You are currently viewing Ciências da Natureza – Hormônios sexuais, puberdade e adolescência

Ciências da Natureza – Hormônios sexuais, puberdade e adolescência

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.


Imagem 1. HOFFMEIER, Klaus. Estrutura Química da Testosterona. Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Testosterone.PNG. Acesso em 30/06/2023.

HORMÔNIOS SEXUAIS, PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA

A sexualidade humana é uma faceta complexa, multifacetada que engloba várias dimensões. Uma delas é a biológica, que se manifesta através da produção de hormônios, exercendo papéis importantes na regulação de diversas funções do corpo humano. A ação desses hormônios é fundamental na ocorrência de mudanças físicas, cognitivas e comportamentais típicas da adolescência. 

Os hormônios sexuais, como a testosterona nos homens e o estrógeno e progesterona nas mulheres, são responsáveis ​​pelo desenvolvimento das características sexuais primárias e secundárias, sendo que estas últimas se apresentam na puberdade, que geralmente se inicia por volta dos 13 anos de idade.

Nos garotos, a testosterona promove o engrossamento da voz, o crescimento dos órgãos sexuais, o surgimento de pêlos nas axilas e púbis, bigode e barba, além do aumento da massa muscular. Nas garotas, o estrogênio e a progesterona propiciam o desenvolvimento das mamas, o alargamento dos quadris, o surgimento de pêlos e a regulação do ciclo menstrual. É nessa fase que torna-se possível a reprodução.

A sexualidade humana é muito mais do que apenas a dimensão biológica. Ela é influenciada pela cultura, pelas normas sociais, pelos valores éticos e, especialmente, pelas experiências afetivas de cada indivíduo. Temos, por exemplo, a orientação afetiva e sexual, a identidade de gênero e a expressão de gênero como aspectos que abrangem a nossa sexualidade e, portanto, também a nossa individualidade.

É imprescindível que busquemos vivenciar a sexualidade de forma segura e saudável, tanto para nós quanto em relação a quem nos relacionamos – e não só afetivamente. A promoção do respeito ao consentimento ​​e a consideração das questões éticas são fundamentais para uma vivência positiva da sexualidade. Ela é parte essencial da experiência humana, sendo necessário promovermos a igualdade, o respeito e o bem-estar de todos.

Assim, mais do que compreender como são esses processos e fenômenos, é importante reconhecer a puberdade e adolescência como etapas da vida e, como tal, são momentos de autoconhecimento e reconhecimento de si enquanto sujeito de direitos e também de deveres.

QUESTÃO 1

É sabido que na vida humana, há diferentes estágios de desenvolvimento, cada um com suas características peculiares. A adolescência, por exemplo, é uma etapa na qual todos os adultos passaram, com mudanças físicas cuja manifestação pode ter se dado mais cedo ou mais tarde – afinal cada indivíduo é único! Leia a seguinte adaptação de notícia sobre o tema:

Casos de puberdade precoce aumentam na pandemia

A antecipação da puberdade, algo que vem sendo observado há algumas décadas, ganhou força durante a pandemia de covid-19 com o aumento de casos de amadurecimento precoce. Os casos mais que dobraram entre 2019 e 2020.

O início do amadurecimento sexual tem a ver com fatores genéticos e ambientais. A idade da puberdade dos pais, o desenvolvimento no período fetal e até fatores como obesidade influenciam esse momento. Nas meninas, os primeiros sinais são o surgimento do broto mamário —a bolinha embaixo da aréola— e um pequeno aumento do volume das mamas.

Em cerca de 15% delas a manifestação inicial é o aparecimento de pelos pubianos. Nos meninos, o primeiro indício é o aumento dos testículos, o que costuma ser seguido após cerca de 6 meses por crescimento do pênis e aparecimento de pelos pubianos.

Os cientistas ainda não sabem, porém, exatamente por que a pandemia teria acelerado ainda mais esse processo. Mas eles têm algumas pistas. Sabe-se que as crianças ganharam mais peso, ficaram mais sedentárias e mais expostas às telas. O uso de eletrônicos, além de estimular a inatividade física, também impacta o ciclo da melatonina, que também está associada à antecipação da puberdade.

Fonte: CUPANI, Gabriela. Casos de puberdade precoce aumentam na pandemia. VivaBem Uol. Disponível em <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/08/16/casos-de-puberdade-precoce-aumentam-na-pandemia.htm>. Acesso em 30/06/2023.

A) O texto aponta três hipóteses para o amadurecimento precoce das crianças. Analise cada uma delas e responda se/qual/quais relacionam-se ao que ocorreu com você no período de isolamento social imposto pela pandemia e como você se encontra hoje.

B) De acordo com a sua idade e as mudanças que certamente ocorreram com você nos últimos anos, responda se você pode ser considerado um adolescente, justificando a sua resposta.

QUESTÃO 2

Apesar do texto da questão 1 não citar a adolescência, ele retrata algumas mudanças e características típicas dessa fase da vida. Nesse sentido, é correto afirmar que nela

(A) começam as mudanças no corpo, como surgimento de pêlos nas axilas.

(B) as características sexuais primárias se manifestam em garotos e garotas.

(C) ocorre o amadurecimento reprodutivo, sendo possível gerar descendentes.

(D) todos indivíduos se tornam agressivos, depressivos ou “bipolares”.

QUESTÃO 3

As mudanças físicas, emocionais e comportamentais que ocorrem na adolescência têm uma íntima relação com a ação de hormônios e o processo de amadurecimento cerebral. O FSH atua na fabricação de espermatozoides e na maturação dos folículos ovarianos – que produzem estrógeno. Já o LH atua na produção de testosterona e na liberação do ovócito amadurecido – resultando na produção de mais estrogênio e também de progesterona. Assim, podemos afirmar que

(A) o FSH atua somente no corpo masculino e o LH no corpo feminino.

(B) os hormônios FSH e LH atuam nos corpos de garotos e garotas.

(C) o estrogênio e a progesterona relacionam-se ao corpo masculino.

(D) a testosterona atua unicamente no organismo das garotas.

QUESTÃO 4

Quando o ovócito amadurecido não é fecundado, em aproximadamente duas semanas, certamente, ocorrerá a menstruação. Sobre o ciclo menstrual, analise as frases a seguir:

I. O ciclo menstrual inicia no primeiro dia da menstruação.
II. Um ciclo menstrual se encerra após a menstruação.
III. A menstruação ocorre dias após a não-fecundação do ovócito.
IV. O período fértil da mulher ocorre durante a menstruação.

Podemos afirmar que as alternativas corretas são

(A) I, II e III.
(B) I, III e IV.
(C) II e IV.
(D) I e III.

QUESTÃO 5

A sexualidade é algo individual, relacionada a cada indivíduo. Suas dimensões são amplas, e que todos nós temos o dever de respeitar e o direito de sermos respeitados em tudo aquilo que somos. Sobre o tema, associe as colunas, relacionando algumas facetas que envolvem a sexualidade às suas definições.

(A) Expressão de gênero.

(B) Identidade de gênero.

(C) Orientação afetiva e sexual.

(D) Sexo biológico.
( ) A atração sentida pelos indivíduos. 

( ) Características biológicas do corpo da pessoa.

( ) A maneira com que a pessoa expressa seu gênero no modo de agir, interagir, vestir, etc.

( ) Como a pessoa se vê.

SAIBA MAIS

A forma com que nos relacionamos conosco e com as pessoas é uma das facetas da sexualidade humana. Você costuma ter responsabilidade com que se relaciona afetivamente? O vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, conceitua o que é responsabilidade afetiva. Vamos conhecer esse termo?

Canal Mariana Araguaia. “Responsabilidade afetiva”. Disponível em <https://youtu.be/dwy-U9JTuQc>. Acesso em ago. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente curricularCiências da Natureza
Habilidades(GO-EF08CI17) Compreender a produção de hormônios pelas glândulas endócrinas, sua ação controladora de variadas funções no corpo humano.
(EF08CI08-B) Identificar os tipos de hormônios sexuais, explicando suas principais ações no organismo humano.
(EF08CI08-A) Reconhecer as transformações que ocorrem no organismo, no decorrer da puberdade. 
(EF08CI08-E) Analisar e explicar as transformações que ocorrem no organismo, no decorrer da puberdade, relacionadas à sexualidade.
 (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em fev. 2022.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2> . Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.