You are currently viewing Ciências da Natureza – Como ocorrem os eclipses? E as fases da Lua?

Ciências da Natureza – Como ocorrem os eclipses? E as fases da Lua?

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.

Desde os tempos mais remotos, a espécie humana observa o céu, os astros. E, baseado no que vê ali, planeja seu dia a dia, rotas, rotina, enfim. O Universo nos fascina, mas também faz parte de nossas vidas – e não é misticamente falando, embora há pessoas que se guiem assim. Afinal, não é por acaso que o nosso ano tem 365 dias e o mês, 30.

Vamos refletir sobre esse tema?

QUESTÃO 1

Muitos povos se guiavam a partir da observação dos astros. Nosso calendário, inclusive, relaciona-se ao ciclo solar – já que a translação terrestre tem duração de um pouco mais de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Nesse sentido, responda: por que a semana tem 7 dias?

QUESTÃO 2

Observe o desenho esquemático a seguir. De acordo com as informações indicadas por ele, escreva com suas próprias palavras a relação entre o Sol, Terra e Lua em cada uma das três fases da Lua representadas: quarto minguante, lua cheia, quarto crescente e lua nova.

Fonte: CARNEVALLE. Araribá Mais Ciências. 8º ano. Página 199.

QUESTÃO 3

Você certamente já ouviu falar sobre a “Lua de sangue”, não é mesmo? Observe uma imagem que a retrata:

Como é possível que o nosso satélite natural se apresente dessa maneira, para quem a observa da Terra? Qual é o nome atribuído, pela ciência, a esse evento natural?

QUESTÃO 4

Observe os dois desenhos esquemáticos a seguir:

Fonte: CARNEVALLE. Araribá Mais Ciências. 8º ano. P. 202.
Fonte: CARNEVALLE. Araribá Mais Ciências. 8º ano. P. 202.
  • Explique o que ocorre na primeira imagem, nomeando o fenômeno retratado.

  • Explique o que ocorre na segunda imagem, nomeando o fenômeno retratado.

  • Ao observar um desses dois fenômenos, é importante que haja bastante cuidado com os olhos. Em qual deles? Por qual motivo? Como podemos proceder para que não tenhamos danos em relação a isso?

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-8o-ano/


SAIBA MAIS

Como sabemos, a Lua é o satélite natural da Terra. Há outras “luas” por aí? Há planetas sem satélites naturais? No vídeo da professora Mariana Araguaia, você saberá se os demais planetas do Sistemas Solar têm companhia!

Canal Mariana Araguaia. Satélites naturais. Disponível em https://youtu.be/tyK4-Qp8trc. Acesso em set. 2022.

Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em fev. 2022.
HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.