Relatório Mundial sobre Drogas 2020: consumo global de drogas aumenta, enquanto COVID-19 impacta mercados, aponta relatório. Escritório e Ligação e Parceria no Brasil. Disponível em <https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2020/06/relatrio-mundial-sobre-drogas-2020_-consumo-global-de-drogas-aumenta–enquanto-covid-19-impacta-mercado.html>. Acesso em set. 22. |