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CIÊNCIAS DA NATUREZA – Comparação de amostras de solo

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


IDENTIFICANDO OS DIFERENTES USOS DO SOLO

A comparação de solo é crucial para a agricultura, construção, ecologia e muitas outras áreas, pois ele varia em termos de textura, composição, pH e outras características que afetam seu uso e desempenho. Sua análise comparativa auxilia na determinação de qual tipo de solo é o mais adequado para diferentes propósitos.

A textura do solo é um elemento importante em sua avaliação, pois o mesmo pode ser categorizado como areia, silte ou argila, e sua proporção influencia a capacidade de retenção de água e nutrientes. Os solos arenosos possuem boa drenagem, mas retêm menos água, enquanto os argilosos têm maior retenção de água, mas com drenagem limitada.

A composição química também é fundamental. A presença de nutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio, impacta o crescimento das plantas. A acidez dos solos, medida pelo pH, é um fator crítico, pois afeta a disponibilidade de nutrientes. Os que são ácidos podem requerer calagem para neutralizar o pH.

A análise dos diversos tipos desses elementos também leva em consideração a matéria orgânica, sendo que os solos ricos nesse componente são mais férteis, retêm a umidade, promovem a atividade microbiana benéfica e auxilia na determinação do potencial de cultivo.

Outro aspecto relevante é a capacidade de suporte do terreno (solo), em projetos de construção. Os argilosos são mais suscetíveis a expansão e contração, o que pode afetar edifícios e estradas, e os rochosos podem ser difíceis de escavar.

Além disso, na ecologia, a comparação desses componentes é essencial para entender a distribuição de plantas e animais. Diferentes espécies têm adaptações específicas a determinados tipos de solos.


OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida no Canva (https://www.canva.com)

QUESTÃO 1

Releia o texto e responda: qual das seguintes características do solo é importante para a retenção de água e nutrientes? Assinale a alternativa correta.

a) Composição química

b) Textura

c) Matéria orgânica

d) Capacidade de suporte

QUESTÃO 2

Segundo a autora, qual fator do solo influencia a disponibilidade de nutrientes para as plantas? Assinale a alternativa correta.

a) Acidez do solo (pH)

b) Presença de matéria orgânica

c) Textura do solo d) Capacidade de suporte do solo

QUESTÃO 3

Leia atentamente as propostas abaixo. Após, escolha duas delas e faça o que é solicitado.

Comparação de Solo de Jardim e Pátio de Concreto:

Objetivo: Comparar o solo do jardim com o solo sob o pátio de concreto.

Procedimento: Escave uma pequena amostra de solo do jardim e outra do solo sob o pátio. Compare a cor, textura, umidade, cheiro e qualquer outra característica visível.

Comparação de Solo Floresta e Solo do Campo de Esportes:

Objetivo: Comparar o solo na área florestal da escola com o solo no campo de esportes.

Procedimento: Escave amostras de solo de ambas as áreas. Compare as características, como a presença de matéria orgânica, textura, cheiro e cor.

Comparação de Solo de Playground de Areia e Solo da Horta da Escola:

Objetivo: Comparar o solo no playground de areia com o solo na horta da escola.

Procedimento: Escave amostras de solo de ambas as áreas. Compare a textura, cor e a presença de detritos orgânicos.

Comparação de Solo no Pátio e na Calçada:

Objetivo: Comparar o solo no pátio e na calçada.

Procedimento: Coleta amostras de solo do pátio e da calçada. Compare a cor, textura e conteúdo de detritos, como folhas ou pedrinhas.

Comparação de Solo em Áreas com Sombra e Sol:

Objetivo: Comparar o solo em áreas sombreadas com o solo em áreas ensolaradas da escola.

Procedimento: Escave amostras de solo de áreas sombreadas e ensolaradas. Compare características como umidade, temperatura e presença de vegetação.

QUESTÃO 4

Após análise do item escolhido, conforme solicitado na questão anterior, anote suas observações no caderno, referentes às questões abaixo.

Comparação de Solo de Jardim e Pátio de Concreto:

Como a textura do solo no jardim se compara à textura do solo sob o pátio de concreto?

Qual amostra de solo retém mais umidade, o solo do jardim ou o do pátio?

Comparação de Solo Floresta e Solo do Campo de Esportes:

Quais são as diferenças na presença de matéria orgânica entre o solo da floresta e o solo do campo de esportes?

Como a cor do solo no campo de esportes se compara à cor do solo da floresta?

Comparação de Solo de Playground de Areia e Solo da Horta da Escola:

Qual amostra de solo é mais arenosa: o solo do playground de areia ou o da horta da escola?

Quais diferenças você notou na presença de detritos orgânicos entre as duas amostras de solo?

Comparação de Solo no Pátio e na Calçada:

Qual é a diferença na textura entre o solo do pátio e o da calçada?

Como a presença de detritos, como folhas ou pedrinhas, varia entre as duas amostras de solo?

Comparação de Solo em Áreas com Sombra e Sol:

Como a umidade do solo em áreas ensolaradas se compara à umidade do solo em áreas sombreadas? Você notou alguma diferença na presença de vegetação entre as áreas ensolaradas e sombreadas?


 Autoria:Profª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.  
Referências:COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012.  

NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir, p. 25.  

O QUE É O USO DO SOLO, PARTIDO VERDE, 2022. Disponível em: < https://pv.org.br/o-que-e-uso-do-solo/.>. Acesso em: 16, out. 2023.  

SOLO, Mundo Educação UOL, 2023. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-solo.htm>. Acesso em: 16, out. 2023.  

SOLO, Escola Kids, UOL, 2023. Disponível em: < https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-solo.htm#:~:text=O%20solo%20pode%20ser%20dividido,%2C%20argiloso%2C%20humoso%20e%20calc%C3%A1rio.> Acesso em: 16, out. 2023.  
Documento curricular:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)